Dicas para ficar bem informado em ano de Copa do Mundo
Ler um bom livro é um hábito excelente: contribui para a cultura, melhora o conhecimento gramatical e ainda permite um momento de diversão. No entanto, mesmo com todas essas vantagens a criançada hoje em dia está lendo cada vez menos.
Que tal contribuir para difundir os livros? Uma ótima maneira é indicando livros que possuam assuntos de interesse da garotada, pois assim eles se sentirão interessados.
Em ano de Copa, nenhum assunto é tão atrativo e atual para os jovens quanto a Copa do Mundo – e justamente por isso é uma excelente idéia para livros e até presentes.
Veja uma lista de livros interessantes sobre o futebol:
– As Melhores Seleções Brasileiras de Todos os Tempos
Este livro publicado pela editora Contexto fala, como o próprio título já diz, sobre as melhores seleções que o Brasil já teve.
O escritor é o locutor e jornalista esportivo Milton Leite, que trabalha na Rede Globo.

Brasileiras
– As Melhores Seleções Estrangeiras de Todos os Tempos
O livro também é lançado pela editora Contexto, que explorou muito bem o assunto do futebol.
O autor, porém, é outro: Mauro Beting.
A temática também é óbvia: mostra quais foram as melhores seleções estrangeiras de todos os tempos, e serve como um complemento ao livro escrito por Milton Leite.

Complemento
– O Mundo das Copas
A editora que publica este livro de curiosidades sobre o maior torneio futebolístico do mundo é pouco conhecida, a editora Leya. O livro traz detalhes e curiosidades sobre todas as Copas, desde a primeira edição do evento.
As curiosidades exploram os recordes, os melhores e piores momentos, entre outros detalhes sempre presentes neste tipo de publicação.
– Recordes do Futebol 2010
A editora Ciranda Cultural lançou este livro que também fala sobre os recordes das Copas. É como se fosse um “Guiness Book” do futebol, que fala sobre coisas inúteis, mas sempre interessantes de saber, o popular “conhecimento de bar”. Entre as curiosidades estão o menor tempo que um jogador jogou antes de ser expulso, o jogador mais novo e o mais velho a marcar um gol em uma Copa, e outros recordes interessantes.

Recordes das Copas
– O Caneco Dourado
O livro escrito por Edy Lima foi publicado pela editora Companhia das Letras. O autor é um premiado escritor infanto-juvenil, que já ganhou prêmios importantes, entre eles o Jabuti.
– 11 Gols de Placa
Este livro da Record e Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo mostra um lado nada glorioso do futebol: a corrupção em campo.
O projeto é coordenado por Fernando Molica.
– Pelé 70
Uma obra sobre o grande astro do futebol no Brasil não poderia ficar de fora da seleção. A obra foi publicada pela editora Realejo.
Andressa Silva.