Jorge Amado

Quem já não ouviu falar em Jorge Amado? Grande jornalista, romancista e memorialista brasileiro, nascido na Bahia no ano de 1912. Começou sua trajetória como escritor na adolescência, escrevendo uma redação, onde foi muito elogiado. Após isso sofreu varias turbulências em sua vida como prisões por motivos políticos, mesmo já sendo um escritor conhecido foi acusado injustamente por atos não cometidos, mas incrível que nessas prisões, cada vez ele se estimulava a escrever seus romances literários impressionando os críticos que muitas vezes afirmavam que Jorge Amado não era um escritor e sim um explorador do exotismo da Bahia, já que suas obras literárias refletiam somente no estilo baiano, na sensualidade de seu cenário, no humor e na sensualidade de seus personagens, mas mesmo assim se tornou um dos romancistas mais lidos no Brasil e no mundo no século XX.

Jorge Amado

Jorge Amado

Foi um dos fundadores da Academia dos Rebeldes. Jorge Amado era um verdadeiro conhecedor da alma brasileira. As obras literárias de Jorge Amado foram adaptadas para o cinema, radio, programas de TV e teatro onde fizeram o maior sucesso, deixando personagens inesquecíveis como Tieta do Agreste, Gabriela interpretada por Sonia Braga, também tivemos Dona Flor e seus dois maridos, Tenda dos Milagres, Tocaia Grande dentre outros de seus romances, onde era explorada a beleza da mulher brasileira, atenção especial para cheiros e sabores locais, o carinho pelo povo pobre da Bahia, pelos poderosos, além de costumes e da cultura baiana.

Livros

Livros

Em seus personagens literários ele retratava a alma do povo brasileiro. Dos bons livros deste  escritor, ao todo foram produzidos nove longas metragens e onze programas televisivos entre novelas e minisséries, todos saídos das obras de Jorge Amado. Claro que nem todos fizeram sucesso. Devido ao sucesso feito como escritor foram muitos os prêmios recebidos por Jorge Amado durante sua trajetória de vida. Assim ele ganhou fama mundial com a publicação de seus livros, alem de ter seus maiores sucessos também traduzidos em vários idiomas, fundou o semanário cultural para todos e também foi eleito para Academia Brasileira de Letras. Jorge Amado não foi somente uma celebridade instantânea, ele ficou conhecido como o inusitado escritor romancista em todas as gerações.

Vida

Vida

Suas obras também foram temas de escolas de samba no carnaval por todo o Brasil. Alem das dicas de livros já citados também temos O País do Carnaval, Cacau, Terra do sem Fim, o Cavaleiro da Esperança dentre varias obras literárias. Mas aos 88 anos de idade com problemas de saúde perdemos o grande romancista de todos os tempos, ele faleceu na Bahia onde deixou grande saudade. Faltavam quatro dias para ele completar oitenta e nove anos. O seu ultimo pedido foi de ser cremado e que jogassem suas cinzas no mar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.