O Que Fazer Ou o Que Não Fazer Para Montar uma Empresa

Você que anda ansioso para montar o seu negócio, deve ter encontrado dezenas e até mesmo centenas de sites que ensinam como montá-lo, como abrir uma empresa de sucesso, como ter sucesso.

Apesar de ser um apanhado de ideias (algumas até muito boas), acreditamos que este tipo de iniciativa passa o carro à frente dos bois, pois antes de se decidir sobre o que irá se fazer, é necessário primeiro estar preparado para abrir uma empresa, saber se o negócio é viável ou não e se você tem ou não condições de montar esse negócio.

Confira Dicas

Confira Dicas

Para isso, nosso artigo de hoje vai passar pelos diversos aspectos da criação de uma empresa, mostrar a você se este negócio é viável ou não, ensinar a você como identificar os nichos corretos de mercado, enfim, indicar ao aspirante a empresário todo o pré caminho a fazer para que não se gaste tempo e dinheiro na execução de um negócio que não vingará.

O Que Você Não Deve Fazer:

Bem, se prevenir é melhor que remediar, vamos falar do que você NÃO deve fazer quando for montar o seu negócio, e assim evitar um monte de dores de cabeça, desperdício de tempo e de energia na resolução de tarefas e é claro, a decepção de não conseguir alcançar o seu tão sonhado objetivo.

Talvez o maior erro das pessoas ao desejar montar uma empresa seja o erro de avaliação. A avaliação da montagem de uma determinada empresa passa basicamente por três questões que devem ser feitas pelo aspirante a empresário, que são:

  1. “Eu tenho dinheiro suficiente para comprar todas as mercadorias ou equipamentos necessários para atender bem minha clientela?”
  2. “Há clientela suficiente onde estou montando esse negócio para fazer com que ele realmente se sustente e dê lucro?”
  3. “Eu sei o que é necessário Ter em mãos para que minha empresa preste um serviço de qualidade?”.

Caso qualquer uma destas perguntas não seja respondida com total e absoluta certeza que sim, pode procurar outra área, pois as chances de que esse negócio naufrague em breve são muitas, ou você precisará trabalhar com muito mais afinco do que normalmente para conseguir fazer seu negócio funcionar.

O que infelizmente acontece é que as pessoas se iludem com uma falsa imagem de que abrir uma empresa é apenas comprar o que é necessário e que os compromissos acabaram, pois você mesmo é o seu patrão, quando é exatamente o contrário!

Você quando decide abrir a sua empresa, arca com todas as responsabilidade que antes eram do seu patrão, ou seja, se o dinheiro que entra é seu, as obrigações de cuidar dele e da saúde de seu negócio também são. É isso que muita gente não percebe, e depois de três meses acaba sem dinheiro para continuar, com dívidas e compromissos que a “empresa” deixou e a pessoa completamente desiludida e fracassada.

O Que Fazer Para Ter Sucesso?

Então, você já sabia das vantagens de trabalhar para si próprio, mas somente agora se deu conta de todas as responsabilidades que a montagem e manutenção de uma empresa em patamares sadios envolve, está pronto para dar o próximo passo e seguir adiante com o mais valioso conhecimento? Sim, agora você vai aprender a caminhar na escada do sucesso com o seu negócio, e para isso, você precisa se perguntar o seguinte:

Saiba Mais

Saiba Mais

Qual a Viabilidade do Seu Negócio?

É necessário que você tenha ideia de qual o nível de procura que a mercadoria que você pretende comercializar tem no mercado, qual faixa sazonal da recompra pelos clientes e a quantidade de abrangência que você poderá conseguir com esse produto.

Qual a Fatia do Mercado Que Você Pode Conquistar?

Você precisa ter ideia da quantidade de mercado que você pode abocanhar, e isso pode ser feito através da análise da quantidade de concorrência que você tem dentro do nicho que você pretende escolher. Uma boa dica é identificar um nicho em que pequenas e médias empresas estejam concorrendo, pois uma concorrência de uma multinacional é furada.

O Fator Preço É Primordial. Você Tem Preço?

Nos dias de hoje, um dos fatores mais importantes na concorrência é o preço. De nada adianta ter um produto sensacional se o seu preço é absurdamente fora da realidade. É claro que você deve encontrar um parâmetro, pois você não pode registrar prejuízo, mas precisa dar circulação ao negócio, vendendo seus produtos. A dica que vale aqui é comprar com o melhor preço possível.

Quanto Irá Gastar Com a Montagem da Empresa?

Se você quer alcançar o sucesso, você precisa fazer tudo direitinho, sem falhas, para conquistar o seu público com qualidade. Para isso, é necessário que você avalia cada parafuso que seja necessário ser comprado para a montagem de seu negócio.

Novamente, aí entra a boa compra, que garante economia ao novo empresário. Se você não tem o dinheiro suficiente ou se precisa recorrer a empréstimo, verifique se isso não comprometerá muito as despesas futuras, se positivo, desista imediatamente.

O Retorno Sobre o Investimento

Agora que você sabe exatamente quanto você irá gastar para montar seu negócio, é hora de analisar quanto tempo a empresa te retornará o capital que foi investido, para que comece a dar o lucro que você deseja e para que sejam feitos novos investimentos para a melhoria da qualidade de seus próprios serviços ou a ampliação dos serviços já oferecidos.

A Linha de Tempo dos Custos

É importante também que o futuro empresário tenha noção de quando a sua empresa conseguirá caminhar sozinha, ou seja, pagando as suas próprias contas. Esse tempo de carência pode chegar até mais de um ano, dependendo da quantidade de investimento necessário e da circulação das mercadorias feita pela nova empresa.

O importante é que o aspirante a empresário tenha renda o suficiente para segurar o rojão enquanto o seu negócio está em fase de afirmação. Se ele tiver plena certeza sobre isso, grande prte do caminho para o sucesso estará caminhado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.