Museu Egípcio de Turim

A Comuna De Turim

Turim é uma comuna italiana – maneira como são chamadas as comunas da Itália – que se localiza região do Piemonte (mais especificamente no noroeste do país), sendo inclusive a capital e maior cidade dessa região e também a quarta maior cidade da Itália como um todo, contando assim com uma população de mais de novecentos mil habitantes, ficando somente atrás das comunas italianas de Roma, Milão e Nápoles. Sua área de extensão territorial é de cerca de cento e trinta quilômetros quadrados e as comunas que fazem fronteira com Turim são: Venaria Reale, Borgaro Torinese, Collegno, Baldissero Torinese, Pino Torinese, Pecetto Torinese, Moncallieri, Settimo Torinese, San Mauro Torinese, Rivoli, Grugliasco, Orbassano, Beinasco e Nichellino.

A cidade de Turim tem alguns pontos muito importantes e que fazem com que a cidade seja ainda mais relevante, tanto para a região do Piemonte, como para aa Itália de modo geral. O primeiro desses pontos é que é na cidade que se encontra a sede da FIAT, que é uma das principais e mais famosas fabricantes de carros de todo o mundo. Além disso, outro fator é que Turim foi, no ano de 2006, a cidade sede dos Jogos Olímpicos de Inverno.

É possível perceber que a indústria tem uma força muito significativa no país, especificamente a FIAT, que é muito conhecida ao redor de todo o planeta. Assim sendo, Turim encontra-se em quarto lugar no ranking de comunas italianas que mais contribuem nos aspectos produtivos e econômicos do país inteiro.

Turim se localiza na área noroeste do país italiano, sendo que a comuna fica em uma região extrema do ocidente, bem na planície do Rio Pó, que é um rio que deságua no mar Adriático. Na região oeste a comuna é cercada pelos Alpes – que são uma famosa cadeia montanhosa que se estende por toda a Europa –, e ao leste é cercada por morros da região de Monferrato. Além do Rio Pó, outros dois também passam pela comuna, que são o Rio Doria Riparia e o Rio Stura di Lanzo e Sangone.

Além de todos os pontos que foram apresentados, é importante ressaltar que outro fator que é extremamente característico para uma cidade é a sua cultura, e com Turim não seria diferente. Lá, sendo uma cidade consideravelmente grande, existem muitos atrativos nesse sentido, sendo um dos principais deles o Museu Egípcio de Turim, que é o foco do artigo de hoje e que será apresentada em maiores detalhes logo abaixo.

O Museu Egípcio De Turim

O Museu Egípcio de Turim, que tem como nome oficial Museu de Antiguidades Egípcias de Turim (ou ainda Museo dele antichità egizie di Torino) é um museu que se localiza na cidade de Turim e que conta com uma imensa quantidade de itens do Egito de todo o mundo, sendo considerada até mesmo uma das maiores coleções do mundo, já que lá são cerca de seis mil e quinhentas peças expostas e  mais de vinte e seis mil reservadas.

O responsável pela fundação do museu foi Carlos Félix da Sardenha, que foi um Rei da Sardenha, no ano de 1824, sendo que ele conseguiu a aquisição Drovetti, através de escavações feitas por Bernardino Drovetti, que foi um cônsul francês no Egito, facilitando assim todo o processo. Com o passar do tempo, as coleções existentes no museu foram crescendo e se ampliando, com a ajuda das escavações de Ernesto Chiaparelli, que foi um arqueólogo e egiptólogo (especialista em estudos do Egito Antigo), que se tornou ainda diretor do museu no mês de setembro de 1894, ficando nesse posto até a sua morte, que aconteceu trinta e quatro anos depois, em 1928.

O acervo do museu é muito famoso ao redor do mundo todo, já que grande parte das peças de lá são extremamente exclusivas, sendo as principais delas: o Papiro de Artemidoro, as várias vasilhas que são de épocas como a Nacada I e a Nacada II, a época pré dinástica, e dos Impérios Médios e Novos, as Maquetas dos túmulos de Minotepe e Upuautemate, o sarcógrafo de Duaenra, a estátua sentada de Ramessés II (da XIX dinastia egípcia), as estátuas de Tutemés I e III, a estátua de Amenófis I (da XVIII dinastia egípcia), a estátua sentada da princesa Redite (da III dinastia egípcia), a estatueda de madeira de Amósis Nefertari, as estátuas de Horemebe e Mutnedymet, a estátua colossal de Seti II, a Capela do túmulo de Maya (da XVII dinastia egípcia), as Máscaras de gesso da época greco romana, o Papiro do Cânone Real de Turim ( da XIX dinastia egípcia), entre vários outros, que fazem com que a visita ao museu valha muito a pena.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.