Os legítimos contrabaixos são instrumentos usados com maior frequência em orquestras se forem levadas épocas contemporâneas. Alguns contrabaixistas de Jazz ainda utilizam este instrumento em certas apresentações especiais. Seu som é muito mais tendenciado para o grave, propiciada principalmente pela sua estrutura emadeirada. Os modelos tradicionais não possuem casas para separar as notas, deixando seu uso estrito para profissionais.
Durante apresentações de músicas clássicas costuma ficar justamente no canto do palco devido ao seu potencial de sonoridade.
Possui tamanho grande e normalmente é tocado por homens que possuem mão grande e ágil para alcançar as melhores escaladas qualitativamente.
Com o passar dos anos e a chegada do rock, este baixo caiu em desuso. Foi usado com bastante assiduidade até a metade do século passado, sendo substituído pelo contrabaixo elétrico que funciona com cubos ou amplificadores. Contrabaixos possuem apenas quatros cordas e coordena a espinha dorsal do ritmo de qualquer sonoridade.