Jean Paul Sartre

Falar sobre um filósofo com este não é tarefa fácil, mas as idéias deste homem são excepcionais e influenciaram grande parte da juventude durante as décadas de 50 e 60.

Palavras

Palavras

Origem

Nascido em Paris, França, aos 21 dias do mês de junho de 1905 e falecido em 15 de abril do ano de 1980, Jean Paul Sartre foi filósofo, jornalista, escritor, um intelectual nato e um importante ativista frances. Sua mãe ficou viúva quando ele tinha apenas 1 ano de vida, fato este citado por ele em sua autobiografia, com pesar por nunca ter tio a oportunidade de conhecer seu pai. A exemplo de outros grandes filósofos e pensadores da história Sartre não pode desfrutar de uma infância feliz, pois se encontrava sobre o jugo de seu avô, um homem extremamente rigoroso que nunca se libertou de seu passado. Sendo assim o pequeno Jean costumava se refugiar em seus pensamentos, entre divagações e jogos imaginários.

Filosofia

Filosofia

Convicções

Os pensamentos de Sartre necessitam de muito estudo e entendimento antes de serem criticados, pois ele foi um homem que esteve muito além dos meros pensamentos e teorias, ele foi realmente um ativista, uma pessoa que esteve constantemente indo Em Busca da Felicidade através de suas convicções, que se baseavam em três importantes eixos que são a politica, a literatura e a filosofia. É desses homens inigualáveis que sempre acreditou que O Poder da Educação é a grande força transformadora que poderá impulsionar as grandes mudanças necessárias à sociedade.

Jean Paul Sartre

Jean Paul Sartre

A guerra

Com o advento da segunda guerra mundial Sartre é chamado aos campos de batalha, logo tornou-se mais um entre os muitos prisioneiros de guerra, e enquanto esteve detido por alemães se dedicou aos estudos sobre a obra de Martin Heidegger, uma forma de se ocupar produtivamente, pois sem saber Como Fugir Dos Problemas trazidos pela realidade de uma guerra terrível ele se debruçou sobre livros em busca de melhores horizontes. Grande parte das importantes obras escritas por Sartre foram idealizadas durante o período da guerra, mas foi na década de 50, quando ele já havia se tornado um autor respeitado e reconhecido que aconteceu sua maior obra literária, chamada “Crítica da Razão Dialética”. Uma importante contribuição para a educação formal e informal, um trabalho em que marxismo e existencialismo são confrontados em um diálogo de cunho crítico.

Curiosidades

A notável personalidade de Sartre gerou Momentos Incríveis em sua longa existência, afinal foram 75 anos de uma vida intensa. Em uma ocasião inusitada Sartre é indicado ao Premio Nobel da Literatura, no ano de 1964, mas recusou a premiação sob a alegação de que não se deixaria subjugar a julgamentos ou juízes de qualquer ordem. Em 1968 se uniu a jovens revolucionários que protestavam pelo direito de viver de acordo com seus valores pessoais. Um pensador polêmico e brilhante.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.