Como Funciona o IBOPE da TV?
Este artigo é esclarecedor no que diz respeito em como o IBOPE consegue medir a audiência dos programas, eu, que nem tinha idéia de como isso era, fiquei satisfeito e agora venho compartilhar o conhecimento. O alvo de todo os bilhões de reais gasto com propaganda na TV, seus avanços e repercussões se baseiam todos num mesmo lugar: um aparelho chamado Peoplemeter, que é pouco diferente de um decodificador de TV digital, que possui um controle remoto e que é instalado no próprio aparelho de televisão. E isso não vem de pouco tempo não, é uma prática que o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística – IBOPE – vem utilizando há 17 anos nos lares de muita gente.
Como Funciona
O Peoplemeter é o entrevistador da pesquisa do IBOPE dentro da sua casa, só que com a autonomia de um “Big Brother” televisivo, pois ele grava todos os canais por qual você passou em um determinado período de tempo. O funcionamento consiste em que o aparelho é ativado assim que você liga a televisão, tendo o usuário obrigado a se identificar através de uma tecla do controle remoto, nesse momento começa a gravação do registro do aparelho: ele grava o momento em que o televisor é ligado e desligado, quais canais foram utilizados e quanto tempo o usuário ficou em cada canal.
Abrangência
No total, o IBOPE tem espalhado cerca de 6000 aparelhos espalhados em nove regiões do país, atingindo cerca de catorze mil pessoa em 3500 domicílios. A maior região coberta pelo aparelho é a Grande São Paulo, onde cerca de 750 aparelhos estão espalhados em domicílios que são escolhidos da mesma maneira que os interlocutores de pesquisas nas ruas fazem: aleatoriamente, por amostragem. Neste setor, os aparelhos são instalados com o consentimento do dono da casa e os dados captados pelo aparelho são transmitidos através de freqüência de rádio e o resultado é atualizado quase que instantaneamente pelo IBOPE na Internet, nas outras regiões, a coleta de dados é feita através de ligação telefônica e lançadas na rede depois de um processamento dos dados que leva cerca de trinta minutos.
Confiabilidade dos Dados
Não é a quantidade de aparelhos que traz a confiabilidade dos dados fornecidos pelo sistema, mas sim a metodologia que o IBOPE utiliza para classificar os colaboradores que poderão utilizá-lo: eles se baseiam na representatividade de cada classe social de acordo com o censo colhido pelo IBGE. A quantidade de pessoas que representam um ponto percentual está diretamente ligada com a quantidade de aparelhos que está ligada na região, por exemplo, em São Paulo o ponto percentual significa 52.326 residências assistindo o programa, enquanto que em Porto Alegre são apenas 8837. Um compromisso firmado entre as emissoras não permite que a exibição de dados do IBOPE sobre determinado Canal ou programa, sob pena de influenciar positivamente em detrimento à outro programa.