Atualmente é muito grande a oferta de empréstimos pessoais, que estão acessíveis a quase toda a população que possua alguma fonte de renda que possa ser comprovada. A possibilidade de conseguir dinheiro fácil é muito tentadora, pois todos nós temos sonhos de consumo para serem realizados ou dividas para serem quitadas. Os empréstimos pessoais são oferecidos em diversas modalidades, empréstimos com cheque, empréstimo consignado, empréstimo para casa própria, empréstimo online, e inúmeras outras modalidades, que variam de acordo com as instituições financeiras. No meio de tantas ofertas atraentes é necessária muita cautela, pois mesmo nas mais tentadoras ofertas há juros a serem pagos nos empréstimos e estes podem passar desapercebidos. É necessário estar atento e avaliar com calma as taxas e juros do empréstimo pessoa física para não colocar seu dinheiro literalmente, no lixo das grandes cidades.
Cálculo dos juros
Através do crédito pessoal um indivíduo recebe uma certa quantia de dinheiro a qual deverá devolver. A devolução é feita em uma única parcela ou em diversas, que podem ser mensais, bimestrais ou semestrais, com ou sem carência, dependendo do tipo de empréstimos, mas sempre com juros acrescidos, que é o preço que o banco cobra para emprestar o seu dinheiro em casa para o cliente. Os juros são calculados sobre o valor emprestado, e variam de acordo com vários fatores como prazo para pagamento, valor emprestado e o risco do negócio, além de outros fatores. Assim o empréstimo tem um preço que corresponde ao valor pago por conta dos juros. No entanto é preciso estar atento a outras formas de cobranças, muitos bancos oferecem juros mais baixos que o dos concorrentes, no entanto a forma de calcularem os juros – capitalizado, e os longos prazos, o cliente acaba pagando um alto valor em juros.
Venda casada
A venda casada é muito comum quando os clientes procuram um banco em busca de um simulador de empréstimo. Se trata da vinculação de outros negócios ou serviços ao empréstimo, como seguros, planos de aplicações e outras opções. A isso se chama venda casada, e ela é proibida pelo Banco Central, o banco pode oferecer ao cliente esses serviços e produtos, mas não pode vincular obrigatoriamente ao empréstimo do Banco do Brasil e outros bancos, e muitas vezes os bancos usam esse método que passa de forma despercebida pelos clientes menos atentos, o que acaba aumentando o preço final do empréstimo.
Notícias
As notícias econômicas recentes dão conta de que alguns dos principais bancos do país diminuíram suas taxas de juros para os empréstimos segundo pesquisa feita pelo Procon de São Paulo, são eles Unibanco, Safra, Nossa Caixa, HSBC, Bradesco, Stander, Banco Real, Itaú, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Segundo a pesquisa eles reduziram as taxas de juros para os empréstimos pessoais e também para o cheque especial.