O Que é Farofeiro na Rave? O Que é Fritar na Rave?

Raves são festas realizadas em espaços afastados dos grandes centros urbanos como sítios ou galpões. Pode durar mais de 12 horas com muita música eletrônica e algumas expressões características e um tanto peculiares como farofa e fritar na rave. Se você está entrando agora no universo das raves e deseja entender um pouco melhor esses conceitos veio ao lugar certo, pois vamos te explicar e ainda apresentar algumas curiosidades sobre esse tipo de festa.

Afinal, O Que é Farofeiro na Rave?

 Quando a gente ouve alguém dizendo que outra pessoa é farofeira na praia já tem a imagem de alguém com isopores cheios de comidas e bebidas, não é mesmo? Pois, no contexto das raves ser farofeiro não tem nada a ver com comida. Basicamente farofeiro é aquele que gosta de música farofa.

A música farofa nesse caso nada mais é do que uma música eletrônica exagerada ou ainda uma música que segue alguns clichês como é o caso de muitas músicas pop cujo intuito principal é fazer os ouvintes dançarem sem necessariamente ter alguma mensagem relevante. Numa frase podemos encaixar essas expressões da seguinte maneira: “Fulano é farofeiro na rave porque dança mais as músicas farofa da Lady Gaga”.

Rave

Rave

É importante ressaltar que chamar uma música de farofa nesse caso não significa que é uma música ruim, apenas que tem um intuito mais dançante. Praticamente todos os artistas do pop têm em seu repertório as chamadas farofas que são muito importantes para aproximá-los dos seus fãs frequentadores de baladas e festas rave.

O Que é Fritar na Rave?

Em linhas gerais ‘fritar’ na rave significa apenas dançar muito, aproveitar ao máximo a pista. Algumas pessoas usam o termo fritar para se referir a quem usa drogas durante a festa, no entanto, é importante dizer que existe uma associação injusta de raves com consumo de drogas. Muitas pessoas que frequentem esse tipo de festa ou festival o fazem com a família toda e sem nenhum objetivo de usar substâncias ilícitas.

Obviamente que a forma como cada um se diverte durante uma festa de mais de 12 horas é bastante particular havendo aqueles que realmente usam substâncias psicoativas, porém, não é justo tornar isso uma classificação geral desse tipo de festa. Já faz tempo que as raves vêm tentando desconstruir essa imagem negativa que foi sendo atribuída ao formato ao longo das décadas.

Curiosidades Sobre Festas Raves

 Agora que você já sabe o que é ser farofeiro na rave e ‘fritar’ vai gostar de conhecer mais sobre algumas das principais curiosidades sobre esse tipo de festa. Vamos lá?

Quando e Como a Música Eletrônica Nasceu?

Credita-se a criação palpável das primeiras músicas eletrônicas ao engenheiro francês Pierre Schaeffer em 1948. Contudo, alguns instrumentos que deram origem a esse estilo musical já eram desenvolvidos desde a década de 1850. Schaeffer desenvolveu o chamado Music Concrete (traduzindo para o português significa Música Concreta).

O nome foi atribuído por se tratar de uma música produzida por meio de edicação de áudio em conjunto com sons externos naturais. O engenheiro utilizou em sua primeira produção de música eletrônica ruídos de toca-discos manipulando os sons por meio do sentido e velocidade com que o disco rodava.

Em 1951 foi à vez do alemão Werner Meyer-Eppler entrar para o meio da música eletrônica, antes ele trabalhava com sintetizadores com a tentativa de mesclá-los as suas produções. Os resultados foram bastante satisfatórios, na sequência ele se juntou ao compositor Herbert Heimert e também ao músico Robert Bever criando o primeiro estúdio dedicado à música eletrônica.

A diferença entre a música concreta desenvolvida na França para a música eletrônica criada na Alemanha era o uso de recursos eletrônicos, osciladores e sintetizadores. A música francesa usava ruídos naturais. Em 1954, o alemão Karlheinz Stockhausen, entrou para o estúdio e tornou-se um grande destaque por ser bastante visionário. Dois anos após sua entrada, em 1956, passou a incluir vocais ao som eletrônico.

Qual a Origem da Cultura Rave?

A expressão rave passou a ser usada na década de 1950 para identificar partidos boêmios. A palavra passou a estar relacionada à juventude moderna da época e suas festas com um quê de selvagem. No entanto, mesmo sendo um termo muito usado entre os músicos acabo desaparecendo para voltar a ser usado na década de 1980.

A cultura rave que nasceu na década de 1980 não tinha relação somente com festas de longa duração e música eletrônica, também se relacionava a comportamentos como dançar ao luar. Não demorou para que a cultura rave passasse a ser relacionada ainda ao consumo de drogas ilícitas como ecstasy, cocaína entre outras. Inicialmente as festas raves eram chamadas popularmente de Summer Acids. Nessas festas havia músicas eletrônicas e músicas psicodélicas.

As festas rave começaram a ser realizadas em armazéns e locais afastados dos grandes centros urbanos para que não houvesse problema com o volume da música. Parte da sociedade não via com bons olhos as festas rave, no Reino Unido as raves enfrentaram grande resistência. A cultura rave se espalhou mais fortemente em cidades como Montreal no Canadá, San Francisco, Los Angeles e Chicago nos Estados Unidos.

Cultura Rave Pelo Mundo

 O processo de espalhamento da cultura rave pelo mundo aconteceu de forma um tanto quanto lenta. A cultura rave se tornou muito popular nos Estados Unidos e a partir de lá foi chegando a outras localidades.

Na tentativa de descontruir a imagem de que a cultura rave se resumia ao consumo desenfreado de drogas teve início um processo de busca por outros propósitos como a busca pela paz mundial, maior responsabilidade pelas atitudes tomadas e espalhar o amor.

Como já citamos ainda existe uma imagem equivocada de que os participantes de festas rave comparecem aos eventos para usar drogas quando na verdade grande parte deles quer mesmo é curtir música eletrônica de qualidade com amigos e familiares. O que parte das pessoas que frequentam as raves faz não pode se tornar uma definição para os demais participantes.

Gostou de conhecer mais sobre termos usados em festas rave e sobre a história da cultura rave? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.