Esse Festival de Cinema foi criado em uma das cidades de maior destaque social e econômico da Serra Gaúcha, a cidade de Gramado, muito famosa também pelos tradicionais chocolates de produção artesanal, além, é claro, pelo evento de cinema e pela ainda pela conhecida Festa Natalina. Iniciado no ano de 1973, o Festival de Gramado deu visibilidade mundial a essa cidade interiorana, fazendo ela ser o desejo de consumo dos turistas que adoram o frio e um bom chocolate.
Todos os anos a cidade de Gramado recebe, em média, cento e cinqüenta mil turistas que chegam para cumprir a agenda de atividades do Festival e estar próximo de ícones do cinema brasileiro os quais passam a debater e celebrar os filmes feitos no Palácio dos Festivais, local sede desse festival de cinema. Desde o ano de 1992, visando maior difusão cultural, fora incluído, também, a exibição de filmes latino-americanos, justificando o nome completo do evento, que é Festival de Cinema Brasileiro e Latino. Durante a década de oitenta viveu o sei ápice, passando a ser visto como a mostra de cinema mais importante do Brasil.
Os responsáveis pela organização desse Festival costumam dividi-lo em três etapas de exibição de filmes de maneira competitiva. As divisões criadas são: filmes de curta-metragem brasileiros, filmes de longa-metragem brasileiros e películas de longa-metragem estrangeiras. Existe ainda um evento dentro do evento. É a Mostra Informativa, que conta com longas-metragens nacionais e internacionais, mas que não participam do circuito competitivo.
O Instituto Nacional de Cinema fez do Festival de Gramado um oficial no começo do ano de 1973, e a organização passou a ser de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Gramado, por meio da Associação de Cultura e Turismo de Gramado, conhecida pela sigla ACTG. O evento possui ainda o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, do Governo Federal e da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.
A proposta desse evento se deve a popularidade alcançada por outro evento cultural acontecido durante a Festa das Hortênsias, a qual se passou entre os anos de 1969 e de 1971. Profissionais da área de comunicação como atores e jornalistas e, também, os turistas e os habitantes locais da cidade de Gramado comemoram todos os anos esse evento, fato que promoveu tempos depois a institucionalização da Mostra de Cinema. A Prefeitura, juntamente com a Companhia Jornalística Caldas Júnior, a Funarte, Embrafilme, e ainda com o apoio das secretarias de Turismo e de Educação e Cultura do Estado Rio Grande do Sul possibilitaram que a idéia se tornasse paupável.
Além da promoção da cultura, o Festival de Gramado tem como objetivo apresentar as novidades da produção cinematográfica nacional e sul americana, estimulando a criação de novos filmes, debates tratados nos filmes e sobre o próprio modo de se fazer cinema, a promoção das mais novas filmagens e muitos outros acontecimentos oficiais e não oficiais.
Há muitas décadas o Festival é feito sem que haja nenhuma suspensão, tornando se um elemento oficial do calendário mundial de mostras cinematográficas. O primeiro Festival do Cinema Brasileiro de Gramado aconteceu de dez a catorze de janeiro do ano de 1973, o qual foi repetido por muitos anos durante os dias de verão até que passou para os dias de outono e desde os anos noventa é sempre acontecido durante alguma semana do mês de agosto.
A premiação desse Festival é o Kikito, o Deus da Alegria, que presenteia os filmes consagrados a cada ano pela crítica presente nos dias do evento. O Festival viveu uma longa fase de filmes marcados pelo sensualismo e pelas personagens belas e desnudas, conseguindo se consolidar no anos setenta, que foi um tempo política e economicamente regido pela ditadura. No tempo presente, o Festival de Gramado se define como um guia para o desenvolvimento da cinematografia brasileira e, numa medida menor, para o cinema sul americano também.
O primeiro filme a receber a premiação de o melhor filme do Festival foi o filme dirigido por Arnaldo Jabor, de nome Toda Nudez Será Castigada. Com a popularização do evento novas normas foram instituídas para classificar a qualidade dos filmes e poder se eleger qual fora o melhor de cada ano. Devido a grande aceitação dos filmes estrangeiros no evento, no final dos anos noventa os filmes nacionais passaram a competir separadamente em uma categoria.
Leia Logo Abaixo Quais Foram Os Filmes Vencedores Da Categoria Melhor Longa-metragem No Festival De Gramado:
1973 > Toda Nudez Será Castigada
1974 > Vai Trabalhar, Vagabundo
1975 > O Amuleto de Ogum
1976 > O Predileto
1977 > À Flor da Pele
1978 > Doramundo
1980 > Gaijin, Caminhos da Liberdade
1981 > Cabaret Mineiro
1982 > Pra Frente, Brasil
1983 > Sargento Getúlio
1984 > O Baiano Fantasma
1985 > A Marvada Carne
1986 > Tenório Cavalcanti
1987 > Anjos do Arrabalde
1988 > A Dama do Cine Shangai
1989 > Festa
1990 > Stelinha
1991 > Não Quero Falar Sobre Isso Agora
1992 > Tecnicas de Duelo
1993 > Um Lugar no Mundo
1994 > Morango e Chocolate
1995 > Amnésia
1996 > Quem Matou Pixote?
1997 > Os Matadores
1998 > Pizza, Birra, Faso
1999 > Os Amantes do Círculo Polar
2000 > Pantaleon y Las Visitadoras
2001 > Um Amor de Borges
Memórias Póstumas
2002 > La Perdición de Los Hombres
Durval Discos
2003 > Los Lunes al Sol
De Passagem
2004 > Whisky
Vida de Menina
2005 > Un Mundo Menos Peor
Gaijin ?
Ama me Como Sou
2006 > El Violin
Serras da Desordem
2007 > Deserto Feliz
Nacido y criado
2008 > Nome Próprio
Cochochi
2009 > Corumbiara
La teta asustada
2010 > Mi Vida Com Carlos
Não Se Pode Viver sem Amor
2011 > La lección de pintura
As hiper mulheres
2012 > Artigas, La Redota
Colegas
2013 > http://www.festivaldegramado.net/