Os Diferentes Tipos de Cerveja

Tomar uma cerveja no fim do dia é uma das formas de relaxar de muitas pessoas, porém, será que todo mundo que gosta de saborear uma boa cerveja sabe mesmo quais são as diferenças entre vários tipos que existem? Para te ajudar nessa tarefa vamos falar um pouco sobre a diferença das cervejas.

Como é Feita a Diferenciação

É possível estabelecer as diferenças entre as cervejas a partir de vários parâmetros como, por exemplo, a fermentação. Quem escolhe fazer a classificação por meio da fermentação tem dois grupos de cervejas as Ale que são as cervejas que possuem alta fermentação e as Lager que são aquelas cervejas que possuem baixa fermentação.

Obviamente dentro desses dois grupos gerais se formam muitos subgrupos e até mesmo cervejas que não se enquadram em nenhum dos dois grupos. Também é possível fazer a diferenciação entre as cervejas em relação a sua cor (clara ou escura) ou então através do seu teor alcoólico (sem álcool ou então de baixo, médio ou alto teor de álcool).

Ainda é possível fazer a classificação através do teor de extrato primitivo gerando assim grupos de cervejas fracas, normais, extras e fortes. A classificação que costuma ser mais utilizada é aquela que diz respeito em relação a fermentação, trata-se do tipo mais difundido de classificação.

As Cervejas Ale

A diferença entre uma cerveja Ale e uma Lager é o processo de fermentação que é elevado na Ale e baixo na Lager. A fermentação das cervejas Ale é feita num ambiente com uma temperatura elevada que fica entre 15° e 24° ou até mais. Isso acontece num período curto de três a cinco dias no máximo.

Durante o período de fermentação a levedura sobe até a superfície, o tipo de levedura utilizado é a Saccharomyces cerevisiae. O processo utilizado para fazer as cervejas Ale é o mais antigo e por isso mesmo somente esse tipo de cerveja podia ser encontrado até medos do século XIX.

Sabor Reforçado

O processo utilizado para fazer as cervejas Ale é chamado de processo de alta fermentação ou fermentação a quente. Esse procedimento ajuda a realçar os sabores de forma que eles ficam mais complexos. Esse tipo de cerveja é mais frutada e lupulada, uma bebida bem mais encorpada e vigorosa que pode variar de marca para marca. O sabor pode variar do doce ao amargo e a cor também das claras as escuras.

Variações de Uma Mesma Cerveja

Como explicamos acima as cervejas Ale podem ser muitas variações de cor e sabor e por isso mesmo é natural que existem variações dentre desse grupo que criam subgrupos como as Bitter, Porter, Brown Ale, Barley Wine, Strong Ale, Scottish Ale, Mild Ale, Indian Pale Ale, Blonde Ale entre outras.

As Cervejas Lager

Atualmente, as cervejas mais consumidas no mundo são as que pertencem ao grupo das lagers. Mais de 99% das cervejas vendidas em nosso país são Lagers. Esse tipo de cerveja tem a sua origem na Europa Central por volta do século XIV e se caracteriza por ser uma cerveja de baixa fermentação ou fermentação a frio (o processo acontece de 6 a 12°C).

A graduação alcoólica dessa cerveja fica numa faixa entre 4 e 5%. Dentre os tipos de cerveja Lager mais conhecidas estão as Pilsener. Criada no século XIX na cidade de Pilsen que fica na região da Boêmia da República Tcheca muitas vezes é chamada de Pilsen ou Pils.

Os Principais Sub-Tipos de Cervejas Lager

Pale Lagers

As Pale Lagers são aquelas cervejas mais claras que podem ser encontradas em qualquer lugar e que podem ser divididas em alguns sub-grupos:

Pilsner – Essa é a Pale Lager original que foi elaborada a partir da receita da cerveja Pilsner Urquell. A característica desse tipo de cerveja é ter lúpulo acentuando o seu aroma e o seu sabor. Podem ser chamadas também de Pilsener e Pilsen aparecendo em dois estilos que são um pouco diferentes em especial pela influência da escola Bohemian/Czech Pilsner que tem como representantes Pilsner Urquell e Budweiser Budvar/Czechvar, as suas fabricadas República Tcheca.

American Lager – Uma cerveja que se caracteriza por ser mais leve e refrescante perfeita para quem deseja matar a sede e também para quem deseja uma bebida gelada. Um tipo de cerveja bem popular nos Estados Unidos como, por exemplo, a Budweiser, Coors e a australiana Foster’s.

As cervejas que são populares no Brasil são exemplos também de american lagers como, por exemplo, a Skol, Brahma, Antarctica e Kaiser. Em geral essas cervejas trazem em seus rótulos a especificação de cervejas Pilsen, mas na verdade isso se deve a convenção nacional de classificação de cervejas.

Premium – São cervejas que tem mais lúpulo e são mais maltadas dentre as quais podemos citar como exemplo a Heineken e a Stella Artois. No Brasil tem algumas cervejas que são bem fáceis de encontrar e que também entram nesse grupo a Bavaria Premium, Brahma Extra, Cerpa entre outras.

Vale ressaltar que pode existir uma certa confusão em relação ao que se entende por cerveja Premium, pois algumas cervejarias tem usado essa palavra para diferenciar alguma cerveja do seu portfólio, mas sem que necessariamente ela seja uma Premium de fato, pode ser que seja apenas uma Lagers que tem graduação alcoólica acima de 5%.

Lite – Uma cerveja que tem ainda mais leveza e que pode ser encontrada em muitos casos sendo chamada de Light ou Lite.

Dortmunder Export – É uma variação da cerveja Pilsner que tem menos lúpulo e por isso é mais suave, seu nome vem do fato de ter sido criada em Dortmund em 1873.

Helles – Mais uma variação que tem menos lúpulo e que é mais maltada, trata-se de uma cerveja feita em Munique. Dentre as marcas mais conhecidas que se encaixam nessa descrição estão Spaten Premium Lager, Löwenbräu Original e Hofbräu München Original.

Dry Beer e Japanese Rice Lager – Com origem no Japão esse tipo de cerveja é feito com arroz e tem boa parte do seu açúcar transformado em álcool devido ao período de fermentação longo. Devido ao seu sabor é classificada com uma cerveja seca.

Radler – É qualquer cerveja Pale Lager que seja misturada com uma limonada típica alemã.

Existem outros tipos de Lagers, mas apresentamos as principais.

Classificar e separar as cervejas, considerando seus tipos, dentro das distintas famílias é tarefa complica que foge ao entendimento de muitos dos maiores amantes da arte de tomar uma cervejinha. As famílias LAGERS, ALES e LAMBICS possuem uma variedade muito grande de tipos de cerveja, como as Pilsen, Weizenbier, Geuze e Malzbier.

Países como a Bélgica, por exemplo, orgulham-se de poder afirmar que possuem um tipo de cerveja diferente para cada dia do ano. Isso mesmo, 365 diferentes tipos de cerveja para serem apreciadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.