Em 30 de março em Santa Clara, na Califórnia, o homem atirou cinco pessoas à morte, incluindo três crianças, antes de se matar. No dia 3 de Abril, um pistoleiro entrou atirando em um tumulto em um centro de imigração em Binghamton, NY, matando 13 pessoas antes de tirar sua própria vida. E no dia 20 de abril, os funcionários de um hotel Sheraton em Maryland encontraram os corpos do marido e uma esposa e duas filhas, vítimas de outro aparente homicídio-suicídio. A Confiança nos Amigos é muito boa para uma vida melhor, mas em um lugar como esse não sai se as pessoas possuem amigos.
Estes são apenas os mais recentes atentados publicados com assassinato-suicídio em crimes no EU. Desde 10 de março de 2009, pelo menos 43 pessoas foram mortas em homicídio-suicídio, e não há a dizer por que os crimes ocorreram em tão rápida sucessão. Também não é claro se a recente vaga de mortes representa uma escalada na típica homicídio-suicídio morta. Mas ela tem alguns observadores perguntam por quê. Última pesquisa sugere que os fatores que vão desde a época do ano (suicídios são mais comuns na primavera) para o clima financeiro pode ter um impacto sobre as taxas de suicídio e homicídio, na história recente, a aparente intenção dos assassinos incluídos sexual ciúme e desespero econômico. Todos estão Em Busca de Segurança, mas nesses lugares as pessoas precisam com certeza de mais segurança do que em outros lugares.
Não Esqueça que algumas pessoas precisam é de Mensagem de Amigos. Mas Steven Stack, professor de psiquiatria e justiça penal na Wayne State University, oferece outra explicação: o efeito copycat. A copycat teoria foi concebida por um criminologista primeira em 1912, após a Londres jornais’ de parede a parede cobertura dos brutais crimes de Jack, o Estripador, em finais dos anos 1800 levou a uma onda de copycat estupros e assassinatos em toda Inglaterra. Desde então, tem havido muita investigação sobre copycat eventos principalmente copycat suicídios, o que parece ser mais comum, mas que, conjuntamente, os resultados são inconclusivos. Em 2005 uma revisão de 105 estudos publicados anteriormente, Stack verificou que cerca de 40% dos estudos sugeriram uma associação entre a cobertura mediática de suicídio, especialmente celebridade suicídio, e taxas de suicídio do público em geral.
Ele também encontrou um efeito dose-resposta: A cobertura de mais um suicídio, maior o número de mortes copycat. Essas notícias de terroristas são mostradas em Programas de TV e chocam as pessoas a cada relato. Mesmo com tantas notícias e com as pessoas sabendo de como são as coisas por lá as pessoas ainda não se acostumaram com tanta violência e ficam realmente perplexas quando ligam a TV e aparece uma notícia dessas. Na verdade essas pessoas que se matam para matar outras pessoas são treinadas desde pequenas para isso e fazem sem medo.