Roupas Tradicionais da Noruega e Marcas

Visão Geral Sobre a Noruega

A Noruega é um país que se localiza na Europa setentrional – área localizada mais ao norte do continente – e que possui o nome oficial de “Reino da Noruega”. O país é considerado um país nórdico, que é a nomenclatura dada aos países que se encontram tanto na Europa setentrional, que já foi brevemente apresentada, quando na região do Atlântico Norte, juntamente com outros países como a Finlândia, a Dinamarca, a Suécia e a Islândia. O território norueguês corresponde a Península Escandinava (mais precisamente a sua parte ocidental), o Arquipélago Ártico de Esvalbarda (que foi conquistado por meio do Tratado de Esvalbarda) e também a Ilha de Jan Mayen.

O modelo social que a Noruega adota nos dias de hoje é o Estado de Bem Estar Social, que também é bastante conhecido como Estado Providência ou ainda como Modelo Social Escandinavo, sendo que esse modelo tem como principais pilares a ideia de saúde universal, de previdência social abrangente e do ensino superior com subsídios. Todos esses fatores que são priorizados pelos noruegueses, faz com que desde muitos anos atrás a Noruega venha sendo considerada corriqueiramente como o país mais desenvolvido de todo o mundo e também como o melhor país d mundo para se viver e o país mais pacífico do mundo.

Além de tudo isso, a Noruega é também considerada um país extremamente diplomático, sendo capaz de manter bons laços tanto com os países europeus – ainda que tenha se recusado em fazer parte da União Europeia – quanto com os países de fora, como os Estados Unidos, por exemplo. O país é ainda considerado um ótimo cooperador internacional, já que se envolveu em vários acordos de negociação de paz em guerras ao redor de todo o mundo, participando até mesmo em missões internacionais de paz da Organização das Nações Unidas, a ONU, sendo inclusive um dos principais contribuintes financeiros dessa instituição.

O clima na Noruega tem como principais características o fato de contar com verões mais tranquilos e amenos e com invernos mais rigorosos e com uma duração maior, apresentando ainda ventos bastante fortes e uma alta incidência de neve. De maneira mais técnica, esse clima pode ser chamado de oceânico, subártico, continental e alpino. O fator climático é extremamente importante nas influências do tema central do artigo de hoje, que é a moda norueguesa, juntamente com as roupas e marcas mais tradicionais do país.

A Cultura Norueguesa

Outro fator que exerce bastante influência na moda de um país, é toda a cultura que o envolve, e é sobre isso que esse tópico do artigo abordará: a cultura norueguesa, que está inserida dentro da cultura escandinava e nórdica, ou seja, se relaciona muito proximamente com toda a população e a historia que envolve a nação da Noruega. As principais influências na cultura norueguesa são o clima, a natureza, a geografia e toda a história de modo geral, construindo tudo o que se conhece hoje de sua cultura atual.

Uma das datas mais importantes e significativas na Noruega, que está completamente ligada a cultura do país, é o Dia da Noruega, que foi o dia em que a constituição do país foi adotada de fato, inspirada pela Declaração da Independência dos Estados Unidos da América, por meio de uma assembleia constituinte, tendo sido ela realizada no dia dezesseis de maio do ano 1814 e assinada no dia seguinte, e por isso, a celebração desse feito acontece no dia dezessete de maio de cada ano.

Devido tamanha importância, no Dia da Constituição é comum que as pessoas vistam trajes tradicionais noruegueses, o bunad, que será apresentado logo abaixo, para que possam participar ou somente assistir as paradas que acontecem em todo o país, visando sempre celebrar e comemorar essa importante conquista da Noruega.

A Importância Da Moda Para Um País

Inicialmente, mais precisamente na época pré histórica, todas as vestimentas eram completamente iguais, e não havia uma preocupação pontual a respeito delas, sendo a única coisa que mais demandava atenção era se elas estavam cumprindo o papel de proteger o ser humano do frio e de outros fenômenos da natureza. As vestimentas eram feitas do material que estivesse disponível, sejam eles peles de animais, ou folhas grandes da natureza, por exemplo.

Porém, conforme os anos foram passando, mais do que um elemento de proteção, as roupas se tornaram uma forma de distinção, seja em relação a idade, gênero, classe social, entre vários outros fatores do tipo. Porém, em meados do século XV – época do Renascimento no continente europeu – as roupas, e consequentemente a moda, passaram também a servir de uma forma de demonstração de personalidade, e dessa forma, também de identificação pessoal ou de um grupo, como é o caso de uma roupa típica de um país, que faz com que as pessoas que a utilizam se sintam parte de um grupo específico, gerando assim um certo sentimento de pertencimento, e isso é bastante importante.

Roupas E Marcas Tradicionais Norueguesas

Como já foi apresentado anteriormente, as roupas tradicionais são muito importantes para que a história de um país seja contada, e assim sendo, a vestimenta norueguesa que mais carrega essas características é o bunad, que nos dias de hoje ainda continua sendo usado em algumas situações específicas, como é o caso do dia dezessete de maio (Dia da Noruega), ou ainda em batizados e / ou casamentos.

O bunad é a roupa tradicional da Noruega, sendo composta por muitos detalhes que podem ser constituídos inclusive de outro, prata e outros tipos de joias, o que obviamente a torna uma vestimenta bastante cara. Outro fator que pode encarecer ainda mais essa roupa é o fato de que na maioria das vezes ela é feita de forma artesanal, ou seja, a mão, onde a lã é tecida cuidadosamente, visando a proteção contra o frio. A estruturação do bunad pode variar ao longo de todo o país, sendo que assim, cada município ou cada estado pode contar com seus detalhes característicos, criando assim ainda uma maior identidade.

Moda na Noruega

Moda na Noruega

Como foi possível perceber, o bunad é uma roupa mais antiga e usada somente em ocasiões mais específicas. Falando da moda atual, as marcas que mais predominam no país são as marcas escandinavas de maneira geral, como a Fjallraven, a Halgöfs, a WeSC, a Hestra, a Norrona, a Helly Hansen, entre várias outras, sendo que a maioria apresenta bastante tecnologia e cuidados relacionados a temperatura, visando que a pessoa sempre se encontre confortável e sem sentir frio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.