Por Que a Quaresma Muda de Data?

A Quaresma

A Quaresma, também conhecida como “Tempo da Quaresma”, é a fase do ano litúrgico – período composto de doze meses que se divide em tempos litúrgicos equivalentes as celebrações dos mistérios de Jesus Cristo – que precede a grande e importante festa cristã que é a Páscoa, que é celebrada por igrejas como a católica, a anglicana, a luterana e a ortodoxa. A expressão que designa a Quaresma é originada do termo em latim “quadragésima dies” que significa quadragésimo dia e que se refere a exatamente esse período quaresmal, podendo ser chamado também de quadragesimal (o que é um pouco mais raro).

De maneira geral, nas mais variadas religiões cristãs o Ciclo Pascal pode ser dividido em três principais etapas, sendo a primeira de preparação, a segunda de celebração e a terceira de prolongamento, e como é possível imaginar, a Quaresma se encaixa na primeira das etapas, dando total sentido para aquele período. Durante esse tempo de preparação da Quaresma, o principal objetivo dos serviços religioso é fazer com que a comunidade de fiéis se sintam preparados para que logo depois consigam celebrar a festa da Páscoa da melhor e mais completa maneira possível, podendo assim celebrar a ressurreição de Jesus Cristo, que venceu tanto a morte, quanto vários outros sofrimentos, que foram narrados completamente ao longo dos evangelhos da bíblia.

Evangelhos Da Bíblia

Evangelhos Da Bíblia

A preparação para a Páscoa que engloba a Quaresma é feita tradicionalmente por episódios de jejum e penitência, alguns dias de abstinência de carne, caridades de maneira geral e também muitas orações. Os religiosos mudam seus hábitos de forma a participar de maneiras mais presentes nos eventos da igreja, o que prova o quanto esse período é importante. Além disso, todo esse tempo é bastante envolvido por tradições folclóricas e mitológicas, e isso aconteceu principalmente após as festividades do Carnaval serem separadas do período quaresmal, fazendo com que se surgisse todas essas tradições.

Outro tempo importante para a igreja católica, mas que é um pouco menos comum e menos falado, é o Tempo da Septuagésima. Ele também é um tempo litúrgico – assim como a Quaresma – mas sua cronologia sucede o Natal e funciona como uma preparação mais remota para a festa da Páscoa, ou seja, esse período se inicia dezessete dias antes da quarta-feira de cinzas. Durante esse tempo a liturgia rezada nas missas e acompanhadas pelos fiéis fala muito sobre a criação, a elevação e a queda do homem, e assim que essa apresentação se finaliza, se inicia o processo da Quaresma.

Quaresma

Quaresma

A Quaresma possui quarenta dias de preparação para fazer uma alusão com a importante simbologia que o número quarenta apresenta ao longo do antigo e do novo testamento bíblico que sempre está presente em momentos onde a experiência de fé dos povos cristãos e judaicos são salientados. Todo esse simbolismo na verdade não é ligado diretamente ao tempo cronológico propriamente dito, mas sim, funciona como uma representação sociocultural de um certo período de tempo para uma comunidade que era bastante crente na época. Além disso, como já foi falado, o número quarenta aparece muitas e muitas vezes em toda a bíblia, sempre em movimentos muito significativos.

O período da Quaresma para a igreja acontece entre a quarta-feira de cinzas (que é o dia seguinte à terça-feira de carnaval) até o dia da festividade do domingo de ramos, que é o dia que dá início a importante semana santa católica. A cor litúrgica, ou seja, a cor que é oficialmente regulamentada pela Instituição Geral do Missal Romano, para esse período quaresmal é o roxo, sendo que somente no quarto domingo, que é conhecido como Domingo da Alegria, é que é permitido a utilização da cor rosa. Já no Domingo de Ramos, a cor litúrgica é o vermelho.

Por Que a Quaresma Muda De Data

Como já foi amplamente apresentado acima, a Quaresma é a época cristã onde acontece uma importante preparação para a festa mais importante da igreja católica, que é a Páscoa. Outro ponto que é de conhecimento de todas as pessoas, até daquelas que não são muito religiosas, é o fato de que a Páscoa é uma festa que muda todos os anos de data, ou seja, ela não conta com uma data fixa. E dessa forma, consequentemente, a Quaresma também tem suas datas alteradas todos os anos, sempre em função da Páscoa. É por esse motivo que para se responder o questionamento central do artigo de hoje que é “Por que a Quaresma muda de data?” é importante entender na verdade o porque a Páscoa muda de data, e maiores detalhes a respeito dessa resposta serão apresentadas logo abaixo.

O fato de a data da Páscoa se alterar todos os anos, acontece porque existem outras datas móveis no calendário religioso. Um exemplo disso é o fato de que os judeus celebravam a Páscoa no dia quatorze no mês de Nissan do calendário judaico, sendo que é isso que é prescrito no livro do Êxodo da bíblia. A Páscoa Judaica funcionava como uma celebração de quando os escravos foram libertos do Egito e desfrutaram de sua liberdade na Terra que Deus havia prometido a Abraão. Dessa forma, ainda que a celebração da Páscoa para a igreja católica signifique algo diferente, que é a Ressurreição de Jesus Cristo, a data passou a acompanhar a Páscoa Judaica.

Ressurreição de Cristo

Ressurreição de Cristo

Porém, uma diferença bastante importante é o fato de o calendário judaico ser baseado mais fortemente na Lua, ao contrário do que acontecia com os outro calendários, e por isso, a data da Páscoa – e também da quaresma – passou a ser móvel, tanto na igreja católica, quanto nas igrejas ortodoxas e protestantes. Para tentar fazer uma maior padronização dessa data, no ano de 325 houve o Primeiro Concílio Geral da Igreja, onde ficou determinado que a Páscoa Cristã seria sempre celebrada no domingo que sucedesse a primeira Lua Cheia depois que ocorresse o equinócio da primavera no Hemisfério. Todas essas informações parecem bastante complexas, mas resumidamente, a Páscoa pode vir a acontecer entre os dias 22 de março e 25 de abril, sempre em função dessas determinações que foram apresentadas.

Assim sendo, conforme acontece alterações na data da Páscoa, acontecem também alterações no intervalo de tempo que compreenderá a Quaresma, já que ela é definida pela Páscoa, e é exatamente por esse motivo que todos os anos ela se altera.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.