Influência de Imigrantes no Estado do Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro foi um dos estados brasileiros que mais recebeu imigrantes de diferentes partes do mundo. Continue lendo para conhecer quais foram os principais imigrantes que contribuíram para a formação cultural do Estado da Guanabara e Estado do Rio de Janeiro, em particular a partir do século 19.

Povos Imigrantes no Estado do Rio de Janeiro

A seguir vamos apresentar os principais povos imigrantes no estado do Rio de Janeiro e a influência que tiveram para que esse estado se tornasse o que é atualmente.

Imigrantes Europeus

Os principais imigrantes europeus no estado do Rio de Janeiro são os alemães e os portugueses. No entanto, outros povos europeus também tiveram importância para o estado.

Imigrantes Alemães

A chegada dos alemães ao estado do Rio de Janeiro teve início no ano de 1808, inicialmente eles se concentraram na capital carioca. Alguns anos depois passaram a ocupar também a região serrana do estado, até hoje é forte a presença germânica por lá.

Imigrantes Alemães

Imigrantes Alemães

A partir do ano de 1828 se concentraram em Nova Friburgo ocupando o lugar de suíços que tinha ido embora. Fixaram-se em Petrópolis a partir de 1837, aliás, na cidade é realizada a Bauernfest que é a segunda maior festa de celebração da cultura alemã no país ficando atrás somente da Oktoberfest de Blumenau.

Imigrantes Portugueses

Certamente o maior grupo de imigrantes do estado do Rio de Janeiro, sua imigração foi mais intensa entre os séculos 19 e 20. O grande volume de imigração portuguesa começou a partir de 1808 quando a família real se mudou para o Brasil. Algum tempo depois a cidade do Rio de Janeiro se tornou a capital do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves recebendo ainda mais lusitanos, desde membros da corte até operários.

Imigrantes Portugueses

Imigrantes Portugueses

A imigração portuguesa também foi elevada na cidade de Niterói, em especial num bairro chamado Portugal Pequeno, um antigo reduto português, que era chamado antes de bairro Ponta d’Areia. Os portugueses contribuíram significativamente para o crescimento e urbanização da cidade.

Petrópolis também recebeu um grande número de imigrantes portugueses, em especial os da realeza que gostavam do clima ameno da região serrana. A arquitetura lusitana é muito presente na cidade que possui belos palácios e casarões.

Dentre as influências e legado deixados pelos portugueses no estado do Rio de Janeiro estão o Liceu Literário Português, Club de Regatas Vasco da Gama, Real Sociedade Clube Ginástico Português, Beneficência Portuguesa do Rio de Janeiro, Associação Atlética Portuguesa, Palácio Imperial entre outros.

Imigrantes Ingleses

Imigrantes Ingleses

Imigrantes Ingleses

Um dos povos que deu grande contribuição cultural para o Rio de Janeiro afinal foram os ingleses que introduziram o futebol no estado. Inicialmente o esporte era praticado na Fábrica Bangu e alguns anos depois foi fundado por ingleses o Fluminense Football Club, o primeiro clube do estado dedicado exclusivamente a futebol. De maneira geral os ingleses eram comerciantes e proprietários de fábricas tendo sido os responsáveis por parte das linhas férreas do estado.

Imigrantes Italianos

Os italianos também contribuíram para a formação do estado do Rio de Janeiro tendo se fixado em especial na capital, em Niterói, no noroeste fluminense, na região serrana e em Porto Real na porção sul do estado.

Imigrantes Italianos

Imigrantes Italianos

Imigrantes Finlandeses

Os finlandeses migraram para o Rio de Janeiro na primeira metade do século XX, em especial para a região do Vale do Paraíba e destaca-se dentre seus feitos a criação de um povoado chamado Penedo que está localizado aos pés do Parque Nacional de Itatiaia na cidade homônima.

Imigrantes Finlandeses

Imigrantes Finlandeses

Imigrantes Espanhóis

O número mais expressivo de imigrantes espanhóis no Rio de Janeiro se deu entre as décadas de 1840 e 1940. Acredita-se que mais de meio milhão de espanhóis vieram para o Brasil nesse período. Em geral eram pessoas das regiões mais pobres do país como Andaluzia e Galícia. As dificuldades da Guerra Civil Espanhola a partir de 1930 contribuíram para que os espanhóis deixassem sua terra natal.

Imigrantes Espanhóis

Imigrantes Espanhóis

Imigrantes Africanos

Em torno de 45% da população do estado do Rio de Janeiro é negra, trata-se de um reflexo de mais de quatro séculos de escravidão. Os escravos que haviam sido capturados em sua terra natal na África eram transportados navios negreiros até o Rio de Janeiro. Boa parte dos escravos do Brasil vinham de Angola, essa mão de obra era quase toda empregada nas plantações de café do Vale do Paraíba.

Em 1888 houve a abolição da escravatura e os ex-escravos se viram sozinhos sem nenhum tipo de amparo do governo.

Imigrantes Africanos

Imigrantes Africanos

Com muitas dificuldades e sem ter onde morar acabaram se instalando em lugares irregulares dando origem as favelas. A comunidade negra teve grande influência na música do estado por meio da criação de rodas de samba.

Os africanos se espalharam pelo estado do Rio de Janeiro como um todo tendo exercido menor influência na região serrana e sendo mais representativos na Baixada Fluminense assim como na Pequena África que está localizada na região portuária da capital. Nessa área fica localizado o Cais Valongo (o cais em que os escravos chegavam a cidade), a Pedra do Sal  (um dos maiores redutos do samba carioca) e o Morro da Providência (a primeira favela a ter sido formada por ex-escravos).

Imigrantes Asiáticos

Imigrantes Asiáticos

Imigrantes Asiáticos

Uma curiosidade histórica é que o Rio de Janeiro foi a primeira cidade do país a receber imigrantes chineses no século 19. Um grupo de cerca de 300 chineses foi trazido ao Brasil pelos portugueses, entre os anos de 1812 e 1819, para dar início ao plantio de chá.

Os imigrantes que vieram de Macau não obtiveram sucesso no cultivo e posteriormente os chineses acabaram se voltando para o trabalho em áreas urbanas em especial no comércio. Estima-se que cerca de 10% das lojas do SAARA pertencem a chineses.

Também houve imigração japonesa, esse povo se estabeleceu quase que totalmente na cidade de Macaé, primeiro núcleo colonial japonês no Brasil. Os japoneses se concentraram no desenvolvimento industrial do pescado na região.

Os colonos japoneses também se estabeleceram em outras regiões como a Baixada Fluminense e o Vale do Paraíba. Os imigrantes japoneses tiveram maior prosperidade na cidade de Itaguaí.

Imigração Sírio-Libanesa

Imigração Sírio-Libanesa

Imigração Sírio-Libanesa

Os imigrantes sírio-libaneses se concentraram na Rua da Alfândega até 1920, depois eles começaram um movimento de interiorização, nos anos 1930 começaram a ocupar bairros como Tijuca e Copacabana. É interessante observar que a imigração árabe para o Brasil foi urbana, esses imigrantes não viam para trabalhar na terra.

Já existia um núcleo de comércio na capital do estado quando os árabes chegaram, no entanto, eles acabaram se destacando e dominando essa área devido as suas estratégias mais eficientes de venda. Uma pesquisa concluiu que 60% dos armarinhos do SAARA em 1926 pertencia a árabes. Parte dos imigrantes sírio-libaneses se estabeleceu no município de Campos do Goytacazes, no Norte Fluminense, também como comerciantes.

Imigrantes Judeus

Inicialmente os judeus que imigraram para o Rio de Janeiro se concentraram na região da Praça Onze, não tão valorizada. Nesse ponto da capital carioca estavam sinagogas, clubes, oficinas tipográficas, alfaiatarias, lojas entre outros. A comunidade judaica se desenvolveu ao longo dos trilhos da Estrada de Ferro Leopoldina.

Imigrantes Judeus

Imigrantes Judeus

Os judeus passaram por um processo de migração dentro da cidade do Rio de Janeiro saindo dos bairros mais humildes para os bairros de maior poder aquisitivo como Barra da Tijuca, Leblon e São Conrado. O município de Nilópolis também teve uma grande colônia judaica formada em grande parte por imigrantes judeus poloneses e russos.

Imigrantes da América do Sul

Imigrantes da América do Sul

Imigrantes da América do Sul

A mais recente dentre as imigrações mencionadas nesse artigo, os imigrantes sul-americanos no estado do Rio de Janeiro são em sua maioria peruanos, bolivianos, paraguaios, colombianos e argentinos. De maneira geral esses imigrantes estão em busca de melhores condições de vida e trabalho se concentrando em atividades do comércio. Há um número significativo de argentinos no município de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos. Boa parte dos imigrantes é de Buenos Aires.

Gostou de saber mais sobre a imigração para o estado do Rio de Janeiro? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.