Origem da Comemoração da Páscoa

A Páscoa é a festa mais importante da religião cristã, até mais que o Natal. Além de ser uma data de suma importância para os cristãos, é uma época de reflexão, recolhimento e pensar nas suas atitudes (Geralmente, para aqueles que seguem a religião Cristã). Entretanto, com o passar dos anos, a Páscoa virou sinônimo de chocolate, já que a mídia nos bombardeia de propagandas incentivando a compra e o presenteio de tais ovos de Páscoa as pessoas queridas. Para os Cristãos, a páscoa é muito mais do que isso, pois significa a ressurreição do filho de Deus, Jesus Cristo, depois de ser crucificado a mando de Pôncio Pilatos, satisfazendo um pedido do povo de Jerusalém. Depois de 3 dias, Jesus ressuscitou, reaparecendo aos discípulos. Entretanto, a comemoração da Páscoa já era realizada há muito tempo atrás, bem antes do acontecimento cristão. Vamos aprofundar um pouco mais sobre o assunto. Quer saber mais? É só continuar a ler, e descobrir coisas novas sobre a comemoração da Páscoa.

A Comemoração da Páscoa

A Páscoa Pagã

A Páscoa é uma data que aproxima mais as pessoas, as fazem refletir, enfim. Mas você já parou para pensar como e quando surgiram as primeiras celebrações pascais? Há várias explicações para o surgimento da comemoração, tanto histórica como religiosa. A história diz que foram descobertos vestígios que indicam que a festa da Páscoa era um ritual bastante celebrado pelo povo da Europa, há milênios atrás. Na região mediterrânea, por exemplo, era certo que a passagem do inverno para a primavera era bastante celebrado, no terceiro mês do ano, março. Para o povo desta antiga época, a primavera tinha uma enorme importância, visto que o inverno europeu é muito rigoroso, e muitas pessoas acabavam morrendo por não suportar as condições frias que o inverno do continente propiciava. E, com a primavera, era garantida a sobrevivência dos povos. Esse tipo de páscoa é a ‘’Páscoa Pagã’’, por ter um sentido simbólico, e não ligado com fins religiosos.

A Páscoa Pagã

A Páscoa Pagã

A Páscoa Cristã

Já a páscoa Cristã tem a ver com os acontecimentos que levaram Jesus Cristo, filho primogênito de Deus, a ser condenado á morte na cruz, e, posteriormente a sua ressureição. Cristo foi condenado por Pôncio Pilatos a ser crucificado, por pressão de seu povo. Como consta nas escrituras, Jesus foi cravado na cruz e agonizou até sucumbir. Depois de ser retirado, lavado, perfumado e ser colocado em uma tumba, depois de 3 dias, ele ressuscitou, deixando todos atônitos e surpresos. E é justamente a ressureição de Jesus do mundo dos mortos que é comemorado na páscoa. Como já citado, A Páscoa é a data mais importante do calendário cristão. Os preparativos para a comemoração da páscoa começam 40 dias antes, na quarta-feira de cinzas, depois dos 4 dias de carnaval. Nesse período, a reflexão faz parte da vida do cristão. Os jejuns também são proferidos nessa época. Os quarenta dias que sucedem a Páscoa são correspondentes aos dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado pelo demônio. Na Igreja Católica, a semana do Domingo de Páscoa é denominada ‘’Semana Santa’’. As celebrações tem início no Domingo de Ramos, e só irão terminar no outro domingo. Nesses 4 dias, muitas coisas são lembradas a respeito daquele tempo, como o lava-pés, a morte de Jesus na Cruz, a sua ressureição, enfim. Veja, agora, o que cada dia da Semana Santa relembra:

Domingo de Ramos– Lembra a chegada de Jesus Cristo á Jerusalém, recebido pelo povo com muita festa e alegria.

Segunda Feira Santa – Nesse dia, a prisão de Jesus Cristo é relembrada.

Terça Feira Santa – As Sete Dores de Nossa Senhora Virgem Maria são celebradas na terça feira santa. É comum, também, o cumprimento de promessas por parte dos cristãos.

Quarta Feira Santa – Em algumas igrejas, o Ofício das Trevas ainda é celebrado, que significa os tempos escuros que o mundo estava pela chegada da hora da morte de Jesus Cristo.

Quinta Feira Santa – Nesse dia, os óleos que serão usados na Crisma, Unção dos Enfermos e Batismos são abençoados, em uma celebração feita logo pela manhã. É nesse dia também que, depois da celebração, a Quaresma é encerrada.

Sexta Feira da Paixão – É o dia mais triste da semana, já que, ás 3 horas da tarde, é relembrada a morte e paixão de Jesus Cristo. É um dia silencioso, e que geralmente os Cristãos ficam reclusos em suas casas.

Sábado de Aleluia – Penúltimo dia da Semana Santa, o Sábado de Aleluia é um dia de espera, já que logo, logo, Jesus ressuscitará. Nesse dia, o ’Glória’ e Aleluia’ começam a ser entoados novamente, já que foram calados durante o período quaresmal.

Os Famosos Ovos de Páscoa

Quando a Páscoa se aproxima, os comércios alimentícios se apressam e já começam a disponibilizar os ovos de chocolate um mês antes da celebração. Já virou tradição os pais presentearem os filhos, os namorados presentearem as namoradas e vice versa com essas guloseimas. A origem da tradição de presentear alguém querido com ovos decorados surgiu á muito tempo, totalmente ligado ao cristianismo. Um ovo oco de galinha vira uma obra de arte depois de decorado, e servia para lembrar a ressurreição de Jesus Cristo. Servia também para presentear alguém.

Apesar de intimamente ligado com as religiões cristãs, o ato de distribuir ovos decorados já vem sendo feitos há muitos anos antes disso, mas com intenções diferentes: Simbolizavam a vida renascida, e também a fertilidade. Isso também era utilizado para a comemoração do fim do inverno e do início da primavera, como já citado no início desse artigo. Os ovos de chocolate surgiram das mãos de ‘Pâtissiers’ da França que, ao invés de somente um ovo decorado, inovaram e esvaziavam os ovos, recheavam com chocolate e os pintavam. Na época da Páscoa, os ovos eram escondidos em arbustos, jardins e moitas a espera da procura das crianças. Somente mais tarde é que surgiram novas tecnologias e novos meios de confecção é que surgiram os ovos de Páscoa totalmente feitos de chocolate, os percursores dos ovos tradicionalmente comercializados hoje.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.