Mistérios que Rondam o Seriado Chaves

Seriado no ar no Brasil há mais de 20 anos, o Chaves é um dos programas de televisão que cativa cada vez mais jovens e adultos. Mas depois de mais de 30 anos que um novo episódio não é gravado e alguns dos atores do elenco já morreram, ainda há mistérios rondando o programa.

Por que Todo Mundo Ri com Chaves?

Este é um dos grandes mistérios do seriado. O programa é simples e até bizarro, pois adultos se vestem de criança e o mesmo ator pode fazer pai e filho, neta e avó, como o Sr. Barriga e Inhonho e Chiquinha e sua avó. E todo mundo sabe que é a mesma atriz, o que seria uma garfe enorme em uma novela brasileira, mas causa risos nos telespectadores de diversas idades.

Críticos de televisão afirmam que o mais cativante em Chaves é seu humor sem duplo sentido, sua mensagem simples e singela. De certa forma somos guiados a ter pena do pobre Chaves, um pobre órfão atrapalhado sem família e sem condições de ganhar presentes. Torcemos pelo Chaves e suas diversas formas de ganhar dinheiro como juntando garrafas de vidro e vendendo jornal, limonada e outros empreendimentos furados. O humor é puro e singelo, sem pornografia. Afinal, jamais vimos um beijo entre dois atores no episódio! Quer mais pureza que isso em um programa de televisão?

Onde Afinal Mora Chaves?

Todo mundo sabe que não há condições de uma criança morar em um barril, e por isso o mistério. Em dois episódios temos um desdobramento diferente para a moradia do Chaves. Certa vez Chaves e Chiquinha conversavam e o menino começava a contar que não moraria no barril, mas sim na casa 8 com….Seu Magruda chega e corta a fala.

Em uma junção dos seriados Chapolin e Chaves, o Chapolin visita seu amigo que chama por sua ajuda e acaba entrando no barril do Chaves que na verdade é uma casa bem legal, com escorrego e tudo. O episódio passou poucas vezes e não deixou claro se seria um sonho do Chaves ou seria seu mundo misterioso subterrâneo.

Qual o Número do Apartamento de Dona Florinda?

É 14, 24 ou 42? Por um erro de continuidade, talvez, podemos ver estes três números na porta da mãe do Kiko em diversos momentos, não deixando claro qual seria o número da casa. Mas na maior parte dos episódios aparece o número 14 mesmo.

Em que ano Chaves se Passa?

Esta é uma informação jamais relevada. Nos filmes temos uma noção do ano de gravação sob os itens usados da moda e quando o filme mesmo informa. Em novelas temos até virada de ano. Mas e no seriado mexicano? Chaves é atemporal, e por isso pode passar mais de 30 anos sendo exibido que não vamos notar nada a não ser uma imagem não digital.

Não temos qualquer indicação de um ano ou um mês em Chaves, uma vez que as roupas são as mesmas, os jornais vendidos são sempre sem data e não há copa do mundo. Há uma mera menção do filme do Pelé e nada mais que possa datar o ano de produção do programa e o tornar antigo. Seu Madruga também deve sempre 14 meses de aluguel, e nada muda na série.

Os Personagens não Tomam Banho?

Não é comum personagens tomarem banho em frente à tela, mas os amigos da vila não trocam nem de roupa. A única que muda de vestimenta eventualmente é a Dona Florinda, que certo dia retira os bobs do cabelo e acaba assustando até o próprio filho.

Qual a Série das Crianças da Vila de Chaves?

Todo o elenco ‘infantil’ da série estuda na mesma escola, mais que série eles são? O conteúdo também é bem vago, com perguntas soltas que não se assemelham a uma prova real. Quem souber a série deles deixe o seu comentário abaixo!

A Bruxa do 71 Tem um Caldeirão em Casa!

Ao menos foi o que suscitou um episódio antigo em que as crianças precisam ir até a casa da bruxa. Tudo não passou de um pesadelo das crianças, mas esta é a única casa não mostrada. Já estivemos na sala de estar da Dona Florinda e do Sr. Madruga, mas jamais da Bruxa do 71.

Como o Sr. Madruga Paga as Contas?

Tudo bem, é televisão, mas como ele come, bebe e dorme? O Sr. Madruga compra fiado na venda sempre e jamais apareceu pagando nada. Também não teve nunca a sua luz cortada e vive de bicos que não duram um dia. Quem sabe ele não seria um rico guardando sua fortuna e ninguém sabe, não é mesmo?

Tangamandápio Existe?

Sim! A cidade maravilhosa onde Jaiminho o Carteiro nasceu existe sim! O roteirista do programa se baseou em uma vila mexicana bem distante. Ela possivelmente não tem as belezas e perplexidades narradas pelo personagem, mas com certeza é uma vila bem bacana e com suas excentricidades.

A Vila já Recebeu Reformas?

Diversas. Os telespectadores mais atentos devem ter notado as mudanças no pátio de traz da vida, que ganhou uma fonte dos desejos maior, uma janela do quarto da Chiquinha para o espaço e mudanças nos números. Apenas aperfeiçoamento, talvez. A fachada da vila também já teve muros baixos, altos e cores diferentes ao longo do programa.

Todo o Cenário de Chaves era de Isopor e Papelão

Tanto sucesso em Chaves é explicado pelo seu bom roteiro e por seus atores, pois o investimento era relativamente baixo. O cenário é todo de papelão ou isopor com madeira, pintado grosseiramente. Por isso você não vê portas batendo com força e brincadeiras de crianças nas paredes. É tudo bem simples, mas bem eficiente, não é mesmo?

Quantos Episódios Foram Gravados de Chaves?

Com tantas reprises é até complicado contar. Mas o programa tem ao todo 1 mil episódios, mas nem todos estão em posse do SBT, que possui cerca de 500 e já exibiu todos. Os inéditos já foram ao ar, mas com vozes diferentes porque alguns dubladores originais já faleceram.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
TV

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.