O São João, ou festas juninas, representa a data na qual acontecem eventos festivos que homenageiam não somente a este, como todos os outros santos do panteão católico. As celebrações acontecem em inúmeros países, porém, o movimento folclórico no Brasil é conhecido por ser maior entre todos os existentes no globo terrestre.
No Brasil é comemorada em 24 de junho. Acontece desde a ascensão do catolicismo na idade média. Por este motivo, as comemorações são importantes para cultura de países escandinavos e da Europa Ocidental.
São Pedro, São Paulo e Santo Antônio são outros três santos celebrados nas festas juninas. A cultura das fogueiras é popular tanto no Europa como nos países latino-americanos que promovem festas sobre o tema, na metade do ano.
Cultura De Massa
A antiga geração costuma dizer que as festas juninas de vizinhanças eram melhores que o cenário da atualidade no qual a festa costuma ser realizada em clubes, ao lado de inúmeros desconhecidos.
Naquela época, os vizinhos se vestiam a rigor e realizavam a festa na própria rua. Hoje em dia, qualquer iniciativa do gênero requer uma infinita burocratização, com documentos e alvarás dados por governantes.
O dia do São João representa data de origem europeia. As fogueiras simbolizam tradição pagã que celebrava o solstício do verão. Existe a lenda católica relacionada com este símbolo na qual Isabel tinha que acender a fogueira no topo de uma montanha para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista, o santo celebrado na data.
Bandeirinhas e balões também são costumes juninos trazidos pelos portugueses ainda na época da colonização. Até os dias de hoje a cidade do Porto promove campeonatos que trazem altas cifras em dinheiro aos vencedores. Evento que atrai especialistas de toda parte do continente europeu.
A cultura de pequenos municípios do interior de Portugal traz pequenos pedaços de papéis nos quais são anotados pedidos. Na antiguidade, para afirmar que a festa havia começado, eram levantados até sete balões.
São João e Explosão!
Todos os brasileiros alfabetizados sabem que soltar fogos pode prejudicar de forma considerável a natureza. Porém, a minoria está preocupada com a regra, deixando o céu colorido e o solo prejudicado com os vestígios da folia, que podem gerar incêndios com proporções de alta densidade.
A fogueira também é armada para que as quadrilhas dancem em volta e os convidados pulem de um lado ao outro. Porém, os gases vindos do fogo prejudicam a atmosfera, gerando maior nível no efeito estufa, danificando inclusive a camada de ozônio, principal escudo do Planeta Terra contra os raios solares cancerígenos.
Balões no céu podem trazer alto risco de incêndio. A prática é proibida na maioria dos países que soltam os mesmos durante a ocasião festiva.
Por Renato Duarte Plantier