Como Financiar a Faculdade Com o FIES?

O FIES consiste em projeto que o MEC organiza no sentido de aumentar as chances dos brasileiros cursarem a universidade particular até o final do curso. Por vezes alunos desistem no meio do caminho por conta da falta de dinheiro, problema que agora pode se resolver com o respectivo plano estudantil. Para conquistar o financiamento, a parte de interesse precisa assinar contrato nas agências da Caixa e também ser maior de idade aos olhos das leis no Brasil. A notícia interessante fica por conta dos menores juros do mercado para quitar.

Como Financiar a Faculdade Com o FIES?

Como Financiar a Faculdade Com o FIES?

Como Se Inscrever No Fies?

Caso os estudantes não sejam maiores do que dezoito anos se faz necessária a presença dos responsáveis para assinar o documento que visa financiar parte da mensalidade na universidade. O tempo para usar os recursos se equivale ao período em que dura à graduação.

Como Se Inscrever No Fies?

Como Se Inscrever No Fies?

  1. Público que se interessa em contar com o programa precisa acessar o site oficial (http://sisfiesportal.mec.gov.br) e seguir as instruções iniciais do cadastro. Coloque os dados com o máximo de atenção e detalhes. Tenha em mente de que a falta de informação pode atrasar o processo. Para participar os estudantes também precisam de matrícula ativa na instituição de ensino superior. Não se assuste a perceber que o sistema solicita o número do CPF, isso acontece para as pessoas que fazem o primeiro cadastro. Também se faz necessário preencher outras informações, como o dia em que nasceu, por exemplo. Forneça um e-mail que esteja ativo. Fique atento! Por vezes as mensagens de confirmação podem aparecer na lista de spans, nesse sentido sempre verifique também essa opção, caso a mensagem do MEC não esteja na caixa de entrada. Também é preciso cadastrar uma senha que serve para fazer os futuros acessos no sistema FIES.  Estudantes precisam esperar por dez dias úteis, contando a partir da confirmação do cadastro de e-mail no site oficial do FIES.
  2. Fique atento com as informações sobre as próximas datas e passos a seguir de forma oficial com a secretária de ensino da própria universidade em que a matrícula está ativa.
  3. Depois que as informações forem consideradas válidas a secretária da universidade recebe as datas em que os estudantes devem comparecer na agência da Caixa e confirmar o financiamento.

Quanto o FIES Financia Para Pagar a Faculdade?

De acordo com o MEC as regras variam de acordo com o caso. Porém de modo prático visa pagar os valores que se dividem com outros programas em curso. Porém, existem casos nos quais apenas se complementa por causa da existência de outras bolsas. Por exemplo, cobre cinquenta por cento quando a pessoa que se beneficia também conta com a outra metade financiada no PROUNI.

Alunos que se matriculam em cursos que possuem a prioridade ao crescimento do país também recebem bolsas extras de outros programas que possuem a possibilidade de receber divisão por parte do FIES. Não se pode ignorar o fato de que o ENADE também conceder porcentagem paga por causa dos candidatos que conquistaram notas altas nas duas últimas edições do Exame Nacional.

Não se pode ignorar o fato de que estudantes que não possuem outros tipos de bolsa também contam com a assistência do FIES, desde que o campo de atuação esteja na lista dos assuntos que o Estado considera como prioritários. Para esses casos se cobre no máximo oitenta por cento.

Pessoas que desejam frequentar demais cursos e não são bolsistas podem contar com cinquenta por cento dos encargos, desde que tenham conceito alto no ENADE. Por sinal, quem recebe a avaliação inferior a três no exame nacional do ensino médio tem direito de receber financiamento do Fundo. Tecnologia, medicina e química são três das dezenas de cursos com prioridade.

http://www.youtube.com/watch?v=xsD6KSsrwEc

Como Funciona a Política De Juros e Garantias Do FIES?

Existe a taxa de 3,5% anual que se capitaliza por mês aplicado conforme o contrato que se refere de modo principal aos cursos relacionados com tecnologia, licenciatura ou pedagogia.  Demais contratos sem cláusulas especiais trazem taxa na casa dos seis por cento, valor que permanece com preços sugestíveis se comparar com as ofertas dos principais bancos privados.

As garantias podem acontecer de duas formas principais. Por parte dos fiadores ou mesmo na modalidade solidária. Fiadores precisam comprovar que não estão com o nome “sujo” e ao mesmo conseguem comprovar renda para poder pagar a parcela no ano. Estudantes que participam da fiança solidária também precisam estar como no nome “limpo” na praça para ingressar na universidade.

Como Funciona o Pagamento Do FIES?

Em termos práticos depois de assinar o contrato e contar com financiamentos os estudantes precisam pagar de forma trimestral juros que se limitam em no máximo cinquenta reais. Possível pagar o saldo devedor com parcelas em período semelhante ao período que durou o curso, com possibilidade de prolongar a metade. Em qualquer momento os estudantes ou formados podem pagar saldo devedor.

Quem participa do programa possui a vantagem de receber em casa os extratos que comprovam as parcelas quitadas. Por esse motivo representa ponto necessário manter as informações de cadastro atualizadas para não acontecerem problemas que gerem dor de cabeça no futuro. Estudantes recebem número de cadastro para poder imprimir os boletos bancários com facilidade e pagar em qualquer banco, ou mesmo por internet banking. Vale ressaltar que em caso de atrasos sem justificativas existe a possibilidade de serem cancelados novos financiamentos até a situação de pendência ser resolvida.

Como Funciona a Transferência De Cursos 0u De Universidade No Fies?

Os dois tipos de mudanças podem acontecer de acordo com as regras oficiais do Fundo. Porém as novas universidades precisam estar de acordo em aceitar as condições e saber se o curso está no cadastro do sistema FIES entre os credenciados. Porém, as mudanças podem acontecer apenas uma vez.

Caso os estudante não seja maior de dezoito anos se faz necessária presença dos responsáveis para assinar o documento que visa financiar parte da mensalidade na universidade. O tempo para usar os recursos se equivale ao período em que dura à graduação.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dinheiro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.