O Que é Kitesurf?

Kitesurf, Kiteboarding ou Flysurf é desporto aquático que é praticado com uma prancha com um suporte para os pés que vai ser puxado por uma “pipa”, que é um estilo de pára-quedas. Neste esporte o atleta amarra esta “pipa” na cintura sobe sobre a prancha e vai para a praia aonde ela irá se locomover com a força do vento.

O Que é Kitesurf?

O Que é Kitesurf?

Após o atleta controlar a “pipa” através de uma barra de ferro, ele começa a escolher o seu trajeto e realizar incríveis saltos. Este esporte vem a cada vez mais se popularizando no Brasil e no mundo todo.

O Kitesurf foi inventado por dois irmãos franceses no ano de 1985. Eles se chamavam Bruno e Dominique Lagaignoux, mas os dois só obtiveram a popularidade em seu invento na década de noventa. O nome deste esporte vem da junção das palavras “Kite” que significa pipa e “Surf” que significa navegar, então a palavra significa “navegando com pipa”.

Tipos De Equipamentos do Kitesurf

Kites Infláveis: Este é o tipo mais usado pelos atletas. Ele possui uma superfície de tecido, e suas telas são infláveis, fazendo com que assim mantenha o perfil aerodinâmico estável. Como ele é inflado, faz com que adquira um formato de um arco, tornando-os fáceis de decolar e o tornar insubmersível.

Eles são bastante estáveis, fazendo com que sejam excelentes para realizar grandes saltos, dando mais potência e fazendo com que você se mantenha mais tempo no ar. Se o equipamento não for usado corretamente pode acontecer de estourar ou furar as telas. Os kites infláveis podem ser sub-classificados em outros dois tipos que são eles: Kites “C”: eles possuem a forma clássica da letra “C”, são encontrados no mercado desde 2001 e são os preferidos dos atletas.

Ketes “Flat” ou “Bow”: Eles possuem uma forma parecida com a unha, ou seja, eles são mais achatados. Eles foram introduzidas no mercado em 2005 e desde então eles vêm conquistando pessoas e são mais utilizadas quem está no nível básico e intermediário.

Tipos De Equipamentos do Kitesurf

Tipos De Equipamentos do Kitesurf

Kites Foils: Este se assemelha bastante com um parapente. Ele possui em sua composição duas camadas de tecido, sendo uma superfície superior e a outra a inferior. É dividido em várias células que se enchem de ar conforme o vento entra pelas válvulas frontais. Geralmente, este modelo é mais resistente a impactos mas também pode estourar, rasgando o tecido. Este é um “Kite” mais difícil de manusear, pois possui muitos cabrestos que podem se enrolar em mãos mais inexperientes, se ele ficar muito tempo na água pode encher de líquido e o atleta não conseguirá decolar com ele de novo.

Kites Arch: Ele possui duas camadas de tecido semelhando-se com o foil e não é inflável. Usa o sistema de perfil de dupla superfície junto com formato frontal, descartando assim as muitas linhas de cabresto. São menos frágeis, mas não são muito fáceis de o atleta decolar com ele novamente e, além disso, também não possui tanta velocidade como o inflável, dificultando voos e saltos.

Kites Framed: Este tipo se assemelha bastante com uma pipa de brinquedo, pois ele possui apenas uma camada de tecido e não duas como nos outros modelos, e é construído com uma armação de fibra de carbono. Elas são as mais baratas, mas o atleta não consegue decolar novamente com elas, podendo até afundar e as armações podem quebras ocasionando lesões com impactos da queda.

Descrição Das Partes Do Kitesurf

Bordo de Ataque: Esta é a parte frontal do Kite, onde fica o fluxo de ar e o inflável principal.

Bordo de Fuga: Esta é a parte traseira do Kite, que é por este local que o fluxo de ar sai.

Cabresto: Este é um conjunto de linhas que compõe a conexão do tecido e das linhas de voo.

Telas Infláveis: Elas ajudam a dar o formato dos kites e distribuem a tensão em todo o tecido no sentido transversal.

Bexigas: São tubos feitos de plástico que inflam e dão mais rigidez à estrutura do kite.

Tipos De Pranchas De Kitesurf

Direcionais: Este modelo é bastante semelhante ao de uma prancha de surf comum, podendo ter o miolo de bloco de isopor e acabamento em resina epóxi ou pode ser de miolo de bloco de poliuretano e acabamento em resina de poliéster. Elas possuem de duas a três alças para os pés e suas quilhas são iguais as de surf. Elas são grandes e são melhores para ventos mais fracos, assim elas são melhores para surfar as ondas. Elas também são melhores para saltos altos e em dias de ventos fortes não são indicadas, pois é mais difícil de cravá-la na água.

Bidirecionais: Elas podem ser formadas também com o miolo de isopor e resina de epóxi ou miolo de poliuretano e resina de poliéster como a prancha direcional. Normalmente, apresenta apenas duas alças, podendo ser botas ou sandálias. Ela não possui diferença em traseira e frentes, os dois lados são iguais. Suas quilhas são menores do que as tradicionais e elas são mais difíceis de cravar mesmo em ventos fracos.

Wakeboards: Este é um tipo de prancha que possui pouca flutuação e suas quilhas são pequenas. Podem ser usadas botas, que é o mais usado, ou sandálias. Ela geralmente é composta por um sanduíche de resina e fibra de carbono ou de vidro, podendo ser também de madeira. O interior da prancha pode ser de espuma rígida, de honeycomb ou de madeira de balsa, que é a mais usada hoje em dia. Por possuir um porte pequeno, facilita a execução de saltos e também de giros. Elas são boas para ventos mais fortes e são bem resistentes e não são ideais para surfar nas ondas.

Descrição Das Partes Da Prancha

Borda: São as laterais da prancha, elas podem ser finas, altas, altas, baixas, redondas e afiadas.

Nariz: Esta é a parte frontal da prancha.

Rebeta: Esta é a parte posterior da prancha.

Quilhas: São as aletas que dão o equilíbrio e também estabilidade a prancha.

Alças: São os encaixes para os pés.

Deck: Essa é a parte superior da prancha.

Rocker: É a curvatura longitudinal da prancha.

Concave: É a curvatura traseira do fundo da prancha.

Distribuição de Volume: É a espessura de cada ponto da prancha.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.