Lendas Brasileiras Famosas

O Que é Folclore?

O folclore consiste num conjunto de mitos e lendas que são passadas de geração em geração. Esses mitos podem surgir da imaginação das pessoas em especial no interior do país. Parte dessas histórias tem como principal objetivo transmitir uma mensagem sobre certo e errado através de acontecimentos fantásticos que assustam as pessoas. As lendas e mitos deram origem a algumas das festas mais populares do país.

Diferença Entre Lendas e Mitos?

Os dois conceitos não se referem a mesma coisa, basicamente as lendas são histórias que vão sendo contadas de geração em geração e que misturam acontecimentos históricos com fatos fantasiosos. Seria uma forma de dar uma explicação a alguns acontecimentos que são considerados misteriosos ou mesmo sobrenaturais.

Os mitos podem ser definidos como narrativas que tem um componente simbólico forte. Esse tipo de narrativa começou com os povos da antiguidade que não sabiam como explicar fenômenos da natureza como a chuva, por exemplo, e por isso criavam histórias fantásticas. A ideia era dar um sentido aos acontecimentos e alertar as pessoas dos perigos amedrontando-lhes.

Faziam parte desses mitos heróis, deuses e personagens sobrenaturais que acabavam se misturando a fatos da realidade tentando dar sentido a vida e aos acontecimentos do mundo.

As Lendas e os Mitos do Brasil

Mito do Boitatá

O Boitatá é uma cobra feita de fogo que persegue e mata quem faz mal a natureza, trata-se de um protetor das matas e dos animais. O mito data de muito tempo e acredita-se que a sua origem é do povo indígena uma vez que há relatos sobre o Boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta de em torno de 1560. Outro nome dado ao padre jesuíta José de Anchieta é fogo que corre, nomenclatura comum no nordeste.

Lenda do Boto

Ao que tudo indica a lenda do boto tem sua origem na região amazônica. O boto da lenda se transforma num jovem charmoso e bonito que tem um incrível poder de sedução. Depois de conquistar as jovens em festas e bailes o boto as leva para a beira de um rio e as engravida. Porém, antes que o dia amanheça o boto mergulha novamente no rio e volta a sua forma animal.

Mito do Curupira

O Curupira, da mesma forma que o Boitatá, é visto como um tipo de protetor das matas e dos animais. A figura do Curupira é um anão com cabelos longos e cujos pés são virados para trás. Mesmo com esses pés estranhos ele é capaz de perseguir e matar as pessoas que fazem mal a natureza. Assim quando uma pessoa some numa floresta os habitantes do interior acreditam que essa pessoa foi pega pelo Curupira.

Mito do Lobisomem

O mito do lobisomem não é específico do Brasil, pois existe em várias regiões do planeta. Basicamente o mito diz que um homem foi atacado por um lobo numa noite em que havia lua cheia, mas não morreu. O resultado é que esse homem acabou criando a capacidade de se transformar num lobo sempre que a lua cheia aparece.

Um mito forte no Brasil em relação ao lobisomem é que ele é o sétimo filho de uma família que só tem filhas mulheres. O homem amaldiçoado se transforma em lobo quando a lua cheia aparece e ataca qualquer pessoa que aparecer em sua frente até mesmo um familiar já que não reconhece ninguém. Apenas um tiro com uma bala de prata em seu coração pode matá-lo.

Lenda do Corpo-Seco

Essa lenda é sobre um tipo de assombração que espera pessoas nas estradas para assustá-las. Enquanto era vivo essa assombração era um homem ruim que só fazia coisas ruins, dentre as piores estão tratar mal e matar a própria mãe. Depois que morreu esse homem foi rejeitado pela terra e passou então a ser uma alma penada.

Lenda da Pisadeira

Trata-se de uma assombração velha que gosta de aparecer a noite para pisar na barriga das pessoas até que elas fiquem sem ar. A pisadeira tem preferência por pessoas que vão dormir com o estômago cheio.

Lenda da Mula-Sem-Cabeça

Nessa lenda uma jovem que cometeu o pecado de se apaixonar por um padre recebe como castigo se tornar uma mula-sem-cabeça nas noites de quinta-feira. A mula tem uma bola de fogo no lugar da cabeça e fica saltando sem parar.

Lenda do Saci-Pererê

O Saci-Pererê é um garoto que fuma cachimbo e que tem uma perna só. O gorro vermelho que usa na cabeça bem como o cachimbo lhe conferem poderes mágicos. Um garoto que está sempre aprontando travessuras e que se diverte fazendo isso. O garoto adora espantar cavalos, dar gargalhadas para acordar as pessoas e queimar comida.

Mito da Comadre Florzinha

A fada Comadre Florzinha de acordo com o mito vive em florestas do país todo e tem como principais características ser muito vaidosa e maliciosa. Os seus cabelos longos são enfeitados com flores bem coloridas. A vida dessa fada é proteger os animais e as matas. O passatempo dessa fada é assustar os caçadores que tentar destruir as florestas.

Lendas Urbanas Brasileiras

Facas Escondidas no Boneco do Fofão

O Fofão é um personagem que fez parte da vida de muitas crianças dos anos 80. O personagem era um alienígena do planeta Fofolândia. Como todo personagem infantil que faz sucesso Fofão ganhou uma versão em boneco que vendeu muito.

Porém, depois que a lenda urbana de que o boneco vinha com uma faca dentro de si as vendas caíram muito. Há algum tempo o criador do Fofão explicou num programa de TV que a tal faca negra que vinha no boneco na verdade era uma haste usada para que o corpo sustentasse a cabeça do brinquedo.

O Pacto de Xuxa

Xuxa é certamente uma das personalidades mais relacionadas a pactos com o demônio. Uma das ‘evidências’ é a sua música Doce Mel cujo refrão é “doce, doce, doce, a vida é um doce, vida é mel”, se o disco for tocado ao contrário o que se houve é “sangue, sangue, sangue”.

Até hoje muitas pessoas dizem que Xuxa só chegou ao sucesso devido a um pacto e que descumpriu o mesmo ao engravidar e por isso a sua carreira entrou em declínio. Quem acredita nisso diz que todos os discos da loira tem mensagens subliminares. Além disso, as bonecas da loira foram acusadas de ganhar vida a noite e matar as suas donas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.