Teresa de Lisieux foi uma grande religiosa carmelita francesa que nasceu na cidade de Alençon, em dois de janeiro de 1873. Ela é conhecida atualmente como Santa Teresa do Menino Jesus, Santa Terezinha ou Santa Face.
A Vida de Santa Terezinha
Seu nome de batismo é Maria Francisca Teresa de Martin. Quando nasceu, ela era muito pequena e também bastante frágil, por isso exigia muitos cuidados. Quando tinha apenas dois anos ela já começou a se dedicar à vida religiosa, sendo isso uma grande alegria para a sua mãe, mas para os olhos de seu tio foi um desgosto. Quando ela tinha três anos, sua mãe acabou descobrindo que sofria de um câncer e logo depois de um ano acabou falecendo. Seu pai se mudou com suas irmãs para Lisieux, isso em 1877, e foi esse o local onde esta grande mulher viveu a maior parte da sua vida. Como perdeu a mãe prematuramente, ela acabou se apegando à sua irmã mais velha, que acabou se tornando a sua segunda mãe. Sua irmã acabou indo muito cedo para o Carmelo, que é uma Ordem Religiosa, com isso Teresa acabou adoecendo. Ela acabou sendo curada pela intercessão da “Virgem do Sorriso”, que é a Imaculada Conceição, por quem os pais dela tinham muita afeição. Ela acabou estudando em um colégio feminino, chamado Abadia das Monjas Beneditinas de Lisieux, e ficou lá por cinco anos, onde acabou participando da Congregação Mariana. Depois de receber várias humilhações no colégio, saiu do local, voltou para casa e passou a ter aulas particulares. Logo que fez quatorze anos, Tereza decide entrar na Ordem Religiosa Carmelo, mas ela foi impedida, pois tinha pouca idade. Com isso, ela foi levada para uma audiência com o Papa, que na época era Leão XIII, em Roma, para pedir a exceção de não precisar ter a idade mínima para entrar na ordem. Ela acabou chorando para o Papa. No ano seguinte do pedido ele foi aceito e, com isso, ela foi para a ordem e se tornou Tereza do Menino Jesus. Teresa do Menino Jesus possuía um temperamento calmo, mas quando ficou mais velha acabou sofrendo de tuberculose e ficou um pouco debilitada e sem forças. Mesmo assim continuou se esforçando e nunca rejeitava um trabalho, estava sempre ajudando os outros e jogando flores para Jesus. Após permanecer na ordem por seis anos, no ano de 1894, ela já havia estudado bastante, especificamente sobre os santos.
A Morte de Santa Terezinha
Com muita pouca idade, apenas vinte e quatro anos, Santa Terezinha acabou falecendo, isso aconteceu em trinta de setembro de 1897, em Lisieux, onde passou a maior parte de sua vida. No dia de sua morte ela confessa não ter se arrependido a ter se entregado para o amor de Deus. Antes de sua morte foram escritos por ela três manuscritos que foram chamados de A, B e C. Depois da morte de Santa Terezinha, sua irmã Paulina publicou esses livros. O primeiro livro, “A”, foi intitulado de “História de uma Alma” e foi publicado em 1898. No dia dezessete de maio de 1925 ela acabou sendo canonizada pelo Papa Pio XI. Mais tarde ele também a tornou Patrona Universal das Missões Católicas, isso em 1927. Em dezenove de outubro de 1997, o Papa João Paulo II declarou-a uma Doutora da Igreja. Papa Pio XI proclamou em quatorze de dezembro de 1927 que Santa Terezinha iria ser a padroeira protetora de todos os homens e mulheres missionários e de todas as missões que existissem na terra inteira. Santa Terezinha não foi uma mulher que muito fez na Terra. Nenhum dos seus feitos foi algo grandioso. Deus sempre lhe mandou missões simples, mas que sem ela não seriam cumpridas. O maior dom dessa mulher era o amor que tinha pelos habitantes da terra, por Deus e Jesus Cristo. Ela também não teve muito tempo para demonstrar para que veio à terra, Deus decidiu tê-la do seu lado para que continuasse sua missão ao seu lado.
Santa Terezinha e as Rosas
Santa Terezinha também ficou muito conhecida por sua adoração pelas rosas, por isso muitas pessoas a chamavam de Santa das Rosas. Ela dizia que amava tanto as rosas brancas quanto as vermelhas, todas elas a agradavam muito e ela gostava muito de cultivá-las. Ela também ficava muito feliz quando tinha a oportunidade de lançar rosas quando o Santíssimo Sagrado passava no ostensório. Um dia, uma madre pediu que de uma forma carinhosa, Santa Terezinha lançasse em alguém as pétalas de rosas, mas ela se recusou, pois dizia que este feito só poderia ser realizado por ela em homenagem ao seu amado Jesus Cristo.
Veneração dos Brasileiros Pela Santa Terezinha
Não é somente no Brasil que esta Santa é venerada, ela é considerada como uma das santas mais conhecidas do mundo todo e no Brasil ela é bastante adorada. No Brasil, podemos encontrar várias Igrejas que recebem o nome desta Santa que é tão adorada e que possui tantos devotos. No dia primeiro de outubro é comemorado o dia de Santa Terezinha e todos fazem grandiosas saudações em homenagens a essa santa mulher que fez tantas coisas boas e dedicou a sua vida ao amor ao próximo e também a Jesus Cristo. As igrejas que recebem o nome dessa santa ficam lotadas em seu dia, pois todos, de certa forma, querem estar mais perto de sua devota. Até mesmo em outras épocas do ano as Igrejas de Santa Terezinha são visitadas por milhares de cristãos.
Orações de Santa Terezinha
Essas são as orações mais conhecidas de Santa Terezinha, todos dizem que elas possuem muito poder e podem ajudar muitas pessoas em horas difíceis e também em horas alegres para lhes aconselhar.
- Oração Pelos Missionários
- Para Alcançar Graças Por Sua Intercessão
- Prece A Santa das Rosas
- Ladainha De Santa Terezinha
- Oração Para Momentos de Desespero
- Oração das “Terezinhas” Ao Espírito Santo