O que é a Festa Farroupilha?
A Festa Farroupilha é uma festa comemorada pelos gaúchos, é uma festa típica do Rio Grande do sul que tem como compromisso elevar as tradições. Essa festa é para s gaúchos como o carnaval no Rio de Janeiro, tamanha a sua importância. São costumes e tradições que vem passando de geração em geração, podemos encontrar nas letras de musicas tradicionalistas toda a historia desse povo que é um orgulho para o Brasil.
As roupas
O povo gaúcho tem como tradição usar a bombacha, botas camisa, lenço no pescoço e chapéu para a lida no campo, se estiver no inverno ele também pode contar com o poncho, depois de devidamente pilchado o gaúcho monta em seu cavalo e vai correr os campos atrás dos animais que cria. Já a mulher como é chamada de prenda veste um vestido de seda longo e botas tudo com muita graça e beleza. Dessa forma se caracteriza através das vestes a sua tradição, é um povo que gosta de se vestir bem.
Como é a comemoração?
Essa comemoração começa com a chegada do fogo simbólico que acende a chama crioula da tradição e dessa forma vai se espalhando por todo o estado e acendendo cada chama de cada CTG. E nestes CTGs é onde os bailes são realizados, mas só podem freqüentar devidamente pilchados ou seja com a roupa tradicionalista gaúcha. A festa se estende por sete dias, ou seja uma semana onde os GTGs são freqüentados dia e noite para manter acesa a chama da tradição, as rodas de chimarrão entre amigos as cantorias o carreteiro de charque serve para reunir as pessoas e entre elas tem também muita mulher bonita, que com sua beleza arrebata o coração dos gaúchos.
Qual é o dia máximo da comemoração?
O dia máximo da comemoração é o dia 20 de setembro com parada cívica, onde os cavaleiros desfilam sobre os seus cavalos com suas prendas e cada um com seu piquete enaltecendo suas tradições e o valor da lida no campo. As crianças já são instruídas dês de pequenas sobre o valor do tradicionalismo e a sua importância, para mais tarde quando forem adultos continuar com as tradições. Pois é a historia de um povo que o torna vivo na memória das pessoas. Um povo sem historia é um povo morto, um povo esquecido.
Concluindo
Cada país, estado ou cidade tem as suas tradições que jamais devem ser esquecidas. Assim como o Rio Grande do Sul cultiva suas raízes aquecendo a tradição, faz com que o amor a sua pátria seja cada vez maior e faz de todo ser humano uma pessoa melhor e com orgulho no peito de ser um cidadão Brasileiro.