O Que Significa Mês de Etanim?

Etanim é o nome dado ao sétimo mês do calendário hebraico tradicional sendo citado na Bíblia em 1Reis 8,2 quando é mencionada uma reunião festiva de todos os homens de Israel com o Rei Salomão nesse referido mês. Quando os judeus retornaram da Babilônia esse mês passou a ser chamado de tishrei. Esse período corresponde mais ou menos ao mês de setembro em nosso calendário convencional.

Entendendo o Mês de Etanim

Para entender o mês de Etanim é necessário conhecer a lógica do calendário hebraico, trata-se de um calendário lunar, isto é, muda todo ano. Em 2018, por exemplo, o ano novo de acordo com esse calendário caiu no dia 10 de setembro enquanto que em 2019 foi celebrado no dia 30 de setembro e em 2020 equivale ao dia 19 de setembro e em 2021 ao dia 7 de setembro. Os dias de setembro mencionados são o primeiro dia do mês de Etanim (Tishrei) que é o primeiro mês do calendário lunar.

Mês Etanim

Mês Etanim

Origem do Calendário Judeu

O calendário judeu é o calendário oficial do estado de Israel e suas origens remontam a Babilônia. A base para a formação desse calendário é o movimento lunar e cada ano pode ter 12 ou 13 meses com 29 ou 30 dias. Os meses são iniciados pelo primeiro dia de lua nova. Nos tempos bíblicos os meses eram iniciados de acordo com o movimento lunar e havia pessoas designadas somente para essa observação.

Uma curiosidade é que alguns ramos judaicos ainda preservam essa tradição, contudo, existe um calendário fixo que se baseia nos movimentos lunares, porém, com ajuste com os movimentos solares. De maneira geral as festas hebraicas acontecem de acordo com esse calendário. Inclusive é de grande importância que tais festejos sejam realizados numa estação do ano em especial para que sejam válidas.

Os Meses do Calendário Judeu

Cada mês do calendário judaico tem seu nome iniciado por uma letra do alfabeto hebraico representando um signo do zodíaco, um membro do corpo e uma das doze tribos de Israel. Sendo Etanim (Tishrei) o sétimo mês desse calendário corresponde ao “período” (tekufá) do outono formado por três meses, o próprio Tishrei, Cheshvan e Kislêv. Esses meses referem-se às tribos de Israel que compunham o acampamento de Efraim sendo Efraim, Menashe e Benjamim que ficavam a oeste.

Esse mês é chamado de yerach ha’etanim na Torá, traduzindo significa algo como o “o mês dos fortes” ou “o mês dos antigos”. Considerando o cálculo dos anos esse mês é o primeiro do ano que acontece antes da Outorga da Torá a Israel. O mês de Etanim (Tishrei) é o mais querido entre os meses que compõem o calendário hebraico sendo reconhecido como o mês mais saciado dentre todos.

O mês de Tishrei dá início aos seis meses de inverno sendo equivalente aos seis níveis de luz refletida. O nome desse mês começa com as letras tav, shin e reish que na ordem refletida do alef-beit indica do final para o começo.

Lamed: Letra de Tishrei

Essa é a única letra do alef-beit que ascende acima do limite superior das letras. É uma forma de demonstrar a grande saudade existencial e desejo de retornar a fonte suprema.

Lamed

Lamed

Signo de Libra

O mês de Tishrei corresponde ao signo de libra (moznayim), a balança. A relação está no fato de é nesse mês que acontece o dia do julgamento em que Deus coloca na balança as boas e as más atitudes dos judeus.

Signo de Libra

Signo de Libra

Parte do Corpo: Ouvidos

O sétimo mês do calendário judeu corresponde aos ouvidos no corpo humano, mais uma vez sendo relacionado ao equilíbrio (regulado internamente pelos ouvidos).

Tribo: Efraim

Efraim, filho de Youssef, é considerado como a alma modelo da multiplicação conjugal. Esse nome é uma derivação do primeiro mandamento de Deus para Adão, Ele disse para que o primeiro homem se frutifica-se e multiplica-se.

Tribo de Efraim

Tribo de Efraim

Ciclos de 19 Anos

O calendário judaico é dividido em ciclos de 19 anos, dentro desses ciclos há os anos normais (peshutim) e os anos especiais (meubbarim). Os anos especiais têm 13 meses e correspondem ao terceiro, sexto, oitavo, décimo primeiro, décimo quarto, décimo sétimo e décimo nono do ciclo. O acréscimo do décimo terceiro mês em alguns anos do ciclo acontece para compensar a defasagem de tempo entre anos lunares e anos solares.

O mês de um calendário lunar dura 29 dias, 12 horas, 44 minutos e 3 segundos criando uma diferença de tempo de cerca de 10 dias e 21 horas em relação ao calendário solar a cada ano. Com essa compensação do décimo terceiro mês a diferença entre ano lunar e solar cai para 7 minutos por ano.

Hosh Hashanah

Hosh Hashanah é o nome dado ao ano novo do calendário judaico e pode ser traduzido como dia do julgamento. De acordo com a tradição hebraico nesse dia Deus faz o julgamento das ações de cada indivíduo estabelecendo um rumo mais assertivo para o ano seguinte. No dia do ano novo é tocado o shofar que é um instrumento feito de chifre de animal.

Hosh Hashanah

Hosh Hashanah

O dia do ano novo é o primeiro dia do mês de Etanim (Tishrei), algumas comunidades celebram por dois dias incluindo o segundo dia desse mês nos festejos. Os reformistas fazem a celebração num único dia. Conforme a tradição rabínica esse é o dia em que Deus teria terminado a sua criação.

Ano Novo das Árvores e Ano Novo dos Reis

Embora seja o Hosh Hashanah que marca a mudança de ano no calendário existem outras duas datas de ano novo que são: ano novo das arvores (Tu Bishvat) e o ano novo dos reis. O último é celebrado no dia 15 Shevat e objetiva marcar o dia em que os dízimos da fruta são contados anualmente. Esse é o dia em que acontece uma festa em que são consumidos frutos típicos da terra de Israel e também são plantadas árvores em especial junto às crianças.

Por sua vez o ano novo dos reis acontece em 1 Nisan sendo um lembrete de que era a partir dessa data que tinha início o reinado dos reis judeus. Na prática o mês de Nisan é tido como o primeiro do calendário judaico. A determinação das datas de festas acontece considerando esse mês.

Gostou de saber mais sobre o mês de Etanim? Deixe seus comentários e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.