Qual a Diferença Entre o Salto em Altura e Salto em Distância?

Ambas as modalidades do atletismo olímpico se baseiam na tomada de impulso para posterior salto com o objetivo de alcançar a maior distância possível. A diferença entre as duas modalidades está no fato de que no salto em distância o atleta busca alcançar a maior distância possível em linha reta enquanto que no salto em altura o objetivo é ultrapassar a barra na maior altura possível.

São duas modalidades que exigem muito preparo físico dos atletas para chegar a bons resultados. Para conhecer um pouco mais dessas duas atividades esportivas pertencentes às Olímpiadas continue lendo o artigo.

Salto em Altura: O Que é?

O salto em altura consiste numa modalidade olímpica de atletismo em que os atletas tem o objetivo de ultrapassar uma barra horizontal posicionada numa determinada altura. Juntamente com o salto com vara compõem o grupo de modalidades de atletismo com resultados verticais que fazem parte dos Jogos Olímpicos. Pode ser disputada tanto em pista coberta quanto ao ar livre.

O salto em altura faz parte dos Jogos Olímpicos modernos desde a primeira edição em Atenas, em 1896, para os homens. A modalidade feminina desse salto passou a integrar as olímpiadas a partir de Amsterdã, em 1928. Nas competições olímpicas de Paris, em 1900, e de Estocolmo, em 1912, foi disputada uma modalidade paralela de salto em altura sem corrida.

Conhecendo Um Pouco da História do Salto em Altura

O salto em altura era um esporte bastante popular na Escócia tanto que o primeiro evento registrado oficialmente aconteceu nesse país no século 19. Ao longo do tempo o esporte passou por uma série de mudanças radicais na forma de ser praticado. Os métodos mais utilizados pelos saltadores no início das competições modernas eram: Eastern Cut-off, Western Roll e Straddle.

No Eastern Cut-off o atleta passava pela barra com as pernas subindo tal qual fossem tesouras, porém, mantendo-se horizontalmente reto. Já no Western Roll o atleta corria na direção da barra na diagonal e usava a perna interna para fazer a decolagem, a sua perna exterior lhe dava o impulso para se elevar lateralmente acima da barra. Por fim o Straddle consistia em cruzar a barra estando com a face virada para ela. Todos os métodos utilizavam as pernas como se fossem tesouras.

Esses métodos foram deixados no passado quando em 1968, Dick Fosbury, apresentou o que ficou conhecido como salto Fosbury vencendo a competição da Cidade do México. Basicamente nesse salto os competidores saltam sobre a barra estando de costas para ela, algo que só foi possível após a adição dos colchões de espumas para apoio das quedas nos anos 1960.

Salto em Altura

Salto em Altura

Regras do Salto em Altura

Os atletas que disputam essa prova devem saltar sem nenhum auxílio dando impulsão com o pé de apoio na direção da barra horizontal de quatro metros de comprimento que está posicionada com apoio em duas traves. O objetivo dessa prova é saltar a maior altura possível sem derrubar a barra. Os competidores têm direito a três tentativas para cada altura podendo se abster de saltar alturas mais baixas do que intenta.

Caso o atleta não consiga passar pela altura ou combo de alturas estipuladas em três tentativas estará eliminado. Se houver empate entre os competidores numa determinada altura é usado como critério de desempate quem precisou de menos tentativas para ultrapassar a última marca. Persistindo o empate será usado como critério de desempate o número de falhas de cada competidor.

Mantendo-se ainda o empate é realizado um salto de desempate com a última altura saltada, vão sendo realizados saltos com as alturas disputadas para que se possa decidir o vencedor. Uma situação de desempate como essa é bem difícil de acontecer, uma ocasião em que foi necessária se deu na final do Campeonato Mundial de Atletismo de 2015, realizada em Pequim. Nessa modalidade não é possível ter empate no primeiro lugar.

Salto em Distância: O que é?

A modalidade de salto em distância é uma modalidade olímpica em que os atletas utilizam agilidade, velocidade e força para realizar um salto o mais distante quanto possível partindo de um ponto predeterminado.

Esse tipo de salto olímpico existe desde os Jogos Olímpicos da Antiguidade tendo sido integrado aos Jogos Olímpicos modernos desde sua primeira edição em Atenas, em 1896 para os homens. A modalidade de disputa feminina está presente nos jogos modernos desde Londres, em 1948. O primeiro atleta a vencer a prova de salto em distância foi o norte-americano Ellery Clark na categoria masculina e na categoria feminina foi à húngara Olga Gyarmati.

Conhecendo Um Pouco da História do Salto em Distância

Esse é o único tipo de salto conhecido do pentatlo que era disputado na Grécia Antiga. As atividades esportivas de atletismo eram usadas no período antigo como treinamento de guerra, o salto em distância provavelmente objetivava preparar os soldados para saltar obstáculos como ravinas e riachos.

Pela investigação das marcas do esporte produzidas na Antiguidade acredita-se que os atletas podia dar uma breve corrida e precisavam carregar um peso em cada mão (halteres que pesavam entre 1 e 4,5 kg). Os pesos eram impulsionados para frente e empurrados para trás dando assim mais impulso para o atleta. Esse era considerado o salto mais difícil dos Jogos Olímpicos da Antiguidade.

Regras do Salto em Distância

Se Preparando Para o Salto

Se Preparando Para o Salto

Nessa prova o salto deve ser realizado após uma corrida realizada numa raia marcada no chão, o atleta deve saltar o mais longe que conseguir dentro de uma caixa de areia. Se o atleta pisar no final da tábua de impulsão – algo que pode ser verificado porque geralmente é feita uma marca com uma listra vermelha que pode ser coberta por plasticina – seu salto é invalidado.

A marcação da distância é realizada partindo do limite da tábua e culminando na primeira marca na areia deixada pelo corpo do atleta. Geralmente os eventos são compostos por seis saltos, tem eventos com apenas três saltos. Caso haja empate no salto mais longo dos atletas é feito o desempate usando como o critério o que possui a segunda marca mais longa.

Grandes Competições

Nas grandes competições esportivas como os Jogos Olímpicos ou o Campeonato Mundial de Atletismo os doze principais atletas dentre todos os participantes da primeira rodada de saltos são classificados para a final.

Uma vez na final os atletas realizam três saltos, no entanto, somente os oito primeiros colocados participam da rodada final de mais três saltos. Os seis saltos dos atletas finais são válidos para aferir o vencedor. Assim como em outras modalidades de atletismo os saltos que são realizados com vento a favor acima de 2m/s não são considerados válidos para aferir recordes.

Gostou de conhecer mais sobre o salto em altura e o salto em distância?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.