Fantoches Mais Famosos Brasil

Desde a época da colonização o Brasil possui a cultura de levantar bonecos e fazer teatros do tipo lúdico, direcionado ao maravilhoso e encantado mundo da criança. A TV brasileira está repleta de fantoches que se misturam com os seres humanos no sentido de promover verdadeiras fantasias em formato de programa televisivo. Não se pode ignorar o fato que a sua naturalidade é de terras portuguesas e espanholas, representando como outro traço cultural dos colonizadores que persiste na atualidade.

Mamulengo: Fantoches de Pernambuco

No teatro popular de Pernambuco existe malumengo, que consiste na arte da manipular os bonecos de forma rápida em espetáculos populares repletos de repentistas e oradores de cordéis. Existem diversos turistas que visitam o Estado do Brasil no sentido de presenciar a arte proporcionar com alto desempenho técnico e bastante peculiaridade.

Podem existir diversos gêneros nas apresentações do mamulengo, desde drama até comédia. Por de traz do plano se escondem pessoas que realizam técnicas no sentido de conduzir os movimentos e as falas dos bonecos. Os assuntos também podem ser diversos, isto é, visitantes podem encontrar histórias de humor ou mesmo da bíblia.

Nos grandes mercados populares de Pernambuco o povo recompensa os autores com algumas doações. Neste sentido não se paga nada para assistir, somente contribui com o espetáculo quem gostou e possui dinheiro reservado.

Louro José: Fantoche da Rede Globo

O programa da Ana Maria Braga jamais seria o mesmo se não existisse Louro José, um fantoche no formato de papagaio composto de espuma que contracena com as apresentadoras em todas as manhãs dos dias úteis da Rede Globo. Tom Veiga é o responsável pela interpretação do papagaio que conquistou o coração do Brasil e a audiência do Mais Você.

Ele é um participante ativo do programa, contracenando com piadas e fazendo colocações irônicas para que o programa saia da mesmice apresentada por outras apresentadas por grande parte dos programas femininos que passam de manhã na TV aberta. Representa o principal elemento cômico do programa. Sua voz aguda e desafinada torna o personagem com maior nível de personalização.

Não se pode ignorar o fato de que a apresentadora crio o personagem-fantoche quando estava da Rede Record, nos anos noventa do século XX. Foram diversos testes até que o assistente de palco conseguiu desenvolver o personagem e a técnica perfeita. Desde então, Veiga controla a ave em todas as gravações. No começo de 2012 assinou novo contrato com a Rede Globo para o prazo de 04 anos, assegurando sua participação na sequência do programa mesmo com os boatos de que poderia ser retirado do ar.

Louro José representa figura poupar que já foi homenageado até mesmo por escolas de samba. Com frequência surge no programa com a camisa do Corinthians, o seu time de coração, contrastando inclusive com a opção da apresentadora palmeirense. Por este motivo que com frequência as duas figuras discutem em consequência dos resultados de partidas jogadas pelas duas equipes mais tradicionais da cidade de São Paulo.

COCORICÓ: Fantoches no Paiol

Cocoricó traz a história de Júlio, garoto de oito anos que nasceu na cidade grande e que mora com os avós no interior. Ele se apaixona pelo local depois de passar uma temporada de férias. De certa forma, o fato dos animais conversarem entre si representou grande espanto inicial que ficou evidenciando o primeiro programa da série televisionada pela TV Cultura.

http://www.youtube.com/watch?v=TpNwYOLnwEA

Aos poucos o programa ganhou destaque entre o público infantil e se tornou um dos principais dentro da grade televisiva. Interessante notar que durante a primeira temporada existia apenas um cenário, o paiol. Com o sucesso inicial o programa conquistou maior recurso para ampliar os cenários, momento no qual surgiu o quarto de Júlio, e com ele, outros diversos personagens que deixaram a vida dos fantoches no campo ainda mais personalizada.

Na terceira edição as mudanças ficaram ainda mais destacáveis, como a presença inclusive de clipes, do primo João, pato Torquato e sapo Martelo. No final da primeira década do século XXI o programa ganhou novo formato. Antes somente intercalava as histórias da vida no campo junto com os desenhos reservados para crianças de todas as idades. No novo formato continua com o mesmo esquema, adicionado de entrevistas exclusivas nos Plantões Cocoricó.

Castelo Rá-Tim-Bum

A TV cultura representa a principal emissora brasileira quando o assunto é fantoches. No Programa Castelo Rá-Tim-Bum existem diversos fantoches que estão intercalados com a vida mágica apresenta no castelo que possui uma longa árvore situada no centro da sala. Dentro dela está a cobra Celeste, tida como fantoche mais apreciado entre o público feminino, independente da idade.

Ela aprecia se meter nas conversas, sendo as suas opiniões estão acima do que qualquer ideia que possa sair da mente dos humanos. Também é considerada essência vingativa, não gosta de ser feita de boba. Com frequência está de maquiagem diferente ou peruca o sentido de estar sempre atraente. Interessante notar que entre os fantoches do castelo, Celeste é de longe o maior destaque, ou seja, figura que mais aparece. Normalmente está dentro da toca, mas existem episódios nos quais pode surgir fora da toca.

Outra figura que não poder ser ignorada é o MAU, fantoche que sempre está gritando e fazendo grandes artimanhas que deixam as pessoas do Castelo Rá-Tim-Bum com os cabelos em pé. Embora possua nome negativo, na realidade este personagem é incapaz de fazer algo tido como errado em alto grau. Sua vontade mesmo é de sempre estar bagunçando e se sobressaindo ao seu principal amigo e aliado, o rato Godofredo. A presença dos dois possui tanta importância dentro do programa é reservado quadro exclusivo para esta dupla.

Não se pode ignorar ainda a presença da coruja Adelaide, que em cada novo episódio aprende coisas novas junto com os telespectadores ensinadas pela bruxa Morgana. Quase sempre está dentro do quarto da bruxa que está situado no topo do Castelo, sendo que a presença das duas também possuem quadros especiais dentro do programa infantil.

Mesmo após longos anos de sucesso a TV Cultura ainda reprisa os clássicos episódios do Castelo Rá-Tim-Bum.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
TV

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.