Dom Casmurro

Em 2008 comemorou-se o centenário da morte do grande escritor brasileiro Machado de Assis. Inúmeras homenagens foram feitas e alguns de seus livros passaram a ser objeto de apreciação para quem não os conhecia. Dom Casmurro é um deles. Um clássico que deveria ser apreciado antes que as pessoas se interessassem por ler títulos como A Menina que Roubava Livros e 1808. Os livros de Machado trazem ao leitor um mundo de personagens complexos sem nunca deixar de lado a mais fina ironia e o humor.

Dom Casmurro

Dom Casmurro

Em Dom Casmurro, o amargurado Bento Santiago narra a história de sua vida e juventude quando era conhecido por Bentinho. Aqui o narrador traça o perfil de suas dores e paixões por uma das mais fortes personagens da literatura nacional: Capitu. Machado de Assis, como bom Alquimista das letras não dirige o leitor em uma precipitada tomada de decisão em momento algum. Capitu teria ou não, traído o então envelhecido e cheio de Cólera marido, Bento Santiago, o Bentinho? A história fala muito mais do que apenas de uma suposta traição. Em Dom Casmurro somos colocados diante de dois dilemas recorrentes na época e talvez até atuais: a situação econômica pejorativa de um dos noivos e a falta de confiança.

Machado de Assis

Machado de Assis

Bentinho era uma homem de família rica que se apaixona pela menina pobre esperta e avançada que cria mil formas de livrá-lo do seminário. Mas mesmo pobre e sendo do sexo feminino Capitu vence a batalha. Bentinho vai estudar direito em São Paulo e quando se torna Doutor ocorre o casamento. Do convívio do casal Bento e Capitu com o casal de amigos Escobar e Sancha, nasce o fantasma da traição. Após várias tentativas de terem um filho, Bento e Capitu finalmente conseguem. Sinalizando Finais Felizes, nasce Ezequiel e os casais passam a conviver mais intensamente ainda. Escobar morre afogado e a cada dia que passa, Bento vê em seu filho mais e mais semelhanças com o amigo falecido. Assim o personagem principal de Dom Casmurro se convence de que seu amor Foi Apenas um Sonho e que, na verdade, fora traído pela mulher. O casal se separa e Bentinho transforma-se no tristonho e amargo Dom Casmurro. Capitu morre no exterior e Ezequiel é rejeitado continuamente pelo pai até que também morre de febre durante uma pesquisa arqueológica em Jerusalém.

Livro Dom Casmurro

Livro Dom Casmurro

Depois de tão Grave Amor, o narrador constrói uma casa como a da sua infância e decide escrever as páginas de sua história para tentar recuperar o sentido da vida, mas não consegue. Em Dom Casmurro o tempo da narrativa de Bentinho não é cronológico e sim psicológico pois ele se volta para suas experiências. Sua narrativa é subjetiva, descrevendo Capitu como volúvel e sensual, em função do ciúme. Dom Casmurro faz um relato ressentido da vida, e assim Machado de Assis ensina que o leitor não pode confiar nos próprios olhos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Livros

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.