Qual é a Composição do Cigarro? Do Que Ele é Feito?

De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o cigarro, acarreta aproximadamente cinco milhões de mortes anualmente em todo o planeta. O órgão estima que uma a cada cinco pessoas faça uso do cigarro, no entanto, além disso, pessoas que são fumantes passivas (afetadas por conviver com fumantes) também entram para a estatística de quem tem a saúde comprometida.

Embora seja uma droga lícita pode ser bastante prejudicial à saúde humana levando a inúmeras enfermidades. A composição do cigarro possui uma série de substâncias danosas para o organismo. No começo o cigarro era produzido artesanalmente sendo enrolado à mão, no entanto, a partir de 1850 sua produção se tornou industrial. Hoje em dia, o cigarro é a principal forma industrializada do tabaco. Em torno de 90% dos fumantes teve seu primeiro contado com o cigarro antes de completar 19 anos de idade.

Um dado alarmante é o de que atualmente mais de 24 milhões de crianças já fazem uso do cigarro. No entanto, há esperança pelo fato de que um estudo demonstrou que o número de fumantes vem diminuindo e que está faltando um pouco mais de esclarecimento para a população deixar esse hábito de vez. Continue lendo para conhecer mais sobre a composição do cigarro e como ela pode ser ruim para a saúde.

Qual é a Composição do Cigarro?

A parte interna é envolvida por um material que pode ser palha de milho ou papel fino. Geralmente o cigarro envolvido por papel tem um filtro de acetato de celulose. O principal componente do cigarro é o tabaco, esse elemento é constituído por mais de 3.800 compostos químicos.

O tabaco já possui diversas substâncias, contudo, muitas outras são adicionadas no processo de fabrico do cigarro. Dessa maneira o fumo de tabaco (produto que resulta de sua queima) conta com cerca de 4.000 compostos químicos. Quando uma pessoa fuma o cigarro contribui para que ocorram diversas reações com as substâncias presentes no tabaco assim como com aquelas que são adicionadas no processo de fabrico, isso gera diversos compostos secundários.

Boa parte das substâncias presentes no fumo do cigarro são consideradas como potencialmente cancerígenas dentre as quais estão o níquel, formaldeído, chumbo, cádmio e benzeno. Ao escolher fumar o indivíduo está escolhendo adicionar ao seu organismo várias substâncias com grande potencial de gerar complicações de saúde.

Nicotina: Substância Tóxica

Uma das substâncias principais do cigarro, a nicotina, é bastante tóxica. Ela é rapidamente absorvida pelo trato respiratório e pela pele sendo distribuída na sequência por todo o organismo sendo capaz inclusive de atravessar a parede da placenta. Grande parte das pessoas que fumam tem intensa dependência de nicotina.

Nicotina

Nicotina

Fumaça do Cigarro: Quais São Seus Componentes?

O primeiro ponto que precisa ser esclarecido é que a fumaça do cigarro apresenta duas fases, uma gasosa e outra particulada. Na fase gasosa a fumaça é composta por nicotina, cetonas, monóxido de carbono, acetaldeído, amônia, formaldeído, acroleína entre outras substâncias. Dentre essas substâncias algumas são responsáveis por gerar irritação nos olhos, garganta e nariz. Elas podem até mesmo levar a paralisia da movimentação dos cílios dos brônquios.

Na fase particulada da fumaça há a presença de nicotina e alcatrão (composto formado por meio da combustão de derivados do tabaco e que possui mais de 40 substâncias que são reconhecidamente cancerígenas). Podemos mencionar como substâncias cancerígenas presentes no alcatrão cádmio, benzopireno, arsênio e até mesmo substâncias radioativas como a acetona, o Polônio 210 e até fósforo P4/P6 (usado para fabricar veneno de rato). Componentes que podem ser extremamente ruins para o organismo.

Fumaça do Cigarro

Fumaça do Cigarro

Quais São os Efeitos do Cigarro?

Conheça abaixo alguns dos principais efeitos do cigarro no organismo do fumante e também no organismo do fumante passivo.

Efeitos do Cigarro

Efeitos do Cigarro

– Uma das Principais Causas de Óbitos do Mundo

Atualmente, o tabaco é apontado como uma das principais causas de óbitos no mundo devido ao fato de que o seu consumo pode desencadear diversas enfermidades incluindo variados tipos de câncer. Em gestantes o cigarro eleva potencialmente as chances de aborto espontâneo, bolsa gestacional rompida e recém-nascidos abaixo do peso entre outros. É essencial que gestantes deixem de fumar para não prejudicar o bebê embora seja bastante difícil largar o cigarro.

– Nicotina: Doenças Cardiovasculares e Dependência

A nicotina (um dos principais componentes do cigarro) pode acarretar em problemas cardiovasculares alterando a frequência cardíaca e a pressão arterial. Esse elemento pode alterar também a frequência respiratória, algo que pode produzir um efeito estimulante em alguns indivíduos.

Lembrando que nicotina tem grande potencial para causar dependência uma vez que age no sistema nervoso central liberando dopamina (neurotransmissor com relação a sensação de prazer). A dependência de nicotina é chamada de tabagismo, aparece na Classificação Internacional de Doenças (CID 10) da OMS e é considerada como uma doença crônica. Essa dependência é um dos principais fatores que dificultam que o indivíduo consiga deixar de fumar.

– Outras Doenças

O cigarro pode desencadear várias outras doenças além do tabagismo nos fumantes e também nos fumantes passivos (pessoas que ficam expostas a fumaça proveniente do cigarro). Esses efeitos negativos podem ser gerados pelo contato a fumaça do cigarro independente de ser da extremidade acesa ou daquela exalada pelos fumantes. Mulheres e crianças são os mais afetados pelo fumo passivo.

Dentre as doenças que podem ser resultantes do consumo do cigarro estão alguns cânceres como de fígado, bexiga, pâncreas, fígado, estômago entre outros. Para se ter uma ideia em torno de 90% dos casos de câncer de pulmão se devem ao cigarro. Fumantes passivos têm 30% mais chances de desenvolverem câncer de pulmão.

Doenças do Cigarro

Doenças do Cigarro

Também podem ser decorrentes do cigarro doenças cardiovasculares, AVC (Acidente Vascular Cerebral), doenças periodontais, cáries, distúrbios sexuais, enfisema pulmonar entre outras. Os fumantes passivos apresentam 25% mais chances de desenvolver problemas cardiovasculares. Quem fuma deve pensar que não está apenas decretando eventuais problemas de saúde para si, mas também para as pessoas que ama e que estão a sua volta, afinal todas as vezes em que você acende o seu cigarro está contribuindo para que aqueles que o cercam fumem também.

Foi esclarecedor saber mais sobre a composição do cigarro? Compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.