Receitas Caseiras para Dores de Ouvido

O Que Causa a Dores de Ouvido

“Otalgia”. Você já ouviu essa palavra? Pode ser que não com esse nome, mais garanto que quase toda pessoas já sofreu alguma vez por causa de dor de ouvido. Mentira quem acha que dores de ouvido são ocorrências simples, sem complexidade, pois ela pode ter várias causas e diferentes sintomas. A dor de ouvido pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos que pela sua evolução patógena causam signos e sintomas, dentro dos quais temos este tipo de afeição que provocam uma das dores as vezes muito forte. Para algumas pessoas as dores de ouvidos são umas das piores dores que podem existir, incapacitando a prática de uma vida normal.

Otite, também conhecida com uma dor de ouvido, é uma inflamação em algumas das partes do aparelho auditivo, podendo ser externa, média ou interna. Consequentemente, sua aparição está relacionada com outros tipos de problema, como infecções do respiratório, genética, mudanças climáticas, predisposição, entre outros fatores.

Dores de Ouvido

Dores de Ouvido

Quando a dor de ouvido  chega ela tira qualquer pessoa do sério, não é mesmo? Ela pode ser causada por uma simples inflamação, mas deve-se tratar logo, afinal, além dela, o quadro pode se complicar. Dor de ouvido é um grande incomodo que começa geralmente a causas de uma infecção no ouvido, de acumulação de cerume. “Após a exposição a um barulho forte, por uma mudança de pressão, uma lesão, elementos químicos ou dor reflexo causada por inflamação da faringe ou laringe”.

Para pessoas que tem e sofrem com frequentemente com dores de ouvido, saiba que essas dores podem resultar de inflamações leves. As lesões no aparelho auditivo podem ocorrer como consequência simplesmente do fato de você espirrar o nariz violentamente ou de assoar fortemente, até mesmo devido uma inflamação das amigdalas.” Após banhos de piscina ou de praia, os ouvidos devem ser bem secos com uma toalha macia para evitar que o eventual acúmulo de água propicie o surgimento de fungos ou bactérias”. Existem remédios caseiros para a dor de ouvido que podem te ajudar muito.

Truque Para Aliviar Dores de Ouvido

Para eliminar esta dor existe uma série de remédios caseiros para a dor de ouvido  que podem ajudar a controla e eliminar este sintoma, e é justamente sobre estes remédios que falaremos a seguir:

  • Facilmente quando temo dores de ouvidos forte precisamos agir depressa e esquecemos essa simples ajuda. O vapor daquela cebola que você cozinha no seu dia melhora a circulação, aumenta a defesa e mata os germes. Picamos uma ou duas cebolas, esquentamos um pouco de água e colocamos dentro de uma meia de algodão. Deixando sobre o ouvido que está doendo num período de duas a três horas. “Logo as dores diminuem e a infecção melhora. Caso necessário, precisamos repetir compressa. Desta forma é possível evitar muitos antibióticos”. Compressas de cebolas deveriam ser aplicadas o mais cedo possível, quando começa a dor de ouvido. Quando a inflamação já está muito avançada o edema pronunciado exige outras medidas.
  • Pegue algumas folhas manjerona, arruda ou tanchagem e esprema até sair um sumo verde. É importante destacar que apenas uma dessas ervas deve ser utilizada. Pegue um pedaço de algodão com o sumo extraído da planta e aplique na entrada do ouvido afetado, deixe o algodão sobre o ouvido durante algumas horas. Faça isso enquanto as dores durarem.
Saiba Mais

Saiba Mais

  • Pegue um pano ou uma toalha molhada com água fria e coloque-o sobre o ouvido aproximadamente de 5 a 10 minutos, o não teve estar bastante úmido para evitar que entre água nos ouvidos.
  • Outro truque para a dor de ouvido  é o alho, e para usá-lo você terá que retirar seu suco e aplicar uma ou duas gotas no ouvido afetado. Outro jeito é moer um ou dois dentes de alho, misturá-los com sal e colocá-los dentro de um pano, depois passe esse pano sobre o ouvido afetado.
  • “Uso externo: 80 ml de óleo de linhaça ou de oliva; 20 gr de própolis em pó . Ferver por duas horas em banho maria. Deixar em repouso 2 dias e filtrar. Pingar uma gota no ouvido”.
  • Existe outra maneira, pegue um pouco de óleo d cozinha e coloque colher de sopa, pega pequenos pedaços de alhos e coloca no óleo e depois esquenta esse óleo na colher de sopa mesmo. Deixe o óleo morno e tire os pedações do alho e ponha apenas o óleo dentro do ouvido, depois tampe com algodão, depois de ter feito isso é só esperar a dor passa.
  • Pingar álcool: álcool não trata problemas de ouvido, mas pode atuar como um preventivo contra otites externas, causadas pela entrada de água. Quem vai a uma piscina, por exemplo, pode pingar quatro ou cinco gotas de álcool acima de 80% (encontrado em farmácias) – não pode ser o mesmo álcool usado na limpeza. Ele ajudará a evitar que a água entre no ouvido. O produto não tem nenhuma ação, porém, contra um outro tipo de otite, que ocorre na ouvido médio: não pingue álcool se ouvido estiver ferido.
  • Tome chá de erva-de-santa-maria, macela, camomila.
  • “Acontece-lhe frequentemente ficar com dores de ouvido depois de nadar, devido a uma infecção do canal auricular, provocada pela entrada de água”? Aplique trinta gotas de vinagre branco a um pouco de água fervente, deixe a agua morna .Utiliza apenas duas gotas da solução em casa ouvido depois de nadar.
  • Uma fralda aquecida num ferro de passar roupa age como anti-inflamatório e pode aliviar um pouco a dor talvez seja o mesmo princípio da receita acima. “Nunca coloque azeite morno, álcool ou leite materno para tratar dor de ouvido. Pode favorecer o acúmulo de secreções e ficar pior”.
  • Faça cataplasmas quentes com flores de abobreira na até externa do ouvido por 20 minutos. Isso pode diminuir um pouco a dor causada pela inflamação do ouvido.
  • Por último, aplique uma ou duas gotinhas de água oxigenada no ouvido afetado, e com isso sua dor sumirá. Tenha cuidado com o volumem da água oxigenada, que seja de 10 volumes.

Observação: “Nunca deixe de procurar um médico, pois você pode estar com alguma  infecção ou outra coisa qualquer que necessitará de medicação e tratamento”.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.