O maior sucesso da temporada, em série feito especialmente para a TV é uma adaptação nova feita por Stephen King baseado no livro que tem o mesmo nome. Em Português o nome é Sob a Redoma.
Trata-se de um filme em série para ser passado em treze episódios onde se misturam ficção científica, terror, drama, mistério e suspense, feito nos Estados Unidos.
Stephen King é sem dúvida nenhuma o autor da cultura literária dos Estados Unidos, que tem tido suas obras mais adaptadas para o cinema e TV. Talvez todo esse sucesso seja porque ele tenha se voltado para o sobrenatural. De acordo com o autor, o ser humano é o único responsável por todas as desgraças que lhe acontece, mesmo quando essa desgraça é algo humanamente incompreensível.
Em suas obras, Stephen King, se especializou em manter seus personagens isolados e com isso acabar tirando o que cada um tem de pior. Por tudo o que ele sempre apresenta ele é considerado muito mais que um mestre na arte de fazer suspense. Com as suas obras cheias de mistério e terror ele não mostra sua verdadeira intenção, o que existe por trás do que parece apenas ser mais uma obra sensacionalista. Ele diz que está sempre analisando a natureza do homem selvagem, do homem intuitivo.
Mas parece que aquelas pessoas que adaptam suas obras não entendem bem a mensagem que ele coloca em cada título, em cada obra literária e acabam por esquecer a sua essência. Aquilo que segundo ele mesmo é o que ele faz de melhor, ou seja, destruir uma pessoa de dentro para fora após tê-la isolado
Bem, o filme (série) tem seu início em mais um dia rotineiro em uma cidade pacata de um lugar chamado Chester’s Mill, no Maine. Como todo filme de terror, Tudo parece estar muito bem com o povo da cidade em seu vai e vem ignorando por completo os problemas e segredos que a cidade possui internamente. Entretanto, isso parece ser absolutamente normal, é o que acontece em todas as cidades.
Contudo a situação muda de repente e a tranquilidade da gente da cidade acaba quando do nada surge algo como uma cerca invisível e essa cerca deixa toda a cidade isolada porque ela é indestrutível. E a cidade pacata, um lugar quase desconhecido de repente torna-se alvo de interesse do mundo inteiro. Todos querem encontrar uma resposta para o que aconteceu ali. E fazem perguntas e mais perguntas que só encontram eco no vazio, porque ninguém conhece as respostas.
A outra expectativa tanto de quem está do lado de dentro da cerca quanto de quem está do lado de fora é sobre quando a cerca vai deixar de existir. Mas essa é só mais uma pergunta sem resposta.
O Chamado Lado De Dentro
Under the Dome , produzida pela CBS já tinha sofrido rejeição por outros canais onde foi apresentada. Apesar de apresentar um potencial carregado de dramaturgia, era quase impossível transformá-la em um seriado para TV porque era complicada demais a sua forma de criação. Como a CBS era a produtora, logo assim que o projeto ficou confirmado, ela se apressou em apresentar as informações ainda muito evasivas porém essencial para deixar claro como seria a adaptação da obra para se encaixar em uma série ou minissérie, o fundamental naquele momento era chegar a uma conclusão sobre o planejamento da adaptação.
A emissora com o episódio piloto alcançou enorme audiência e não teve outro jeito se não se render à trama bastante promissora cheio de magníficos efeitos especiais bem dentro dos padrões exigidos pela emissora. Voltando ao filme, A redoma que surgiu feito uma cerca isolando todos os moradores, ficou conhecida no dia em que apareceu como o Dia da Redoma. Todos os moradores têm suas vidas afetadas por conta dela. Eles se veem obrigados a mudar os próprios hábitos, as suas jornadas diárias, suas vidas devido o fato de estarem prisioneiros. Porém, assim que percebem que estão sendo prisioneiros da estranha redoma desistem de tentar qualquer coisa que possa colocar em risco as suas vidas. Concluem que no momento a coisa mais importante é sobreviver.
No começo das gravações, durante e na sinopse parecia que estava dando tudo muito certo. Que seria um sucesso total. Contudo, logo nas primeiras semanas os problemas de Under the Dome surgiram, devido ao distanciamento entre o filme e o livro no qual o filme foi baseado. Os fãs do livro não gostaram nem um pouco do que tinham feito com a obra ao adaptá-la para o filme e até mesmo algumas pessoas que ainda não tinham lido o livro não gostaram do filme porque estavam esperando muito mais. Essas pessoas disseram que não esperavam que ao adaptarem o livro para o filme ele tinha ficado tão cartunizado.
As Personagens Principais Da História São:
Um forasteiro de nome Barbie que vai até a cidade para cobrar uma dívida (interpretado por Mike Vogel), ele acaba demorando mais tempo do que previa. Com isso sua situação se complica quando ele se vê preso dentro da redoma e o pior é que todos os moradores começam a desconfiar dele.
A outra personagem é Angie uma garçonete ( interpretada por Britt Robertson), Barbie fica conhecendo essa garçonete que já tem um relacionamento super complicado com o namorado e que piora mais ainda com a sua proximidade com o forasteiro Barbie. E tem também Big Jim Reinie, um sujeito cínico (interpretado por Dean Norris) que é a maior autoridade da cidade e que está no meio de tudo o que acontece. Ele se aproveita da situação que foi criada com o aparecimento da redoma para atrapalhar as investigações de suas falcatruas que estão acontecendo no mundo fora da redoma.
No início a impressão que se tem é o foco da série será nas relações nessas relações que foram citadas acima e que a redoma seria simplesmente a forma de prisão dos moradores até porque até a metade da temporada da série é isso que acontece. Depois da metade o foco principal da série passa a ser a redoma. Dali em diante tudo passa a girar em torno do mistério que envolve a Redoma: De onde ela surgiu, o porquê de ela estar ali, até quando eles serão prisioneiros dela e coisas assim.
E desse ponto em diante a série parece ganhar outra roupagem com um estética de filme muito parecido com aqueles velhos filmes de super-heróis que sempre tem corajosos jovens com planos mirabolantes para livrar o povo da pacata cidade da tal redoma.
O que não agradou aos fãs de obras literárias foram as várias situações divergentes que existem entre o livro e o filme. Uma delas e que é bastante citada é que no livro a redoma provoca o bloqueio o que causa um enorme aquecimento. No filme chove, o vento continua, o lago não sofre nenhuma modificação, ou seja, após passados trinta dias dentro da redoma, no filme não houve nenhuma alteração no clima.