O filme Valsa com Bashir trás uma inovação ao mundo do cinema, pois se trata de uma especie de documentário narrando os dissabores de uma guerra, através dos relatos de um ex combatente de Israel. No festival de Cannes do ano de 2008, Valsa com Bashir foi o único filme de sua categoria concorrente à Palma de Ouro, e a novidade neste fato é que este é um filme de animação, e não um filme nos moldes normais. Em 2007 também tivemos um filme de animação concorrendo a esta tão respeitável premiação. Sem duvida alguma estes são sinais visíveis com relação a evolução do cinema, que vem se tornando uma constante nos últimos anos.
São muitos os filmes que tratam de assuntos relacionados a guerra, e as infindáveis discussões a cerca de seu poder de destruição em massa, de dizimação de um povo em busca de mais poder. Mas o filme Valsa com Bashir trás uma abordagem muito diferenciada.
Alguns se referem ao filme como uma retratação chocante das realidades de uma guerra, coisa pouco vista anteriormente neste gênero de filmes. Porém, não esqueça que neste caso em particular, os relatos de um ex combatente são levados na sua integra para as telas do cinema, ao invés de tentar persuadir ou comover os expectadores através de discursos que não são capazes de reproduzir a realidade. Trata-se de relatos cobertos de adrenalina, emoção, dor, sofrimento, com traços e descrições de quem viveu realmente a situação, sentindo o cheiro da guerra de perto e percebendo os dissabores causados por ela. Podemos perceber que a dualidade da situação da guerra faz com que anjos e demônios estejam em constante luta dentro de cada ser humano que faz parte deste cenário. Talvez por isso muitos ex combatentes apresentam graves questões de saúde mental ao voltarem para sua vida diária, pois trazem consigo, na memória, aparições de fantasmas, lembranças, sons, gemidos, etc. Que os atormentam a todo momento.
Com uma estrutura que pode ser considerada surpreendente, percebemos nos comentários dos críticos um certo lamento quanto ao fato do filme Valsa de Bashir não ter ganho o premio Palma de Ouro, pois diante das abordagens evasivas de centenas de filmes lançados anualmente, este trás em si uma mensagem de vida, retratada através de cenas chocantes, pois ao final do filme são mescladas a algumas cenas reais, somadas a relatos de protagonistas desta história, tudo em meio as animações repletas de expressões que retratam muito bem os sentimentos do momento. Para quem aprecia documentários e filmes baseados em fatos reais, narrados com verdadeira paixão, sem duvida alguma o filme Valsa com Bashir será muito prazeroso, apesar de conter fortes cenas que retratam a dura realidade de uma guerra.