História da Nike: Gigante do Esporte

Se vestir bem é quase uma coisa sagrada para muitas pessoas. Ter bom gosto em escolher roupas e sapatos para compor um visual também agrada a maioria dessas pessoas, que, ao sair para uma festa ou até mesmo para ir ao dentista investem em roupas que sejam bonitas e que fazem as pessoas se sentirem bem.

E a Nike é uma das empresas mais conhecidas nesse seguimento. Não é difícil encontrarmos por aí alguém que tenha algo que seja da companhia: sapatos, roupas, bonés, enfim. Os sapatos são o ponto forte, já que conta com modelos bonitos e confortáveis (Mas nem sempre contam com preços camaradas).

Mas, como a empresa surgiu, cresceu e se tornou consagrada a ponto de virar uma marca de referência na área de vestuário? É isso que o nosso artigo de hoje visa esclarecer. Aqui, você vai conhecer um pouco da história da Nike, o início da empresa, até chegar ao ramo das empresas de vestimentas mais conceituadas de todo o mundo. Vamos lá?

A História da Nike

A história da Nike começa com Phill Knight, um atleta aposentado que era especializado em atletismo. Cursando administração, Phill idealizou a importação de calçados que fossem de procedência japonesa, tendo como grande atrativo a mão de obra que era muito barata. O desejo de Knight era de competir com a Adidas, outra gigante no setor de vestuário originária da Alemanha.

Foi no ano de 1962, que Phill, em negociação com a fabricante Tiger, para comercializar os pares de seus tênis para, como já é conhecido, frear o crescimento de empresas alemãs (No caso, a Adidas). E, logo depois, em 1963, uma remessa contendo 200 pares foi mandada para Phill, que as comportou em sua loja, a Blue Ribon Sports.

Segundo fontes, Phill Knight e Bill Bowerman, um treinador de atletismo, fizeram várias pesquisas e até mesmos experimentos a fim de encontrar um solado perfeito para dois quesitos: bom desempenho em ação e também para o bem estar do atleta. E, antes de comercializar os modelos vindos do Japão pela Tiger, Phill e Bill resolveram implementar no calçado as solas de suas autorias, colocando a entressola acolchoada que foi resultado dos experimentos feitos pelos dois.

A História

A História

Logo depois de criar o solado perfeito, e lançar os primeiros pares, o sucesso começou a bater na porta dos criadores, sendo que seus modelos foram cada vez mais pedidos e desejados.

Em 1968, os calçados da Tiger comercializados mediante a pequena alteração promovida por Knight e Bowerman já estava fazendo muito sucesso. Contam que, para encontrar um solado perfeito, Bowerman então decidiu fazer algo inusitado: Pegou borracha e simplesmente o derramou sobre a máquina de waffles da esposa. O experimento, ao menos curioso, deu certo: A criação de uma sola relativamente leve e de forma semelhante a uma onda foi totalmente aceita, sendo considerada como uma verdadeira revolução.

Depois de perceber que seu negócio estava crescendo, ambos se juntaram e começaram a fabricar os próprios tênis.  E os sócios resolveram dividir entre si cada tarefa: Enquanto Bill era especializado na parte do desenvolvimento de novas tecnologias e design de novos tênis, Phil era encarregado de fazer a venda dos mesmos pelos diversos locais. A bordo do seu carro, Phil levava no porta malas os pares de tênis, para comercializá-los em ruas e afins.

A empresa crescia, mas necessitava de um nome e de um logo para referência no mercado. Para isso, procuraram por Carolyn Davidson, em 1971, quando na época, a jovem estudava design gráfico. Ela criou o que seria a marca até hoje utilizada, por inacreditáveis 35 dólares (Isso mesmo!). O símbolo da Nike, que é conhecido mundialmente, tem até um nome: Swoosh.

http://www.youtube.com/watch?v=-qEnwsscBaA

Mas da Onde Surgiu o Nome Nike?

A nomenclatura ‘’Nike’’ surgiu paralelamente à criação da logo. Em um sonho, Jeff Johnson, que foi o primeiro funcionário da Blue Ribon Sports e ainda mantinha uma rivalidade com Phill (Por causa do atletismo) disse ter visualizado a deusa de origem grega que está relacionada á vitória, ‘’NIKÉ’’. Segundo a mitologia, NIKÉ poderia correr e também voar a velocidades inacreditáveis. Ou seja, o nome caiu como uma luva para a empresa que queria ser um diferencial no mundo dos tênis.

Já em 1972, a marca começara a aparecer em eventos esportivos. Em Oregon, nos EUA, durante uma eliminatória olímpica na qual atletas que usaram o sapato da marca ficaram entre o quarto e o sétimo lugares. Os que utilizaram a Adidas, no entanto, conquistaram os primeiro, segundo e terceiro lugares.

O primeiro país estrangeiro a receber os produtos da Nike foi o Canadá, esses calçados sendo ainda melhorados, por Bowerman, onde preferiu utilizar borracha que tivesse uma flexibilidade maior.

Já em 1976, em eliminatórias olímpicas disputadas nos Estados Unidos, os tênis da Nike já estavam mais difundidos, podendo ser visualizados em um número maior de atletas.

E a Nike Começa a Despontar…

Foi em 1978 que a Nike começou a expandir seus negócios a níveis globais. Isso porque esse ano marcou a entrada dos seus produtos no comércio da América do Sul, e 4 anos depois, em 1982, começa a ganhar força no continente europeu. A Nike, nesse período já contava com uma grande gama de produtos, passando de 200 modelos diferentes.

Mas nem tudo foi um sucesso; entre os anos de 1993 e 1994, devido aos seus planos de expandir o comércio, a companhia passou por maus bocados, até se intitularem como uma empresa que comercializa ‘’artigos esportivos’’ e não somente ‘’calçados’’. E assim, ela se reestruturou e continuou a crescer, sendo o que é nos dias de hoje.

Contratos Com Celebridades do Esporte

A Nike vincula seu nome com esportistas mais famosos. Por isso, ela patrocina nomes como o de Neymar Junior, que saiu dos Santos e embarcou para o Barcelona, da Espanha, Cristiano Ronaldo, Michael Jordan (do Basquete) entre muitos outros.

Ronaldo Fenômeno, que aposentou dos gramados em 2011, tem um contrato vitalício com a marca, ou seja, para o resto da vida, sendo que seu contrato com a marca esportiva se iniciou em 1993.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.