Política Dos Governadores

Necessário ficar com os olhos bem atentos na função dos governadores que representam o poder máximo do Estado. Em São Paulo, Geraldo Alkmin é o representante do governo. Seu partido, PSDB, é a principal oposição do PT, partido da Presidente Dilma e de outros governadores espalhados pelo país.

De forma positiva a presença de Alkmin no governo de São Paulo traz maior equilíbrio entre o poder, principalmente porque este estado está na liderança dos que mais colaboram com o PIB nacional.

No aspecto negativo, estar contra o partido que comanda o país pode trazer muitos cortes ao estado, de forma principal pela concorrência partidária que quando está próximo das eleições, fica ainda mais acirrada.

Funções Dos Governadores

Política Dos Governadores

Política Dos Governadores

Cargo político com poder na administração estadual. Defende os interesses da sua federação junto à Presidência da República. Busca de forma constante obter maiores recursos da arrecadação federal para fazer obras, investimentos e políticas de assistência social.

Como autoridade máxima da federação, província ou estado, os governantes possuem a função de administrar todo o limite em que está designado, prestando esclarecimentos aos presidentes e ministros, sempre quando solicitado.

Cada governador do Brasil, por exemplo, também tem uma cadeira garantida na secretaria nacional – órgão que elabora o orçamento plurianual.

Orçamento plurianual: Por exemplo, no final de 2012 vai ser divulgado pela presidência o orçamento para 2013.

Eleições

No Brasil o governo é eleito por período de quatro anos. Para se candidatar para no máximo uma reeleição. A votação pode acontecer em dois turnos. No segundo turno vence quem conquistar a vitória simples.

Política Dos Governadores

Política Dos Governadores

 Funções Da Política Dos Governantes No Passado Nacional

Da colonização até 1821 o sistema de governantes funcionava com base em donatário e capitão-mor. Os chefes, chamados de senhores do engenho, tinham sistema de sucessão no poder baseado na herança, ou seja, passado de forma automática dos pais para os filhos.

A partir de 1824, o cargo passou a ser chamado de presidente da província, durando até 1889. De 1889 a 1930, o nome foi mudado para presidente do estado.

Na primeira era Vargas foi chamado de interventor federal. Desde 1947, quando aconteceu o estabelecimento da república nova, até os dias atuais, é chamado de governador do estado.

Política Dos Governadores

Política Dos Governadores

Outras nações: No Japão os vice colocados são convocados para formarem a pasta que vai governar o estado. Fator que favorece na diminuição da corrupção, visto que a oposição está na segunda cadeira segundo a própria constituição japonesa. Qualquer passo em falso da situação pode ser flagrado com mais facilidade pelos opositores.

Nos Estados Unidos, o sistema funciona com voto distrital, ou seja, são votados de acordo com as delegacias presentes em cada federação.

Na China o sistema é centralizado, com o presidente escolhendo os governantes.

 Por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.