O Que É Movimento Grupado? Como Funciona?

O Que É Movimento Grupado? Como Funciona?

A Ginástica Artística

A ginástica artística – muito conhecida aqui no Brasil como ginástica olímpica – é uma das várias modalidades que constroem o conceito de ginástica, que é um termo que vem da palavra grego “gymnastiké” e significa algo próximo a arte de tornar o corpo forte e ágil por meio de um conjunto de exercícios sistemáticos do corpo, que podem ser realizados tanto no solo, quando com o auxílio de aparelhos. Esses exercícios podem tanto ter fins competitivos, quanto simplesmente educativos e terapêuticos.

Existem relatos que a ginástica surgiu realmente em sua forma de prática física ne época da pré história, porém, bastante diferente do modelo que conhecemos hoje em dia, já que suas características como modalidade de fato esportiva foram ganhadas somente no ano de 1881, na Alemanha, mais especificamente em escolas esportivas direcionadas para os homens.

Com isso, foi a ginástica artística o primeiro esporte realmente consagrado como um dos mais antigos, e isso acaba fazendo com que sua história se misture um pouco com a história da ginástica de modo geral, mas que no fim das contas isso não é muito influente, já que a evolução artística foi um processo posterior e muito relevante para os atletas da época.

Alguns anos após o estabelecimento da ginástica artística como esporte, mais precisamente no ano de 1896, esse esporte passou a ser de fato considerado um esporte olímpico, sendo até essa época praticado somente por homens. Esse cenário exclusivista se alterou somente em 1928, que foi quando as mulheres por fim ganharam o direito de praticar a ginástica artística e participar dos jogos olímpicos pela primeira vez. Essa ginástica sofreu ainda muitas alterações e evoluções, só ficando parecido com o que conhecemos hoje mais perto do ano de 1950, que foi também quando foram implementados os aparelhos em sua realização. Contrariando toda a história – já que a ginástica se tornou famosa no mundo como uma prática masculina – de meados do século XX até os dias de hoje, esse esporte se tornou mais popular e ativo entre as mulheres.

Ginástica Artística

Ginástica Artística

Atualmente, entre todas as modalidades da ginástica artística, as que mais chamam a atenção e são mais admiradas e destacadas, são as modalidades femininas. Existem ainda modalidades masculinas, e independente do gênero as apresentações e avaliações acontecem de forma individual. O tempo das apresentações variam entre trinta e noventa segundos, e podem ser realizadas em diversos aparelhos. Vale ressaltar que ainda que em grupo, sempre as equipes são separadas em femininas e masculinas, ou seja, não existem equipes mistas.

De modo geral os movimentos que os atletas realizam devem sempre contar com muita elegância, e ainda assim, passarem a sensação de coordenação, equilíbrio, flexibilidade, agilidade, e controle do corpo de forma geral. É possível perceber que os movimentos da ginástica são consideravelmente complexos, e é a respeito deles que o artigo de hoje visa tratar.

Os Movimentos Básicos Da Ginástica Artística E a Grupada

Como já foi apresentado acima, os movimentos da ginástica artística são rodeados por muita elegância, e por isso demandam muita competência, talento e treino dos atletas, para que assim eles consigam alcançar um patamar de excelência nesse ramo. O que muitas pessoas não sabem, é que a maior parte dos movimentos realizados pelos atletas já são pré estabelecidos, ou seja, já contam com nome próprio e com uma descrição do que o movimento pede. Claro que pode acontecer de um atleta acabar criando o seu próprio movimento, e com isso, ele se enquadra no grupo chamado “movimento criado por ginastas”, e alguns exemplos desse tipo de movimento são o Conner Spin, Dos Santos, Stützkehre, Hypolito 3, Tkachev, Korbut, Janz, Diamidov, entre outros.

Cada movimento básico da ginástica artística, conta com a descrição de sua execução, e também com valores específicos atribuídos pelos juízes. Porém, esses movimentos não são imutáveis, e podem sim sofrer algumas variações. Essas variações só podem acontecer durante uma troca de ciclo, que é marcado pela realização de uma Olimpíada, ou seja, essas modificações só ocorrem de quatro em quatro anos. Logo abaixo serão apresentados os movimentos básicos da ginástica artística, dando um enfoque maior para a grupada, que é o tema central do artigo. Todos os movimentos que serão apresentados podem ser realizados tanto nas competições femininas (WAG), quanto nas competições masculinas (MAG).

Avião: é uma posição considerada de equilíbrio, onde o ginasta deve permanecer com uma das pernas no chão e elevar a outra para trás do corpo, buscando estabilidade ao ficar com os braços abertos.

Avião

Avião

Empunhaduras: É o movimento que aponta as várias maneiras que o atleta pode segurar e se manter nas barras. Também são chamadas de pegadas, presas ou tomadas.

Giro de quadril pra trás: esse é um movimento que pode apresentar algumas variações de nomes, como oitava de apoio para apoio. Nele o corpo deve realizar um giro total ao redor do eixo transversal.

Parada de mãos: é a posição em que o corpo deve se manter estabelecido na linha do pulso. Os dedos das mãos devem ficar o mais afastados possível, para que assim um maior equilíbrio seja adquirido.

Salto pak: esse é um movimento que tem o papel de fazer com que o atleta passe de uma barra mais baixa para uma mais alta. Esse salto é considerado um movimento preparatório para outro, mas ainda assim ele ganha pontuações.

Salto Pak

Salto Pak

–  Abertura: é a ação que faz com que os músculos possibilitem a extensão de toda a articulação dos quadris.

Carpado: nesse movimento as pernas do atleta ficam estendidas de forma a construírem um ângulo com o tronco, que preferencialmente deve ser de noventa graus.

Estendida: é também uma posição em que o atleta fica parado, mas dessa vez o seu corpo deve ficar o mais próximo de uma linha reta possível, fazendo com que não se forme nenhum ângulo.

Flic-Flac: Assim como o salto pak, esse também é um movimento preparatório, mas dessa vez para as acrobacias. No flic-flac o ginasta deve erguer os seus braços, os deixando bastante esticados, e simultaneamente deve fazer com que os pés deixem o solo, com o auxílio de um forte impulso dos ombros. Esse movimento pode ser realizado tanto pra frente, quanto para trás.

Flic-Flac

Flic-Flac

Giro gigante: Esse é um giro que acontece ao redor da barra de 360º, onde o corpo deve ficar todo estendido.

Mortal: Nesse movimento o ginasta não gira em torno de si mesmo, e se locomove, seja para frente ou para trás. O mortal pode ainda contar com algumas variações, como  a estendida, a carpada e a grupada – sendo que a última será apresentada agora.

O foco do artigo de hoje é a grupada, que também é um dos movimentos básicos da ginástica artística. De modo resumido, no decorrer desse movimento o atleta deve flexionar todas as partes do seu corpo, de modo que ele fique todo próximo ao ponto central do indivíduo. Além disso, durante essa flexão os joelhos do atleta devem estar em contato com a testa, e a mão direita deve estar segurando a perna direita, enquanto a mão esquerda segura a perna esquerda.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.