Poeta Dante Alighieri

Dante Alighieri é um dos maiores poetas da língua italiana. Com o contador de histórias em quadrinhos Boccaccio e o poeta Petrarca, ele forma o trio clássico de autores italianos. Dante Alighieri nasceu em Florença em 1265. Ele conheceu a mulher, ou melhor, a criança, que viria a se tornar o amor poético de sua vida quando tinha quase nove anos, e ela era alguns meses mais jovem.

Na verdade, a menina, chamada Beatrice, se casou com outro homem, Simone di Bardi, e morreu quando Dante tinha 25 anos. Então seu relacionamento existia quase que inteiramente na imaginação de Dante, mas ela ainda assim tem um papel extremamente importante em sua poesia.

O Envolvimento Político

A política, assim como o amor, influenciou profundamente a vida literária e emocional de Dante. A Florença renascentista foi uma cidade próspera, mas não pacífica: diferentes facções opostas lutaram continuamente pelo domínio do local. Os guelfos e os gibelinos eram as duas principais facções. O Papa e o Sacro Imperador Romano eram rivais políticos durante a maior parte deste período de tempo, e em geral os guelfos eram a favor do Papa, enquanto os gibelinos apoiavam o poder Imperial.

Em 1289, na batalha de Campaldino, os gibelinos praticamente desapareceram de Florença. A paz, no entanto, não foi selada. Em vez disso, o partido Guelfo foi dividido entre os brancos e os negros (Dante era um Guelfo Branco). Os brancos tinham mais oposição ao poder papal do que os negros, e tendiam a favor do imperador, então, de fato, as preocupações do Guelfos Brancos eram muito parecidas com as dos gibelinos derrotados.

Neste clima de divisão, Dante subiu a uma posição de liderança. Em 1302, enquanto ele estava em Roma, em uma missão diplomática para o Papa, os negros em Florença tomaram o poder com a ajuda dos franceses. Os negros exilaram Dante, confiscando seus bens e condenando-o para a fogueira se ele retornasse à Florença.

O Exílio

Dante nunca mais voltou a Florença. Ele vagava de cidade em cidade. Entre 1302 e 1304 foram feitas algumas tentativas pelos brancos exilados para recuperar a sua posição em Florença, mas nenhum destes conseguiu, por isso Dante contentou-se com a esperança do surgimento de um novo e poderoso Santo Imperador Romano, que uniria o país.

Poeta Dante Alighieri

Poeta Dante Alighieri

Henrique VII foi eleito imperador em 1308 e fechou o cerco em Florença em 1312, mas foi derrotado e morreu um ano depois, destruindo as esperanças de Dante. O poeta passou de corte em corte, escrevendo apaixonadas epístolas de cunho político e moral, e terminou a sua obra mais célebre, a Divina Comédia, que contém o Inferno, Purgatório e Paraíso. Ele finalmente morreu em Ravena em 1321.

Concluindo

Como pode ser visto, pouco se sabe sobre os detalhes da vida de Dante, além do que ele nos diz em suas obras. O retrato emerge um homem amargo e apaixonado que usou a poesia profética para alertar florentinos dos males que os esperava, por causa de seus erros e da corrupção de seu governo.

Embora seus objetivos políticos tenham sido condenados ao fracasso, Dante alcançou grandes vitórias na literatura. Notavelmente, ele foi um dos primeiros autores a escrever no vernáculo toscano, ao invés do latim, e, portanto, teve um papel fundamental sobre o idioma italiano.

Antes de seu trabalho, o italiano era geralmente apenas falado, e, portanto, foi dividido em muitos dialetos diferentes, sem uma linguagem coerente e literária. Dante usava as terminações melódicas das vogais em muitas palavras italianas no esquema de rimas chamado de “terza rima”, em que a primeira e terceira linha de cada extremidade formavam um terceto no mesmo som da vogal.

.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.