Um dos maiores festivais de música do mundo, o Rock in Rio, chegou a sua sétima edição em 2017, sendo essa a quarta realizada no Brasil. Uma edição marcada pela estrutura de parque de games montada na Cidade do Rock e mudança da localização da mesma. Em 2017, com o objetivo de garantir mais mobilidade para os participantes, o festival foi transferido para o Parque Olímpico do Rio de Janeiro. O Rock in Rio 2017 foi realizado durante sete dias: 15, 16, 17, 21, 22, 23 e 24 de setembro.
Rock in Rio 2017 – Principais Atrações Internacionais
Lady Gaga
A atração mais esperada do festival de 2017, Lady Gaga, cancelou seu show bem próximo da data de início do evento. O motivo apresentado pela estrela foi estar sofrendo uma crise de Fibromialgia, uma doença que causa muita dor e exige repouso. Mesmo com um motivo plausível alguns fãs da ‘mother monster’ ficaram bastante chateados.
Maroon 5
A banda liderada por Adam Levine e vencedora de 3 Grammy Awards realizou dois shows no Rock in Rio 2017, um que já estava na programação oficial e outro para substituir Lady Gaga. No primeiro dia do festival a banda encerrou seu show ao som de “Garota de Ipanema”.
Justin Timberlake
Sob a alcunha de ‘Príncipe do pop’, Justin Timberlake, mostrou no palco mundo no dia 17 de setembro porque se consolidou entre os artistas mais sólidos da nova geração. Trilhando o caminho do sucesso desde muito cedo, Justin, passou pelo programa ‘Club do Mickey’ que revelou outras estrelas e também pela boyband N’Sync.
Aerosmith
Os fãs que puderam acompanhar a energia do Aerosmith, com 44 anos de estrada, no Rio de Janeiro tiveram bastante sorte. A banda que se apresentou no palco mundo no dia 21 de setembro cancelou shows que seriam realizados posteriormente na América Latina (Curitiba, Brasil / Santiago, Chile / Rosário, Argentina / Monterrey, México) devido a problemas de saúde de Steven Tyler.
Billy Idol
A primeira e única vez que Billy Idol tinha se apresentado no Brasil foi no Rock in Rio de 1991. Em 2017 o festival trouxe novamente o astro do punk rock para mais perto dos fãs brasileiros com sua passagem pelo palco mundo no dia 21 de setembro.
Bon Jovi
Uma das bandas que faz parte da trilha sonora de algumas gerações, são 34 anos de estrada, subiu ao palco mundo no dia 22 de setembro para lançar músicas novas e claro cantar os clássicos junto com um coro de milhares de vozes.
The Who
Na década de 1960 a banda The Who antecipou o que viria a ser o padrão dos grandes shows de rock dos anos 1980. O grupo que se diferenciou dos Beatles e Rolling Stones, bandas contemporâneas, por seu som sempre mais alto se apresentou pela primeira vez na América Latina no Rock in Rio 2017.
Guns N’ Roses
Até hoje a banda Guns N’ Roses é considerada como uma das melhores do rock mundial. Independente de seus integrantes remanescentes estarem ou não na melhor forma é sempre um presente para os fãs do clássico assistir performances de canções como ‘Sweet Child o’ Mine’ e ‘November Rain’.
Red Hot Chili Peppers
Uma das bandas mais pedidas pelo público fã do Rock in Rio, o Red Hot, mostrou que ainda está com a mesma energia do início da carreira. O grupo encerrou o festival no dia 24 de setembro subindo ao palco mundo.
Rock in Rio 2017 – Principais Atrações Nacionais
Ivete Sangalo
Mesmo o festival tendo o nome de ‘Rock in Rio’ se destaca pela diversidade de estilos e por isso a rainha do axé no palco principal do evento não pareceu destoante. Sempre carismática Ivete surpreendeu os fãs ao revelar que está grávida de gêmeos e levantou muita poeira na noite que deveria ser encerrada por Lady Gaga, mas que acabou ao som de ‘Garota de Ipanema’ com Maroon 5.
Skank
Uma das bandas mais sólidas do país, o Skank nunca mudou de formação, conta com uma lista sem fim de sucessos. Donos de hits de qualidade, os mineiros, já venderam 5 milhões de discos e 1 milhão de downloads pagos. O carisma do quarteto deixou a segunda noite de Rock in Rio ainda mais animada.
Frejat
Durante os seus 35 anos de carreira, Frejat, fez parte da história do Rock in Rio tendo se apresentado nas edições de 1985, 2011, 2013 e 2017. Na sétima edição do festival o cantor trouxe para o palco mundo o repertório do seu show ‘Frejat ao Vivo’ com vários sucessos da sua trajetória que fez o público cantar e dançar no terceiro dia do festival.
Scalene
O quarteto despontou como uma das melhores bandas de rock da atualidade ao ser receber o Grammy Latino de ‘Melhor álbum de rock brasileiro em língua portuguesa’ com o trabalho ‘Éter’. No palco mundo a banda apresentou o show da turnê nacional que terminou de apresentar o Scalene.
Jota Quest
Chegando perto de completar 25 anos de carreira, a banda Jota Quest, mostrou a que veio no show do dia 22 de setembro. O grupo já vendeu mais de 5 milhões de álbuns e em seu último CD contou com a participação de Nile Rodgers. Certamente o público cantou muito os grandes sucessos do quinteto.
Titãs
São mais de três décadas de sucesso da banda Titãs que talvez seja a mais profícua do cenário nacional do rock. Com toda sua trajetória de sucesso o grupo subiu ao palco mundo no dia 23 de setembro ao som de milhares de vozes que acompanharam os seus principais sucessos.
Capital Inicial
Outra banda que faz parte da história do Rock in Rio já tendo participado diversas vezes do evento. O show apresentado pela banda teve como base o seu trabalho mais recente ‘Acústico NYC’ em que o grupo se apresentou na casa Terminal 5 em Nova York. Um trabalho marcante porque repassa parte dos principais sucessos do quarteto.
Palco Sunset – Encontros Históricos
Uma das propostas do palco sunset do Rock in Rio 2017 era de ser um festival dentro do festival com encontros inusitados e até mesmo provocativos. Vale a pena relembrar alguns desses shows que deram muito o que falar nos trends topics.
Salve o Samba!
O festival se chama Rock in Rio e nada mais carioca que o samba, mesmo que ele seja visto como antagonista do rock por alguns. O show que homenageou o ritmo mais brasileiro de todos levou ao palco artistas como Roberta Sá, Mart’nália, Martinho da Vila, Alcione, Monarco além de Criollo que é um rapper com muita influência do samba.
Fernanda Abreu convida Focus Cia. de Dança e Dream Team do Passinho
Esse show trouxe algo novo para o palco sunset, geralmente é o encontro de dois ou mais cantores, nesse caso é o encontro de uma cantora com a dança. As canções de Fernanda Abreu receberam coreografias especiais além de jogos de luz e sombra que trazem uma nova dimensão para o som.
Nile Rodgers & Chic
Um reencontro histórico no palco sunset, Nile Rodgers integrou a banda Chic na década de 1980. O grupo e o guitarrista seguiram caminhos separados que vieram a se cruzar novamente no palco do Rock in Rio 2017. Para quem não está reconhecendo o nome de Rodgers deve saber que ele é o produtor responsável por sucessos como Get Lucky do Daft Punk (ele tocou guitarra nos últimos clips dos artistas) e trabalhos de Madonna e David Bowie.
Johnny Hooker convida Liniker e Almério
Um encontro que demonstrou a importância de se falar a respeito do direito de escolha das pessoas sobre quem elas querem ser e amar. Os três artistas tem muito forte em suas carreiras a questão do gênero e do uso de roupas e performances como objeto de debate. Além disso, a qualidade musical dos três artistas é indiscutível.
Alice Cooper com Arthur Brown
A união de Arthur Brown – o primeiro a usar pirotecnia em shows de rock – com Alice Cooper que lhe tem grande admiração gerou uma emoção especial para quem estava acompanhando essa apresentação do palco sunset no dia 21 de setembro.
Ney Matogrosso com Nação Zumbi
Tocando apenas canções do ‘Secos e Molhados’ esse encontro de gigantes levou fãs saudosistas a tempos jamais esquecidos da música brasileira. A poderosa voz de Ney Matogrosso ganhou outras cores com os tambores da banda Nação Zumbi. Esse foi um dos shows mais esperados pelos visitantes do Rock in Rio.
Cidade Negra canta Gilberto Gil e convida DigitalDubs & Maestro Spok
As canções belíssimas de Gilberto Gil ganharam outros contornos com o raggae de Cidade Negra, as batidas do DigitalDubs e os sopros do Maestro Spok.
Game XP – Games no Rock in Rio 2017
Um dos destaques do festival de 2017 não estava diretamente relacionado com a música, estamos falando sobre a estrutura da Game XP. O espaço de games além de telão contava com a realização de campeonatos e a possibilidade de ter experiências físicas de jogos clássicos. Algumas pessoas acabaram ‘perdendo’ os shows por terem ficado entretidas com essa estrutura realmente sensacional e grandiosa.
O telão impressionava com seus 75 metros de comprimento e 20 de altura oferecendo a projeção de 1,4 mil metros quadrados. Para se ter uma ideia para a Game XP foi reservada a área de duas arenas olímpicas contando com atividades como talk shows, disputas de celebridades, estandes das principais marcas do setor de games e arenas de e-Sports nas quais eram realizados campeonatos. Para não fugir do lado musical do festival vários hits de trilhas sonoras de games foram tocadas por banda e DJ’s ao vivo.
Os visitantes puderam acompanhar campeonatos de jogos de sucesso do momento como “Counter-Strike: Global Offensive”, “Clash Royale”, “Pro Evolution Soccer 2018”, “Injustice 2” e “Just Dance” (foi realizada no evento a última etapa antes da grande final). Por fim os fãs de Star Wars puderam aproveitar uma ação de marketing exclusiva para o festival de promoção de “Star Wars – Os Últimos Jedi”.