Os Três Tipos de Patentes

Existem três tipos diferentes das patentes de acordo com o escritório da patente e da marca registrada. Os três tipos de patentes são patentes de serviço público, patentes de projeto, e patentes de planta.

As Patentes de Utilidade Pública

Os Três Tipos de Patentes

Os Três Tipos de Patentes

As patentes de utilidade pública são as patentes que a maioria das pessoas pensam quando se fala neste tipo de assunto. As patentes de serviço público são uma garantia da propriedade intelectual concedida pelo governo aos inventores “para proteger o autor de terceiros de fabricar, de usar, de oferecer para a venda, ou de vender a invenção em todo o território nacional ou mesmo de importar a invenção para fora do país onde fora inventado”, por um tempo limitado para a divulgação pública da invenção quando a patente é concedida.

As patentes de utilidade pública podem ser concedidas a todo o inventor que desenvolver qualquer processo novo e útil, artigo da manufatura, máquina, ou composição de matéria, ou a toda a nova melhoria de um produtos existente que se mostre realmente útil. Os exemplos de patentes de serviço público incluem circuitos eletrônicos, transmissões automáticas, métodos de manufaturar coisas, processos químicos, ou seja, qualquer outra coisa que pode ser manufaturada pelo ser humano. Para conseguir uma patente de utilidade pública ela deve se encaixar dentro de quatro exigências legais: deve caber dentro de uma das classes estatutárias, deve ser útil, deve ser novidade, e deve ser inédito.

A Patente de Projeto

Marcas

Marcas

As patentes do projeto correspondem à idéia específica original, a forma, o projeto ornamental, esses aspectos da invenção. Uma patente de projeto não cobre artigos funcionais. Deve ser puramente estética e não dever ir no sentido de uma patente de serviço público. As aplicações de patente do projeto consistem na maior parte nos desenhos, uma vez que não há nenhuma característica funcional a explicar, apenas um projeto.

As patentes de projeto têm somente uma reivindicação e não são difíceis de começar a fazer mudanças simples. Enquanto uma patente de utilidade pública protege a maneira em que algo será trabalhado e está sendo utilizado, uma patente de projeto protege somente a visão técnica da invenção. Uma invenção pode ter características funcionais e ornamentais, e assim começar um projeto de uma patente de utilidade pública em alguns casos.

Patentes de Planta

Empresas

Empresas

A patente da planta é concedida a um inventor que desenvolva ou descubra com o uso da tecnologia e consiga reproduzir uma variedade nova e distinta da planta, à exceção de uma planta propagada ou de uma planta encontrada em um estado incultivado. As algas e os fungos são considerados como plantas, mas as bactérias não são, por isso não estão catalogadas nesta categoria.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.