Esclerose Múltipla

A medicina assim como o avanço da tecnologia está surpreendendo todos os dias com descobertas e técnicas novas de tratamentos até a pouco tempo inimaginável como é o caso dos transplantes de órgãos que tantas vidas vêm salvando nos últimos anos. No entanto tem doenças como é o caso do reumatismo, da esclerose múltipla, uma doença terrível, do sistema nervoso central que vai progressivamente tomando conta e que se caracteriza pela perda da mielina que é uma substancia que envolve os nervos. A esclerose múltipla apresenta uma variedade grande de sintomas neurológicos, com quadros de remissões ou exacerbações, tornando não somente o diagnóstico complicado como a eficiência dos tratamentos adotados muito discutíveis.

Esclerose Múltipla

Esclerose Múltipla

A saúde e beleza nos dias atuais se tornaram meta para a humanidade, porém existem certas doenças que desafiam os estudiosos como nos casos da doença de Parkinson, de muitos tipos de câncer, de esclerose múltipla ou muitas outras que até hoje estão sem uma cura definitiva. As causas desconhecidas da esclerose múltipla tornam a resposta difícil e só vem aumentar as dificuldades encontradas para encontrar tratamentos eficientes para essa doença. Os estudos se concentram em anomalias imunológicas como possíveis causas, infecções causadas por um tipo de vírus lento ou mesmo latentes é outra das causas estudadas além da mielinólise por enzimas, porém acredita-se que não se possa esperar para curto prazo uma solução para os que sofrem com este mal.

Bainha de Mielina

Bainha de Mielina

Atualmente se sabe que a incidência de casos de esclerose múltipla aumentou bastante dos anos cinqüenta até os dias de hoje e que os sintomas aparecem entre os 20 e 40 anos sendo que a América Latina e principalmente no Brasil acontece menor número de casos e acredita-se que isto se deva ao clima tropical, pois a doença é mais comum em climas temperados. Hoje as pessoas se preocupam muito com os problemas da modernidade, doenças novas causadas até pelo uso excessivo do computador e muitas vezes esquecem que existem doenças terríveis como é a esclerose múltipla que quando ataca tem uma evolução impossível de ser prevista, pode se dar lentamente tendo diferentes sintomas por um período, que surgem e desaparecem sem que as pessoas se dêem conta de como vieram nem com o que desapareceram.

Tratamento

Tratamento

Esses sintomas, passado algum tempo que não se pode precisar, pois e diferente d um caso para outro, volta a atacar um tempo depois, e de nove mais adiante, até que a doença se instala definitivamente e aí acontece de ir se tornando incapaz de maneira progressiva e permanente.Quando a doença surge em idade mais avançada não há como vencer a crise pois ela progride de maneira rápida e não existe períodos de melhora sendo que as vezes, em apenas um ano se torna fatal. Os tratamentos serão todos paliativos para minimizar os sintomas do paciente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.