Qual é o Processo de Composição de uma Sinfonia?
Quando ouvimos uma sinfonia, nem sempre paramos para pensar em todo o trabalho que o compositor teve. Afinal, são vários instrumentos que compõe uma sinfonia, e o compositor deve estar atento ao som de cada um deles para que a música fique harmoniosa.
Durante os séculos 18 e 19 muitas sinfonias clássicas costumavam seguir um padrão, que pode ser observado na Quinta Sinfonia de Beethoven. A composição criada por Beethoven entre os anos 1804 até 1808 segue como uma das sinfonias mais executadas até hoje.
Para criar a sinfonia o autor deve escolher primeiro uma base para a melodia, que pode ser de piano, por exemplo. Depois o compositor vai definir a partitura para cada instrumento que fizer parte da melodia.
Todas as sinfonias clássicas possuem quatro partes dividindo a música. Antigamente tudo devia ser feito na mão, mas hoje em dia existem softwares que conseguem realizar esta tarefa. No entanto, o uso do software retira a espontaneidade da música.
Partes da Quinta Sinfonia
Geralmente as sinfonias “contam” alguma história. No caso da Quinta Sinfonia, o destino bate à porta – por isso o “tchan tchan tchan tchaaan”. A história pode passar por momentos suaves ou de confrontos, e isso dita a seqüência da música.
Na hora do duelo, os instrumentos “brigam” entre si, cada um querendo ser mais imponente e importante para a música do que o outro. Isso se percebe pela sobreposição de tons. Depois desta etapa, os instrumentos se “reconciliam”, um complementando o som do outro.
Muitas sinfonias possuem também a “batalha final” feita na forma de sonata, onde a corda é usada para indicar o “vencedor”. Na Quinta Sinfonia, todos os instrumentos são usados. O vencedor é o tema – o destino.
Os Instrumentos que Podem Fazer Parte da Sinfonia
Quatro tipos de instrumentos são usados durante a execução da sinfonia. O primeiro grupo é o de metais, categoria da trompa e da corneta. O segundo grupo é de Sopro Madeira, que compreende o oboé, o fagote, a flauta e a clarineta. As Cordas são representadas pelo violino, viola e violoncelo, além do contrabaixo. Finalmente vem a percussão, com o tímpano.
A intensidade com a qual esses instrumentos serão tocados é definida em uma escala de seis pontos: o piu fortíssimo, o fortíssimo, o forte, o piano e o pianíssimo. O piu fortíssimo é o mais alto, e a altura vai diminuindo em cada ponto até chegar no pianíssimo, que é quase um sussurro de tão baixo.
Duração
O tempo de duração varia de acordo com a orquestra que está executando a sinfonia. Algumas podem durar mais de 60 minutos por exemplo. A Quinta Sinfonia de Beethoven dura aproximadamente meia hora.
Neto