Quais São os Aparelhos da Ginástica Artística Feminina?

Quais São os Aparelhos da Ginástica Artística Feminina?

A ginástica artística feminina é cheia de encantos e de acrobacias que tiram o fôlego da gente. Para conseguirem executar essas acrobacias, portanto, é preciso muita coordenação motora, força e bastante flexibilidade. Somente assim é que os ginastas têm sucesso.

Porém, ainda que a pessoa goste muito de ginástica artística, um fator que faz toda a diferença no desempenho é a genética. Isso mesmo! A genética é fundamental para que uma pessoa consiga se destacar nesse tipo de ginástica.

No geral, a ginástica tem suas competições realizadas em locais com inúmeras adaptações, e em ambientes fechados, para que a modalidade seja praticada. Os estádios cobertos e os ginásios são os locais mais precisos.

Tais locais são preparados especialmente para comportar banca julgadora e aparelhos, pois cada um dos elementos da ginástica tem suas peculiaridades.

Aparelhos Usados na Ginástica Artística Feminina

Existem duas modalidades: ginástica artística feminina e ginástica artística masculina. Cada modalidade tem os seus movimentos e aparelhos próprios, que podem ser usados durante a performance. Eles são organizados pelos comitês da confederação.

Em geral, cada competição possui suas generalidades e suas regras de conduta, como por exemplo: exigências de qualidade de equipamentos, segurança do ginasta, exigências na hora da execução no decorrer das apresentações, e etc.

Na ginástica artística feminina, os aparelhos disputados são diferentes dos aparelhos disputados na ginástica artística masculina. São quatro o número de aparelhos em que as mulheres disputam, enquanto que os homens disputam em seis diferentes aparelhos.

Assim, os aparelhos usados na ginástica artística feminina são: salto de cavalo, solo, paralelas assimétricas e trave olímpica.

Durante as performances nesses aparelhos, as ginastas devem procurar demonstrar toda a sua flexibilidade, força, graciosidade e também o seu domínio.

Abaixo, iremos descrever um pouco mais sobre cada um desses aparelhos. Confira!

1 – Salto de Cavalo

Ginástica Artística Feminina

Ginástica Artística Feminina

Essa é a prova considerada a mais rápida de todas as provas desse tipo de ginástica. A sua duração é de cerca de 50 segundos apenas. Nesse tempo, estão inclusos somente a hora para os dois saltos que a ginasta tem o direito de realizar.

Para a execução dessa prova, há uma pista de corrida com 25 metros, cujo final é em um trampolim para impulso, e com a mesa dos saltos, com as seguintes dimensões: 120 cm x 95 cm.

O salto de cavalo é tido como um evento de grande explosão muscular, que permite uma quantidade mínima de erros.

2 – Solo

O solo, quando considerado como aparelho, corresponde a um estrado, com uma dimensão de 12×12 metros. O material de fabricação é elástico, e capaz de amortecer possíveis quedas.

Além disso, o material também ajuda os atletas na hora de pegarem impulso para a realização dos saltos e os gímnicos. No caso dos exercícios feitos por ginastas femininas, há a inclusão de música instrumental para acompanhamento.

Solo Feminino

Solo Feminino

3 – Barras Paralelas assimétricas

Hoje em dia, as barras paralelas assimétricas são fabricadas em fibras sintéticas, e com um material com aspecto aderente.

Quanto ao posicionamento da mesma, ele funciona da seguinte forma: a barra mais alta fica a uma altura de 2,36 metros. E a barra mais baixa, fica a 1,57 metros de altura.

Durante a prova, é preciso realizar diversos movimentos que são obrigatórios, da mesma forma que acontece com os demais aparelhos.

O fato de as duas barras serem posicionadas em alturas diferentes, permite que o ginasta possa realizar uma enorme variedade de movimentos, mudar as pegas e também alternar entre as duas barras.

Além disso, devido a flexibilidade do aparelho, é mais fácil executar certos movimentos.

4 – Trave olímpica

Esse aparelho consiste em um dos principais quando se trata de ginástica artística feminina. Essa barra é revestida por um material aderente. Ela fica a 1,25 metros de altura do chão, tem 5 metros de comprimento e 10 cm de largura.

A ginasta precisa se equilibrar para que possa realizar sob a barras os saltos gímnicos, os pivots e os elementos acrobáticos.

Treino e Preparação Para a Ginástica Artística

Para se preparar, o atleta precisa se submeter a 3 etapas, basicamente, de treinos. A primeira etapa vai até os 10 anos de idade, aproximadamente. É a fase inicial do preparo para alguém se tornar um ginasta.

A segunda etapa é o momento de dar início ao treino considerado intensivo, que é voltado especificamente para a modalidade que o atleta escolheu. Em geral, a idade aproximada que os atletas começam nessa fase é com 12 anos. Essa é a idade que, geralmente, eles iniciam os treinos na categoria júnior nacional.

Enquanto isso, a terceira etapa que, normalmente, tem início aos 15 anos de idade. É nessa fase que tem início o treino considerado de alto nível. Que é quando o atleta deve ter uma autonomia maior, e ter a capacidade de se desenvolver o máximo que puder.

A parte física do treino dos atletas baseia-se nas repetições, que servem para aumentar a massa muscular e a força do indivíduo, contribuindo tanto para a sua flexibilidade, como também para as capacidades aeróbicas e também anaeróbicas.

Além disso, outras vantagens da repetição são: automatizar aqueles movimentos mais simples e melhor a concentração do ginasta. Com isso, espera-se que o mesmo atinja a perfeição no que se refere às rotinas técnicas.

Porém, é responsabilidade do técnico definir a melhor estratégia, e compreender quais são os limites físicos do atleta. Além disso, ele também deve sempre motivar o ginasta a buscar melhores resultados, e encontrar os melhores movimentos também.

Os treinos são diários, com uma duração variando entre 4 e 8 horas. Assim, o atleta não perde a sua flexibilidade, e nem os movimentos. No entanto, os riscos de acidentes em ginástica artística são sempre uma preocupação.

Por isso, são constantes as medidas preventivas, independente do nível que se encontre o atleta, desde o iniciante, até aquele que já faz parte da elite no esporte. Todos recebem os mesmos cuidados, e a preocupação é igual para ambos.

Os principais acidentes que ocorrem na ginástica artística afetam, principalmente, a coluna e as articulações.

Você conferiu aqui os principais aparelhos usados na ginástica artística feminina, bem como algumas das características desse esporte também.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.