Dicas Para Investir o 13º Salário

Final do ano não representa época esperada para celebrar épocas natalinas para muitas pessoas. Alguns ficam de olho no décimo terceiro salário que pode servir como alívio para apagar as contas atrasada ou oportunidade que faltava para reservar maior quantia de dinheiro para fazer investimentos. Dinheiro gera lucro para os que sabem controlar a vontade de gastar e reserva quantias consideráveis para gerar outras formas de rendimento.  Confira dicas para investir no 13° salário.

Dicas Para Investir o 13º Salário

Dicas Para Investir o 13º Salário

01: Pagar Empréstimos Com o 13° Salário

Em dezembro de 2012 quase setenta milhões de brasileiros devem receber o adicional previsto pelos direitos trabalhistas. Existem trabalhadores que optam por solicitar empréstimo durante o ano no sentido de pagar o montante quando receberem o décimo terceiro salário. Dentro do meio corporativo esta atividade recebe o nome de antecipação dos créditos. Neste sentido, quem necessita pagar empréstimos não possui muito a fazer do que realizar a quitação e economizar no final do ano, idealizando inclusive quais são os próximos passos no sentido de planejar a vida financeira e não passar pelo mesmo aperto novamente.

Pagar Empréstimos Com o 13° Salário

Pagar Empréstimos Com o 13° Salário

Não se pode ignorar o fato de que os juros cobrados são conhecidos por abusivos, principalmente quando as dívidas não são sanadas no dia previsto por contato assinado por ambas às partes antes do empréstimo da quantia. As pessoas precisam ter em mente de que a respectiva opção somente se torna viável quando a taxa Selic cobrada pela outra dívida está superior do que a existente na instituição financeira que oferece o dinheiro a ser emprestado. O segredo para escapar das dívidas está em priorizar a amortização das dívidas que possuem maiores taxas de juros.

02: Planejamento Com o 13° Salário

Quem não possui dívidas e ao mesmo tempo quer evitar compras ou gastos altos gerados pelas viagens de férias do final de ano, que sempre são mais caras, pode pensar em fazer investimentos com riscos mínimos que pode gerar renda em médio ou longo-prazo. Somente não se pode deixar o dinheiro em excesso parado na conta corrente. Os especialistas indicam dividir o montante adicional da seguinte maneira:

60% para lazer e gastos fixos;

30% para dívidas e investimentos;

10% para poupança com o intuito de economizar.

Economistas indicam que caso a quantia recebida seja menor do que cinco mil reais se faz necessário optar pela conta poupança, mesmo após as novas mudanças do governo federal na forma de investimento, que ambicionou conter os avanços dos grandes investidores no setor em detrimento de outras áreas econômicas cruciais para que o país continue demonstrando dados positivos no aspecto econômico.

A indicação da conta poupança se faz necessária porque não existem tributações na manutenção das contas. Quem recebe mais dinheiro pode optar por investir na Bolsa de Valores, porém é interessante notar que além do imposto de renda o investimento corre risco de sofrer variações. Neste sentido, mesmo as pessoas que recebem bastante dinheiro do décimo terceiro deve reservar alguma parte, visto que existem chances de perdas, independente do tipo de investimento dentro do pregão.

03: Pagamento Das Dívidas Básicas

No sentido de começar o ano sem dores de cabeça a melhor solução está no pagamento de todas as dívidas. Pague tudo o que está devendo, desde IPTU (Imposto sobre Imóveis) até IPVA (Imposto sobre Veículos). Conforme afirma a ANEFAC (Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), o principal destino do dinheiro recebido pelos trabalhadores relacionados com o décimo terceiro vai ser direcionado para o pagamento referente às dívidas do cartão de crédito e cheque especial.

04: Reservas Aos Pagamentos Do Final De Ano

Existem trabalhadores que reservam parte do dinheiro aos futuros pagamentos de dívidas. Este ponto pode ser fundamental para que os cidadãos sejam conhecidos como bons pagadores, o que de fato somente faz aumentar o crédito na praça. Neste sentido o mais indicado está em reservar o dinheiro em alguma conta poupança par que exista o mínimo de rentabilidade. Se lembre de que quase todos os economistas desaconselham deixar dinheiro parado em casa ou na conta corrente.

Sem contar que o dinheiro na poupança é simples de ser retirado.  Quem possui crianças em casa não pode se esquecer das matrículas ou mesmo da lista escolar, dois elementos que costumam pegar desprevenidos muitos pais e mães não somente no Brasil com em todo o mundo.

Em termos gerais o final de ano não representa época para somente festejar. Pelo contrário, visto que muitas pessoas reservam o momento para pensar sobre o futuro financeiro. Pode representar oportunidade para estudar novas formas de investimentos que com frequência surgem no mercado tradicional, caso das franquias virtuais, por exemplo.

Dinheiro adicional na conta bancária ao mesmo tempo representa a inspiração que faltava para reascender sonhos que estavam há tempos esquecidos, como fazer viagem em família ou conquistar a casa própria. Não se pode ignorar o fato de que para fazer o dinheiro recebido no final do ano render se faz necessário investir de janeiro a janeiro.

O grande segredo para se sobressair está em nunca gastar todo o dinheiro que se ganha, nem mesmo realizar compras a crédito que ultrapassem os valores positivos presentes no fluxo de caixa. Com quantias financeiras disponíveis na conta corrente se pode comprar à vista sem ficar com as mãos amarradas aos juros. Especialistas indicam que as aquisições no ato são trinta por cento mais baratas do que a prazo.

Especialistas indicam que é necessário ter dinheiro para pagar pelo menos seis meses das contas básicas antes de iniciar qualquer forma de investimento. O controle financeiro ajuda no cálculo das contas e evita futuras dores de cabeças que podem retirar o sono e atrapalhar na produção diária desempenhada no trabalho.

05: CDB e TD

O governo modificou as regras da poupança no começo de 2012 na tentativa de aumentar os investimentos no CDB (Certificados de Depósitos Bancários) e TD (Tesouro Direto), duas modalidades que tiveram regras modificadas no sentido de se tornarem popular entre a população.

No TD o dinheiro precisa ficar pelo menos doze meses consecutivos no sentido de trazer rentabilidade. O único risco está no calote, que no Brasil do início do século XXI está em risco quase zero.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dinheiro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.