O Que Faz Um Mestre Cervejeiro

Você já ouviu falar em mestre cervejeiro? Sabe o que é isso? Se trata de uma profissão e que além de ser muito tradicional ainda possui uma pequena dose de mistério. Se diz que a cerveja é boa relativamente igual as pessoas que a fabricam.

Não pense que é simples a função de mestre cervejeiro e que o profissional não precise de qualificações, pelo contrário, elas são indispensáveis, e além disso, ele deve ter uma formação versátil. Sem falar que a tecnologia está fortemente presente na cervejaria e é preciso conhecê-la muito bem.

Um mestre cervejeiro tem a função de dirigir todo o funcionamento da produção da cerveja, supervisioná-lo, a fim de que funcione tudo como se deve. Ele deve estar envolvido em todo o processo de produção começando pela compra da matéria-prima. A função do mestre cervejeiro só termina quando as garrafas estão sendo cheias com o produto. E mesmo assim, ele ainda deve acompanhar todo o tempo de “vida útil” da cerveja. Também são funções do mestre cervejeiro:

  • Avaliar a qualidade dos materiais que serão usados na produção da cerveja, que são: trigo, lúpulo e trigo.
  • Participar da preparação do malte e de outros produtos auxiliares para a produção.
  • É responsável pela operação e manutenção dos equipamentos de produção e enchimento das garrafas.
  • Deve ter atenção sempre voltada para o controle de qualidade e inovação, com outras bebidas.

Antigamente, o mestre cervejeiro tinha função de agitar a mostura (processo que o amido do malte se transforma em açúcares menores) com as mãos, porém, agora, todo o processo é feito com a ajuda de máquinas de alta tecnologia. O que não diminui a responsabilidade do profissional que deve saber lidar bem com esse tipo de equipamento.

Como se Tornar um Mestre Cervejeiro

A profissão como mestre cervejeiro vem criando várias oportunidades. Isso porque o número de cervejarias para gastronomia e pequenas cervejarias aumentou muito nos últimos anos. Porém, para conseguir um posto de trabalho neste ramo é preciso se especializar e com isso, as chances aumentam ainda mais. Por exemplo, o conhecimento de bioquímica, analítica e microbiologia são um diferencial. Porém, o bom mestre cervejeiro é mais bem qualificado ainda se tiver conhecimento de higiene, energia e meio ambiente. Para completar, são necessários conhecimentos de economia e administração para que além de bom, o produto receba o valor de mercado correto.

Saiba que postos de trabalho para um mestre cervejeiro estão espalhados pelo mundo todo e são vagas bem atrativas que oferecem ótimos salários porque são valorizados.

Item por Item o que Faz um Mestre Cervejeiro

  • Dirige e supervisiona o processo de produção da cerveja, da escolha da matéria-prima até a decisão de formulação da bebida.
  • São eles os responsáveis pela qualidade da cerveja que foi produzida.
  • Em caso de pequenas cervejarias, fica a cargo do mestre cervejeiro, a escolha da embalagem que servirá para transportar a bebida.
  • O mestre cervejeiro deve fazer o planejamento e o orçamento financeiro da cervejaria.
  • E além disso, o profissional é responsável por toda a equipe de trabalho.

Que Habilidades são Necessárias Para ser um Bom Mestre Cervejeiro

  • Com menos de 5 anos de experiência não é possível ser um mestre cervejeiro e esses anos devem ter sido passados dentro de uma cervejaria na parte da produção do produto. (falando de uma pequena cervejaria). É o tempo necessário para que o profissional conheça todo o processo.
  • Para se tornar um mestre cervejeiro em uma grande cervejaria é preciso bem mais experiência, normalmente, como mínimo, 15 anos.
  • Outro requisito para quem gostaria de seguir a profissão é ter habilidades tanto de planejamento quanto organizacionais. Já que o posto de trabalho exige boa conduta da logística do processo da produção de cerveja.
  • E por fim, ter boa habilidade para gerenciar outras pessoas, que podem variar de 6, de uma pequena cervejaria a 50 funcionários.

Formação Para Ser um Mestre Cervejeiro

  • É necessário ter concluído o segundo grau e ter passado pela experiência de todos os setores do processo de produção da cerveja, que como mínimo, exige 3 anos.
  • Além disso, é exigido a frequência no curso de qualificação profissional que é feita em uma universidade técnica fora do país. (Normalmente, o curso é oferecido para o funcionário quando ele almeja ficar com o cargo de mestre cervejeiro da empresa em que já trabalha)
  • Se quiser fazer um segundo caminho é preciso ter formação superior em um dos seguintes cursos: biologia, química ou engenharia de alimentos. Fazer estágio em uma cervejaria. Não precisa ser por um logo período. E, em seguida, se especializar em engenharia em uma instituição fora do Brasil.
  • O estágio ou a experiência são exigidos porque se trata de um processo de produção muito complexo, que exige várias áreas de conhecimento.
  • A formação de mestre cervejeiro só pode ser concluída nos seguintes países: Bélgica, Alemanha, Estados Unidos e Espanha.
  • Na Alemanha: Universidade Técnica de Berlim, Universidade Técnica de Munique, Universidade Técnica de Berlim e Academia Doemens.
  • Na Bélgica: Universidade Católica de Louvain.
  • Na Espanha: Escuela Superior de Cerveza y Malta de Madri.
  • Nos Estados Unidos: Universidade da Califórnia de Davis e Siebel Institute of Technology de Chicago.

Normalmente, os melhores mestre cervejeiros do Brasil tinham a formação na Alemanha, e essa, durava 6 anos. Os cursos agora, não ultrapassam 2 anos, isso, quando o estudante já tem uma formação superior completa.

As Expectativas da Profissão de Mestre Cervejeiro Para o Futuro

Segundo pesquisas recentes de mercado, as vagas de trabalho de mestre cervejeiro se encontram  num momento estagnado. Nos Estados Unidos, no último ano, foi o mercado que mais recebeu novos profissionais, mas a previsão para os próximos 10 anos é que não movimente mais de 1,5% de vagas. Já no caso do Brasil, nos últimos 10 anos, o número subiu de 6,5%.

O que acontece é que o número de grandes cervejarias nos últimos anos, a nível mundial, vem diminuindo, enquanto as de pequenas cervejarias vem crescendo.

Como dá para perceber é uma profissão muito interessante, mas como qualquer outra, exige dedicação, conhecimentos sólidos, experiência e formação. Se você ficou interessado, procure já uma formação que seja um diferencial para sua escolha.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.