A Empresa Automotiva General Motors (GM), atuante no Brasil há 86 anos foi fundada no ano de 1908 por William Billy Durant, com sede em Detroit. O sueco Louis Chevrolet decide unir-se à Durant e funda e empresa Chevrolet Motor Car Company, em 1911. Louis Chevrolet, impulsionado por sua paixão aos carros, desenhava novos modelos e se empenhava em fabricar automóveis com preço acessível e boa qualidade de engenharia, objetivo da empresa até os dias atuais. Seu trabalho tornou a empresa reconhecida mundialmente.
No Brasil, a GM é fundada em 1925, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, com o objetivo de montar veículos trazidos dos Estados Unidos. Somente em 1930 a GM inaugura a primeira fábrica no país, localizada também no Estado de São Paulo, em São Caetano do Sul. A segunda fábrica brasileira da GM foi inaugurada em 1959, no interior de São Paulo, município de São José dos Campos. No ano de 2000 o estado do Rio Grande do Sul é beneficiado com a inauguração do Complexo Industrial de Gravataí. Tal evolução ocorreu a passos largos e hoje os veículos são produzidos em 34 países.
A fábrica traz ao país uma nova opção de bens de consumo duráveis genuinamente brasileiros e se desenvolve a todo vapor: em 1951 expande sua variedade de produtos fabricados no Brasil e passa a produzir geladeiras. A produtividade brasileira ganha nova variação a partir da produção de caminhões e picapes, em 1958. Dez anos depois a empresa passa a produzir o veículo “Opala”, primeiro carro de passeio da marca. Outro famoso veículo da família Chevrolet/GM, que faz admiradores até hoje, o “Chevette” passou a ser produzido no Brasil em 1973. Quase dez anos depois, outra famosa novidade torna-se desejo dos brasileiros, o “Monza”, lançado em 1982. O número de lançamentos seguiu incessante até posicionar a empresa como uma das principais referências na criação de novos designes de veículos.
Atualmente a GM conta com 202 mil empregados distribuídos em 140 países, nas diversas unidades da empresa. Cerca de 20 mil estão divididos dentre as diversas instalações da empresa no país.
No Brasil, a empresa comercializa 19 modelos com a marca Chevrolet. A atualização de seus modelos e a inovação tecnológica empreendida na produção dos veículos confere à empresa boa aceitação por parte dos consumidores. O sucesso motiva a empresa a aquecer ainda mais seus negócios no Brasil, motivo pelo qual prevê um investimento de 5 bilhões no mercado brasileiro, verba a ser destinada para renovação da frota. O Brasil é um dos cinco centros mundiais que subsidia a criação e desenvolvimento de novos veículos. O sucesso da empresa contribui para alavancar a economia do país, além de propiciar a geração de empregos, fator imprescindível para desenvolvimento do país.