O Que Acontece Com os Pulmões de um Fumante? E o Estômago?

O Cigarro

O cigarro é um produto criado visando consumidores maiores de idade, sendo ele constituído de uma forma cilíndrica, onde na parte de dentro possuem folhas de tabacos bem finas que estão envolvidas por um papel próprio de cigarros, sendo que toda essa estrutura faz com que se torne possível realizar o fumo e a inalação de todas essas substâncias, levando as até o interior do organismo.

É obvio que para que o cigarro proporcione todas essas ações, é necessário que se coloque fogo em uma das pontas do produto, para que assim seja iniciada uma combustão do corpo desse artigo, que acontece de maneira lenta, enquanto a outra ponto do cigarro está ente os lábios do usuário.

Nessa ponta que se encontra em contato com os lábios do indivíduo fumante, na maioria das vezes é possível encontrar um filtro, que tem como função, assim como o nome diz, filtrar, ou seja, realizar a retenção de algumas impurezas e / ou aditivos que se encontram entre as várias substâncias que existem no cigarro.

Dessas substâncias que foram apresentadas acima, existe uma que é considerada predominante, já que é a encontrada em maior quantidade, que é a nicotina. Essa substância é um elemento que age no organismo de uma maneira psicoativa, isso é, ela consegue modificar alguns aspectos e parâmetros do sistema nervoso central de um ser humano, fazendo assim com que consequentemente sejam modificadas também outras funções do corpo de um indivíduo, como por exemplo fatores como a consciência, a concentração, a percepção de tempo e espaço entre outros, sendo que essas alterações as responsáveis por dar ao cigarro essa característica de ser extremamente viciante.

Inicialmente, o cigarro não foi criado com a função que ele tem hoje, mas sim, para que se utilizasse com finalidades terapêuticas, o que difere extremamente do que conhecemos atualmente. Ainda em sua origem, o tabaco ao invés de ser fumado, era inalado no formato de um pó completamente fino, que era chamado de rapé. Hoje em dia, depois de muitos anos terem se passado, o cigarro se modificou totalmente, e além das mudanças em sua estrutura, também teve modificações em sua finalidade, passando a ser visto como uma forma de prazer, de afirmação social e dá ainda um ar de sensualidade.

Ao passar a ser tão bem visto assim, várias outras cosias acabaram acontecendo ao redor do cigarro, sendo que o que mais chamou a atenção foi a grande exaltação e o fato de o cigarro ter passado a ser superestimado, e isso, juntamente com a intensificação do marketing e da publicidade e propaganda, fez com que a popularidade do cigarro crescesse ainda mais, juntamente com suas vendas que se elevaram de forma intensa. Tudo isso fez com que o cigarro passasse a ser associado com coisas boas, e não só os adultos ficaram realizando o consumo, mas os jovens também passaram a se interessar, o que foi um fato extremamente preocupante e acabou acarretando a proibição das propagandas de cigarros na mídia aberta, principalmente na televisão.

Na maior parte das vezes o primeiro consumo de cigarro acontece ou por curiosidade, ou por vontade de a pessoa ter boas sensações e também de se sentir bem vista e incluída em um grupo de amigos, por exemplo, mas além disso, ale pode ser ainda considerado um ritual de fonte de prazer. Porém, a partir do momento que uma pessoa fuma pela primeira vez, ela já corre o perigo de se viciar, já que com o cigarro isso pode acontecer de uma forma absurdamente rápida intensa, e é exatamente por isso que muitas pessoas até mesmo consideram o vício no cigarro mais forte do que outras drogas, seja o álcool, ou ainda as drogas ilícitas, como a cocaína e a heroína.

O composto que se encontra no interior de um cigarro é basicamente um aglomerado de substâncias químicas unidas em um gás, sendo que as principais dessas substâncias são a nicotina – que se encontra em maior quantidade – mas ainda contando com outros elementos, como é o caso do monóxido de carbono e da acroleína. Todas as substâncias de um cigarro somam um número de quarenta mil, onde dessas, pelo menos cinquenta são cancerígenas, e é aí que se iniciam os inúmeros malefícios do cigarro.

Nicotina

Nicotina

Como já foi apontado acima, é muito difícil acreditar que existam pessoas que desconhecem os malefícios do cigarro, já que o seu consumo continua extremamente frequente ao redor do mundo. Além de já possuírem conhecimento, existem também muitas campanhas de conscientização sobre os seus males e perigos, inclusive no verso das próprias embalagens de cigarros, que difundem essa informação. Os malefícios do cigarro atingem todo o corpo de uma pessoa e até mesmo sua parte social e psicológica, e abaixo serão apresentados os malefícios em dois órgãos: os pulmões e o estômago.

Malefícios Do Cigarro Para Os Pulmões

A primeira parte do corpo que vem em mente quando se pensa nos prejuízos do cigarro é o pulmão e toda a parte do aparelho respiratório de modo geral, já que assim que uma pessoa coloca o seu cigarro na boca, a fumaça que contém nicotina entra no corpo e vai para os pulmões, transportando a nicotina rapidamente para a circulação, e consequentemente por todo o corpo, inclusive para o cérebro, que é onde passará a realmente realizar sua ação.

Uma das primeiras coisas que acontecem nos pulmões de um fumante – principalmente os dos jovens fumantes – é a iniciação de uma reação inflamatória que é ocasionada pela alta temperatura da fumaça que é inalada. Como reflexo disso a pessoa possa a ter tosses frequentes e umas espécies de baforadas, mas esses sintomas somem com o passar do tempo, mas todo o estrago no interior do corpo continua acontecendo, já que essa agressão térmica que o cigarro proporciona faz com que sejam gerados radicais livres (que são partículas de oxigênio) e eles fazem com que as células se oxidem, destruindo toda a base dos pulmões com o passar do tempo.

Outro ponto extremamente negativo dos cigarros para o sistema respiratório são as lesões do revestimento interno do mesmo, já que ele não consegue aguentar o nível de toxidade e de temperatura da fumaça, o que também afeta as células fortemente, fazendo com que sejam formado mucos, inflamando e destruindo os brônquios e os alvéolos (sendo que o primeiro é chamado de bronquite e o segundo é chamado de enfisema pulmonar). É claro que todos esses malefícios podem se tornar coisas ainda piores, como aa falta de ar para a realização das mais simples atividades, ou ainda doenças mais severas e graves, como é o caso de câncer, por exemplo.

Porém, dizer que o cigarro faz mal somente para o pulmão e para o sistema respiratório é um equívoco, porque além disso, ela também atinge outras partes do corpo, como o estômago, por exemplo, e são eles que serão tratados agora.

Malefícios Do Cigarro Para O Estômago

Que o cigarro afeta o sistema respiratório é claro, mas infelizmente, ele não fica só nisso, e afeta várias outras partes do corpo, como é o caso do estômago e também de todo o sistema digestivo, ocasionando até mesmo vários tipos de cânceres, como é o caso do câncer de estômago e os pólipos no sistema digestivo.

Outros tipos de malefícios para o estômago ocasionados pelo cigarro são a azia, que é a sensação dolorida e irritada no estômago e que também faz com que o ácido da digestão se eleve até o esôfago. Os pólipos do cólon também podem ser ocasionados pelo uso do cigarro, sendo que assim eles passam a se formar, seja ao longo de toda a mucosa ou no reto.

Malefícios Do Cigarro

Malefícios Do Cigarro

Infecções hepáticas também pode ser causadas pelo hábito do fumo por muitos anos, sendo as principais delas a cirrose biliar, a infecção hepática não alcoólica, entre outros problemas. A doença de Crohn também tem seus riscos de desenvolvimento mais forte em fumantes, sendo essa doença também uma condição de inflamação intestinal, que gera bastante dor. Úlceras hepáticas também tem o desenvolvimento favorecido em fumantes, juntamente com as úlceras pépticas, os cálculos biliares e a pancreatite.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.