Bienal do Livro é um grande evento cultural que acontece em quase todos os estados brasileiros, com destaque especial para a Bienal do Livro de São Paulo e a Bienal do Livro do Rio de Janeiro. As bienais acontecem de dois em dois anos, onde em um grande espaço se reúnem as maiores e mais importantes editoras brasileiras e também estrangeiras que apresentam seus lançamentos e os novos títulos. Dentro das Bienais acontecem diversas atividades paralelas, com encontros, palestras, seminários, saraus de poesia que apresentar versos de amor e amizade, e a presença de autores para autografar seus livros ao público. Vamos falar um pouco das mais concorridas bienais do Brasil.
Bienal do Livro de São Paulo
A Bienal do Livro de São Paulo é um evento cultural internacional, que reúne editoras nacionais e estrangeiras apresentando seus lançamentos e títulos. A primeira bienal de São Paulo aconteceu no ano de 1970 em Ibirapuera, resultado de um projeto que teve início em 1951, trazendo para o solo brasileiro a tradição de paises europeus como Alemanha, França e Itália de realizarem feiras do livro reunindo autores, editores e o publico que gosta de literatura. Os primeiros eventos ocorreram como feiras populares do livro realizadas na Praça da República e posteriormente no Viaduto do Chá, um ponto central de intenso fluxo de pedestres no centro de São Paulo. O sucesso dessas feiras fizeram o evento ir ganhando corpo até se transformar em 1970 na primeira Bienal Internacional do Livro. O evento é um dos maiores eventos culturais do país e para melhor receber os visitantes desde 2006 a Bienal acontece na Casa Verde no Parque Anhembi. No ano de 2008 aconteceu a 20º edição da Bienal de São Paulo que levou cerca de um milhão de visitantes ao Parque, mantendo a tradição e o sucesso do evento. Diversas escolas fazem excursões para comparecer a esse evento.
Bienal do Rio de Janeiro
No período de 10 a 20 de setembro próximo estará acontecendo na cidade do rio de janeiro a 14ª edição da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. O evento que acontece a cada dois anos tem datas intercaladas entre Rio e São Paulo, ou seja, em um ano acontece no Rio, no outro em São Paulo, permitindo que os autores e editores possam prestigiar e participar igualmente dos dois maiores eventos culturas do país, sempre apresentando novidades para o público, que a cada ano é maior. Na 14ª edição da Bienal do Rio de janeiro a programação apresenta já algumas novidades que agradam e atraem o público, uma delas são diversas áreas projetadas tendo publico alvo específicos, como é o caso de espaços para o publico infanto-juvenil, visando a educação das crianças, e espaço destinados especialmente as mulheres.
Além desses haverá uma área de exposição e também o espaço chamado “Livro em Cena” onde celebridades estarão lendo trechos de livros apresentados na Bienal. As inovações devem atrair um público ainda maior do que a última edição, onde foram registrados cerca de 600 mil visitantes, e conferem maior qualidade ao evento, que não foi abalado com a crise mundial econômica. Os Estados Unidos será homenageado na Bienal e foram confirmadas as presenças de alguns importantes escritores americanos para o evento. A comissão organizadora da Bienal está trabalhando para oferecer ao público um evento com programação de qualidade, com variedade, segurança e conforto, se consolidando como um dos mais importantes eventos cariocas.
A Leitura
Atualmente vivemos em um mundo totalmente concorrido em vários aspectos e é preciso estar antenado com tudo o que acontece, com as notícias e os fatos mais importantes para que possa haver interação com outras pessoas e a partir daí desenvolver o senso crítico e a formação de opiniões. E o veículo mais importante para que isso seja possível, além dos telejornais, é a leitura. Através da leitura o mundo se abre para o leitor, é possível descobrir novas fronteiras, novas opiniões, descobertas, curiosidades, além de enriquecimento do vocabulário e aprendizado de palavras e construção de frases.
A leitura é imprescindível atualmente para uma boa ocupação no mercado de trabalho, que procura profissionais que estejam preocupados com a situação pela qual o mundo passa e dessa forma tenha opinião formada e senso crítico para analisar as várias vertentes. As escolas e várias organizações se empenham o máximo para que a leitura faça parte do cotidiano das crianças e dos adultos, promovendo palestras, feiras de livros, levando escritores consagrados, para que a leitura possa ser vista como algo indispensável na nossa vida.
As Feiras de Livro
Em todo o Brasil são realizadas feiras do livro na qual o incentivo a leitura é o principal objetivo. As feiras expõem os títulos de maior sucesso, de forma que os visitantes possam se interessar e dessa forma possam entender a importância da leitura para uma vida em sociedade. Grande parte dos estados brasileiros realiza anualmente feiras para divulgação e conseqüente interesse da população, mostrando a verdadeira importância da leitura em nossas vidas. Alguns estados como incentivo aos escritores conterrâneos, expõe as produções dos escritores locais, prestigiando o ofício e contemplando os artistas do estado. São feitas apresentações destinadas ao público infantil, juvenil e adulto e sessões de autógrafo. No nosso país o incentivo a leitura é muito grande e dessa forma existem muitos parceiros e empresas engajadas nas causas. Exemplo disso é a famosa Bienal Internacional do Livro do Estado de São Paulo, que recebe ilustres presenças todo ano e recebe o apoio de várias instituições.
Bienal Internacional do Livro
A Bienal Internacional do Livro de São Paulo já está na sua 21ª Edição e foi realizada no mês de agosto no estado de São Paulo e atraiu um grande público. Com uma programação rica e vasta, a Bienal contou com vários espaços destinados aos mais diversos públicos, trazendo informação, interatividade e é claro muita leitura. Cada espaço era responsável por uma atividade que estava relacionada a leitura, o que mostra que a leitura é divertida e traz muita informação. Além disso, a Bienal conta todos os anos com vários patrocinadores e apoiadores, que acreditam em um mundo melhor e com oportunidades para todos e fazem da leitura um caminho para que isso se concretize.