Os chamados episódios perdidos dos Chaves são capítulos da série que foram refilmados e neles têm muita novidade. Os episódios perdidos têm participações especiais, finais diferentes e piadas também. Eles foram preparados pelo autor Roberto Gómez Bolanos, o eterno Chaves, que morreu em 2014, e conhecido no México como Chespirito.
Nesses episódios perdidos do Chaves, por exemplo, alguns momentos da vida dos atores fizeram que acontecessem essas alterações. No ano de 1974, por exemplo, a atriz Maria Antonieta de las Nieves, que interpretava Chiquinha, ficou grávida e foi necessário substituí-la por um período. Quando ela voltou, tudo o que foi filmado sem ela foi refilmado e esses episódios estão entre os “perdidos do Chaves”.
Os Fãs Pediram Para Ter os Episódios Completos dos Perdidos
Quando as reprises do programa no SBT voltaram a ser diárias, sem falar das mudanças, foram os fãs que perceberam que os episódios eram diferentes, tanto roteiro quanto imagens. No ano de 1992, o SBT só exibiu os episódios perdidos do Chaves, mas segundo os fãs, não foram transmitos todos os que faltavam e chegaram a fazer uma lista e enviar para emissora.
E foi tanta a pressão dos fãs que queriam ver os episódios completos daqueles que foram refilmados, que em 2012, nos meses de janeiro e fevereiro.
No total, os episódios perdidos do Chaves chegaram a 50 capítulos e entre eles, alguns não tinham sido exibidos nenhuma vez para alegria dos fãs.
Episódios Perdidos do Chaves Só No SBT
O SBT é a única emissora no Brasil que tem os episódios do Chaves. A Televisa, a produtora, renovava o contrato com as emissoras no mundo todo a cada 5 anos. O contrato previa que episódios velhos fossem trocados por novos. Porém, o SBT nunca fez essa atualização, sendo assim, o canal ficou com o conteúdo mais antigo, e possui fitas que a própria Televisa não tem mais.
Alguns dos Episódios Perdidos do Chaves
1- “Ser pintor é uma questão de talento”
O capítulo original é de 1973, mas existe a nova versão que foi feita em 1976. No episódio se ve o seu Madruga fazendo a pintura de uma cadeira e quando ele deixa o material para fazer uma pausa, as crianças, acabam pegando o pincel e terminam pintando os lençóis de dona Florinda, que estão no varal. Porém, quando dona Florinda vê o estrago, quem está com o pincel na mão é o seu Madruga.
2- “Um festival de vizinhos”
Os capítulos originais foram gravados nos anos de 1972 e 1973 e o remake foi feito também em 1976. Neste capítulo o seu Madruga está a frente do Festival da Boa Vizinhança, como diretor, nele, Chaves deve recitar o poema chamado “Cão Arrependido”. Já Quico deverá ler os versos dedicados às mães e ficou para Chiquinha as “Aventuras do Jeca Valente”, que ela deverá contar. Porém, tudo termina em uma grande briga e muita fadiga para o seu Madruga.
3- “Errar é humano”
Seu Madruga acaba se apaixonando por uma nova vizinha que está na vila em busca de uma casa. Depois de falar com a possível nova vizinha, ela combina com o seu Madruga de voltar na parte da tarde, porém, neste mesmo horário dona Florinda aparece na casa dele. E claro, dona Florinda está na casa do seu Madruga para bater nele e ele que está aguardando a futura nova vizinha, cujo nome é Clotilde. Para não ter problemas, o seu Madruga pede as crianças para receberem uma e outra e explica o que falar para cada uma, não é preciso nem falar que eles fizeram uma grande confusão.
4- “Gente sim, animal não”
Crianças pequenas e animais não podem entrar na vila e dona Florinda é obrigada a devolver o cachorro do Quico. O animal tinha sido um presente do professor Girafales. Porém, o Quico pensa que foi a Bruxa do 71 que deu sumisso no seu cão. Ele pensa que o animal virou um pegador. A versão antiga entrou na grade a partir de 1992 e a nova não voltou a ser exibida pelo SBT.
5- “Como agarrar um touro a unha”
As crianças da vila estão brincando de toureiro e usam uma toalha de mesa que pegaram na casa do seu Madruga para fazer a brincadeira. Para a diversão ficar ainda maior, as crianças ganham do senhor Barriga um touro de brinquedo. E não é preciso dizer que eles criam a maior confusão com o novo presente.
Esse episódio foi exibido pelo SBT várias vezes aqui no Brasil, porém, em 1992 ele saiu do ar e a versão mais recente passou a ser exibida.
6- “A volta dos que não foram”
Alguns episódios causaram uma enorme surpresa de satisfação nos fãs. Eles foram exibidos recentemente pelo canal e ainda não tinham entrado na grade nenhuma deles. O primeiro capítulo da festa na vila é um desses, nem a primeira versão era conhecida e os fãs adoraram a novidade. A segunda foi aquela que permaneceu na grade.
7- “Quem canta seus males espanca”
Esse episódio foi exibido uma única vez pelo SBT e foi no ano de 1988. Quem viu, viu, quem não viu ficou sem, pois ele não foi exibido de novo. Nele dona Florinda e dona Clotilde aparecem pela primeira vez na vila e claro, o capítulo termina com uma briga daquelas, da festa a confusão generalizada.
8- “Muitas e muitas marteladas, parte duas”
Esse episódio tem como primeira versão o capítulo chamado “Os Carpinteiros”, que foi ao ar várias vezes no SBT.
Seu Madruga neste capítulo é um carpinteiro e aparece trabalhando como tal, porém, desajeitado, ele machuca os dedos com o martelo toda hora. Depois de muito esforço e muita bagunça, ele abonda por alguns momentos o que está fazendo, e claro, que isso termina em confusão. Quico e Chaves percebem que as ferramentas estão ali sozinhas e começam a brincar com elas, mas o professor Girafales acaba sendo uma vítima das crianças, se ferindo quando passa por eles.
Dos episódios perdidos do Chaves, o SBT alega que alguns deles não podem mais ser exibidos por causa de problemas técnicos, imagens e áudio estão em péssimo estado e a Televisa nem tem mais esses capítulos.