O Que é CNPq?

Além de ajudar na formação para encontrar novos pesquisadores de origem nacional também trabalha de forma ativa para aumentar o nível de pesquisar científica e em tecnologia. Representa instituição que se relaciona da forma direta com o Ministério da Ciência. A sigla significa: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Criação data da metade do século XX, quando o poder público compreendeu a necessidade de criar a instituição para acompanhar o desenvolvimento global.

Quais Principais Objetivos do CNPq?

Desde o ano de 1951, momento em que foi criada, a instituição faz trabalhos indispensáveis não apenas para ajudar a criar artigos políticos relacionados com temas científicos e tecnológicos como também em implantar programas de incentivo aos setores inerentes ao órgão. Em termos práticos a evolução científica em território nacional consiste em elemento chave que evolui no país também por causa das ações que são desempenhadas por CNPq.

O órgão tem importância fundamental no sentido de servir como espécie de selo que reconhece a autenticidade e qualidade dos órgãos de pesquisas que estão espalhadas no hemisfério nacional. Ao ter o reconhecimento de forma internacional os pesquisadores de origem nacional ganhar maior valor em notoriedade quando existe o reconhecimento por parte do CNPq.

A instituição trabalha no sentido de defender de forma prática a soberania nacional sob a ótica do desenvolvimento sustentável. A organização tem papel fundamental para contribuir com o aumento das fronteiras não apenas sob a ótica geográfica como também do saber em termos inovação, tecnologia e ciência. Atua de forma direta para coletar e analisar dados do quadro nacional com o sentido de formular políticas que estimulam o crescimento no setor.

Como visão o CNPq trabalha de forma direta para desenvolver em nome do povo brasileiro e para ganhar o reconhecimento em nível nacional e internacional por conta da excelência dos programas que promove. Além de formular as leis, também ajuda não apenas na implantação como também em acompanhar e avaliar os resultados de modo específico.

CNPq trabalha sob a ótica de fomentar e fazer a promoção da evolução em termos científicos sob a ótica da pesquisa e em consequência dos programas que formam RH em níveis qualitativos para melhorar a qualidade das pesquisas que acontecem em distintos formatos do saber. Outro objetivo da instituição ligada ao Ministério da Ciência consiste nos atos de projetar ferramentas que servem para não apenas coletar como também analisar com olhares analíticos a quantidade de dados e o conteúdo informativo.

Armazenar os dados coletados representa objetivo e missão da CNPq, bem como faze por intercâmbio de informações que são distribuídas entre diferentes países ou que se reservam à inteligência nacional. Além de estar constantemente promovendo instrumentos, ferramentas e normais que se dedicam de forma específica em aprimorar os métodos para desenvolver a ciência e tecnologia, assim como as atividades que se reservam de forma específica para difundir ou absorver assuntos que se relacionam com assuntos inerentes à causa da ciência.

De forma constante a CNPq se envolve com acordos que se relacionam de forma direta com convênios que ajudam a evoluir a ciência e tecnologia do país. Existem inclusive projetos que funcionam em intercâmbio com centros científicos estrangeiros do setor público ou da iniciativa privada.

Nesse sentido durante a temporada anual existem centenas de reuniões que são apoiadas por membros do CNPq para aumentar o nível de discussão e no sentido de compreender o quadro em geral para implantar políticas que se associam com as principais demandas que existe no quadro atual da ciência dentro do país. Outro ponto de suma importância que acontece por causa das ações do Conselho está na promoção de estudos para desenvolver conceitos tecnológicos ou de ciências aplicadas, desde que o projeto a estudar se conectar com as procuras que existem no hemisfério nacional.

De forma constante os representantes do CNPq fornecem assistência técnica em ciência em tecnologia aos empresários que necessitam de ajuda nas áreas de competência. Por vezes são ofertados serviços que não apenas resolvem problemas como ajuda a solucionar. O conselho trabalha de forma quase incessante para encontrar finanças públicas ou privadas que apoiem a aquisição de equipamentos ou insumos que ajudam nas pesquisas, conforme os parâmetros que se estabelecem no código legal e nacional.

Por fim e não menos importante está a missão de atual como agente que serve para credenciar organizações científicas, desde que as mesmas estejam enquadradas nas regras constitucionais inerentes ao campo da ciência e tecnologia. Por ser Conselho que se relaciona de forma direta com o Ministério de Ciências existem regras que possibilitam a compre de bens com descontos no sentido de aprimorar as atividades;

Um Pouco de História: CNPq

O cenário estava no final da Primeira Guerra Mundial, momento no qual os representantes do poder político e da elite nacional perceberam que a ciência e tecnologia do país se encontram em atraso ao comparar com o cenário de outros países. A ABC (Academia Brasileira de Ciências) se preocupou de forma exclusiva e alertava os governantes sobre a necessidade de criar órgão oficial para apoiar o país em termos científicos e tecnológicos.

No começo da década de trinta do século XX foi sugerida ao governo federal a necessidade de criar o Conselho. No começo da segunda metade na mesma década, Getúlio Vargas encaminhou a proposta ao Congresso Nacional, visto que o principal interesse do poder público da época estava na busca por modernização no setor agrícola. Porém, o projeto não seguiu em frente em consequência da falta de visão dos governantes no setor.

Com o final da II Guerra Mundial a necessidade de investir em ciência e tecnologia bélica ficou evidente, do contrário o país poderia ser invadido com facilidade por grandes potências do capitalismo que disputavam a Guerra Fria. Eurico Gaspar Dutra na figura como presidente sugeriu a criação imediata do Conselho, no ano de 1949. Porém, apenas depois de dois anos repletos de debates sobre o assunto Gaspar Dutra sancionou a lei que promoveu a criação do CNPq. A história aponta que o presidente sancionou poucos momentos antes de entregar a faixa presidencial ao GV.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.