Unidade de Polícia Pacificadora: Efeitos da Globalização

Especialistas indicam que o Rio de Janeiro chegou a um ponto de se tornar local insustentável para conviver em sociedade. Desde a época do fim da escravatura a população carente teve que se reunir em morros e se isolar da estrutura urbana ao levar em conta a carência de programas que serviam para integrar o povo.

Conforme o tempo, populações carentes aumentarem junto com a queda na oferta de emprego em residências ofertadas poder público. A violência aumentou junto com o tráfico e na prática a cidade começou a viver espécie de guerra civil entre os traficantes e as autoridades policiais que servem para defender a elite.

Resolver o Problema da Segurança

Para tentar resolver o problema do aumento de violência e da questão do crescimento de traficantes que tem poder de arma por vezes superior do que o próprio exército nacional o governo resolveu criar o programa de UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) que na prática representa a presença da PM dentro das comunidades, fato que causa a intriga, desconfiança e medo por parte dos traficantes que respondem a bala e entram em frequente queda de braço com o poder público.

Falta de Consenso dos Moradores das Comunidades

Em termos práticos não existe consenso entre moradores de que a presença da UPP melhorou a vida nas comunidades. Existe o lado que defende maior segurança para que aconteçam projetos de assistência social que faz a criança carente optar por novas escolhas além do caminho que existe no tráfico de drogas e armas.

Por outro lado existem moradores que reclamam do abuso que a UPP realiza nos centros comunitários ao impor espécie de regime ditador no qual as casas são invadidas, objetos roubados e mulheres sofrem abuso. Nesse sentido, entre os moradores de favelas não existe o consenso de que as Unidades de Polícia Pacificadora representam ponto positivo e que vai melhorar a vida comunitária.

UPP: Efeitos de Globalização

No filme “Tropa de Elite” que ficou famoso antes de entrar ao cinema por causa da pirataria nacional existe um tema que pode passar despercebido por parte dos receptores, mas que representa ponto fundamental na história. Ou seja, os policiais do BOPE possuem a missão de proteger a chegada do papa em terras cariocas, no Brasil, que na atualidade tem a maior população católica do mundo.

Há quem diga que o projeto de UPP se relaciona de forma direta com outro sinal da globalização. Rio de Janeiro está prestes a sediar jogos da Copa do Mundo e das Olimpíadas e por esse motivo o governo lança programas para diminuir os índices de violência no sentido dos visitantes estrangeiros se sentirem seguros ao fazer a viagem para a cidade.

Nesse sentido, existe o risco de que após os grandes eventos o poder público deixe de investir em projetos do gênero até a chegada de outro ponto global que mexe com a economia da cidade.

Ainda sobre o comentário no tópico da globalização vale o destaque ao fato de a cidade ter crescido de forma rápida e desordenada apenas para atender à expansão do capitalismo em detrimento do crescimento sustentável e com maior preocupação com a sociedade carente que em parte se marginalizou e nos dias atuais representa problemática para as elites cariocas.

Nos anos oitenta do século XX a situação estava perigosa nas ruas do Rio de Janeiro. O tráfego começava a se organizar e a descer dos morros para fazer ações criminosas na cidade. Existem boatos de que o governo de Brizola serviu como espécie de apaziguador da problemática ao combinar de forma implícita que se ninguém descesse para fazer crimes não existiria policiais para subir os morros.

Burguesia Sobe o Morro

De fato, para conseguir conquistar o lucro e aproveitando da falta de emprego que nos anos oitante representou realidade do país aumentou o número das vendas de drogas e por consequência a burguesia começou a subir nos morros para comprar drogas, fato que fazer aumentar o poderio dos traficantes em termos bélicos ao ponto de nos dias de hoje serem mais equipados do que a Polícia Militar.

Por consequência, aumentou o medo do Estado em ser superado por facções criminosas, do contrário o exército não teria sido acionado no começo do século XXI para iniciar as ações que expulsaram parte dos integrantes do tráfico para começar o projeto de UPP.

Qual Significado de UPP?

Consiste em projeto elaborado por membros da Secretária de Segurança Pública do Rio de Janeiro e funciona como espécie de     programa para diminuir o poder de organização que existe nas quadrilhas que possuem o controle de grande parte das comunidades na zona estadual. De acordo com palavras colhidas no site oficial do governo o programa começou a ser desenvolvido no ano de 2008 e nos dias de hoje representa importância fundamental na pauta pública.

Em termos práticos não apenas o Brasil como o mundo parou para assistir as ações do poder público com ajuda da PM para começar o trabalho em instalar centros do gênero. Santa Maria foi primeira comunidade que recebeu UPP. Na sequência o caminho seguiu à Cidade de Deus, entre outras regiões. Por tese o plano consiste em fazer a instalação em todas as comunidades carentes.

UPP na Zona Sul!

Parte dos especialistas critica de forma direta o projeta ao levar em conta que as primeiras Unidades foram instaladas em regiões nas quais se estabelecem a zona Sul que na prática consiste em região mais nobre da cidade. Críticos que defendem o programa apontam que os trabalhos deveriam acontecer nos locais em que a violência se demonstra com maior claridade. Ou seja, o trabalho acontece de forma inicial para favorecer os centros da elite carioca.

O poder público não ficou de braços cruzados e respondeu as críticas ao apontar que o centro dos negócios que se referem ao tráfico se encontra nas zonas sulistas que por sinal traz favelas de menor porte e com maior facilidade para implantar UPP. De acordo com membro do governo seria necessário maior apoio bélico para implantar de início o projeto no Complexo do Alemão, por exemplo.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.