Latim

A Língua Latina é uma linguagem Itálica, originalmente falada no Lácio e na Roma Antiga. Com a conquista romana, o latim se espalhou para países da bacia mediterrânica, incluindo uma grande parte da Europa.

Latim

Latim

Línguas latinas como o aragonês, o corso, catalão, francês, italiano, português, romeno, sardo, espanhóis e outros, são descendentes do latim, enquanto muitos outros, especialmente as línguas européias, que herdaram e adquiriram grande parte do seu vocabulário dele .

O latim era a língua internacional da ciência e da bolsa de estudos na Europa central e ocidental até o século 17, quando foi progressivamente substituído por línguas vernáculas.

Legado

Sobre

Sobre

A herança latina foi entregue nestes gêneros gerais:

* Inscrições.
* Literatura latina.
* Palavras em latim e nas línguas modernas, conceitos e terminologia científica.
* Uma extensa tradição de ensino da língua latina, incluindo gramáticas e dicionários.

A maioria das inscrições foram publicadas em acordos a nível internacional, monumental, multi-volume da série denominada Corpus Inscriptionum Latinarum (CIL). Autores e editores variam, mas o formato é aproximadamente o mesmo: os volumes de detalhamento, inscrições com um aparato crítico indicando a procedência e as informações relevantes.

A leitura e interpretação destas inscrições é o assunto do domínio da epigrafia. Além de cerca de 180 mil inscrições conhecidas as obras de várias centenas de antigos autores que escreveram em latim, sobreviveram no todo ou em parte, em obras importantes ou em fragmentos a serem analisados em filologia.

Eles são, em parte, o assunto do campo de clássicos. Suas obras foram publicadas em forma de manuscrito antes da invenção da imprensa e agora existem em edições cuidadosamente anotada impressos, tais como a Loeb Classical Library pela Harvard University Press.

Houve também uma grande influência latina na lígua inglesa. No período medieval, muito desta influência ocorreu com o uso eclesiástico estabelecido por Santo Agostinho de Cantuária, no século 6, ou indiretamente, após a conquista normanda, por meio da língua anglo-normanda. De 16 a 18 séculos, escritores Ingleses criaram em conjunto um grande número de novas palavras a partir de raízes latinas e gregas.

Estas palavras foram apelidados de “termos tinteiro”, como se tivessem derramado de um pote de tinta. Muitas dessas palavras foram usadas uma vez pelo autor e, em seguida, esquecida, mas alguns foram tão úteis que eles sobreviveram. Imbibe e extrapolar tinteiro são termos criados a partir de palavras latinas. Muitos dos mais comuns polissilábico palavras em Inglês são simplesmente adaptado formas Latina, em um grande número de casos, adaptado pelo francês antigo.

Pronúncia

Línguas

Línguas

A pronúncia do latim pelos romanos na Antiguidade pode ser reconstruída a partir de evidências nas línguas românicas, a transliteração e do grego, e as declarações dos autores antigos si.

A grafia latina parece ter sido uma representação bastante próxima da pronúncia, mas algumas distinções não apareceram na ortografia. Em particular, todas as vogais podem ser longas ou curtas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.