Veja as características do maior festival de rock do mundo, mas com nova roupagem. O festival de música de Woodstock é o maior festival de música que o mundo já viu. Em plena época de revolução sexual, a cultura hippie e a luta pela igualdade, pelo amor, o festival representou a tentativa dos jovens de melhorar o mundo.
Daquela época, muita coisa boa chegou até os dias de hoje: as mulheres conquistaram cada vez mais liberdade, a barreira racial deixou de existir para várias pessoas e o rock se firmou de vez como um dos estilos musicais de maior importância no mundo.
Se antes a proposta do festival era a diversão, o amor, a liberdade, hoje em dia nenhum tema seria mais atual e pertinente a este festival do que a sustentabilidade ambiental. E é justamente este o desafio dos organizados do Novo Woodstock. Sim, você não leu errado – existe a idéia de fazer uma nova edição do festival, e aqui no Brasil. Um dos locais cotados para o festival é a fazenda Maeda, localizada no interior da cidade de São Paulo.
E a idéia é justamente fazer um festival mais ecológico, que mostre que é possível realizar festivais e eventos deste porte sem contribuir negativamente para o clima e meio ambiente no mundo.
Veja as principais preocupações ecológicas dos organizadores do evento:
– Ingressos
A idéia é utilizar e – ticket – o cliente compra o ingresso e recebe uma chave no celular. Esta chave é exibida na portaria do evento e libera a entrada. A outra alternativa não tão bacana, mas que também não é ruim é fabricar os ingressos em material reciclado e reciclável.
– Palco
O palco é onde se concentra o grande consumo energético dos festivais. Para conter o consumo os organizadores podem utilizar painéis solares – mas teriam que ser muitos, já que um dos maiores painéis solares possui capacidade de gerar energia para um show de 10 mil expectadores. Isto é menos da metade do público esperado pelo evento.
– Alimentação
A alimentação é um problema porque gera bastante lixo, portanto os organizadores devem tomar cuidado com o tipo de embalagem utilizada. O correto descarte dos restos também deve ser priorizado.
– Evitar a compra de CDs
Este tipo de evento desencoraja a compra do CD da banda sempre que possível. No entanto isso não é um incentivo a pirataria, já que a alternativa proposta é comprar as músicas on-line.
– Transporte
O ideal é promover a utilização do transporte coletivo, ou então a organização de “caravanas” de pessoas para ocupar o carro e reduzir a emissão de gases poluentes.
– Geração de energia
Deve ser utilizada energia limpa, como eólica ou solar.
Existem consultorias especializadas em ajudar organizadores de eventos a criar festas mais ecológicas, tornando os eventos menos maléficos para o planeta.
Andressa Silva.